SERTÕES: Marcelo Medeiros sofre acidente e segue na terceira posição




O piloto da Taguatur Racing Team, do Yamaha YFM 700R #100, teve leves escoriações na sétima etapa da competição. A equipe corre contra o tempo para colocar o equipamento em condições de largar na manhã deste sábado.

Marcelo Medeiros, da Taguatur Racing Team, não completou a sétima etapa do 29º Sertões, nesta sexta-feira, 20. No trecho “Lampião”, que saiu de Petrolina (PE) e chegou em Delmiro Gouveia (AL), por volta do km 270, o piloto não viu um obstáculo e acabou voando e tombando com sua Yamaha YFM 700R #100, que ficou avariado. Medeiros só sofreu lesões leves e passa bem. Equipe de apoio está trabalhando para colocar a máquina em condições de largar neste sábado. O maranhense levou a penalidade de 11h15min na somatória geral de tempos por não ter completado a prova e acumula 37h03min53seg, o terceiro entre os quadriciclos.

Eu estava vindo bem e na frente. Mas teve um trecho da etapa bem sinuoso e travado, mas naquela referência, tinha um aviso de desvio pela esquerda, e no lado direito havia uma lombada muito alta. Como eu estava em uma velocidade alta, acabei não pegando o caminho certo, segui a direita e acabei sendo arremessado. Graças a Deus a equipe médica agiu rápido e foi perfeito. Agora meu apoio está ajeitando o quadriciclo para largarmos amanhã, se tudo der certo, conta Medeiros.

A etapa desta sexta-feira do 29º Sertões teve belas paisagens, em região de montanhas e cânions. O trajeto de 240 quilômetros, entre Petrolina (PE) e Delmiro Gouveia (AL) e batizado de “Lampião”, passou por lugares históricos onde o lendário personagem usou como esconderijo para seu bando de cangaceiros. Foi marcada por três partes distintas. Nos primeiros 80 quilômetros, os destaques foram as várias passagens de rios. No segundo terço da prova, o trecho ficou estreito e sinuoso, alternando subidas e decidas de serra, bem prazeroso de pilotar. Na terceira parte, as areias tomaram conta do caminho. Primeiro mais pesado, que foi ficando leve a medida que se aproximava da final da especial. Pra completar o dia, o deslocamento final com cerca de 62 quilômetros em rodovia, até a Cidade Universitária alagoana, onde a caravana da competição está instalada até amanhã cedo.

LEIA MAIS:  Sertões 2024: Após prólogo, Marcelo Medeiros largará em terceiro na primeira etapa

Neste sábado, começa a reta final da maior competição fora de estrada das Américas. A caravana dos Sertões terá o menor deslocamento desta edição – um total de 249 quilômetros, somando os trechos inicial, cronometrado e final, atravessando boa parte do Estado de Alagoas, entre Delmiro Gouveia e Arapiraca. A especial do dia, de 152 quilômetros, promete ser “curta e grossa”, e nem por isso menos difícil ou menos prazeroso do que foram todas as etapas até aqui. Começa percorrendo por fazendas, em trilhas sinuosas, seguido pela travessia de um único rio. A seguir, o percurso incluirá trechos em trial em pista estreita, de média complexidade. Na sequência, a trilha continua estreita, mas permite acelerar para velocidades mais rápidas, mas não tão altas.

No terço final, volta a ficar travada, ainda estreita, em trilhas que vão exigir bastante do navegador, que terminam no alto de uma serra. Na continuação, uma descida espetacular de 300 metros. Os 30 quilômetros finais do trecho cronometrado reserva muita quebradeira. Nova série de triais bem estreitos, em lajes, que vão exigir da perícia do piloto para não estragar seu equipamento. No meio deles, dois cotovelos considerados a “cereja do bolo” do dia. Saindo dos triais, a especial segue prazerosa até o final. Os conjuntos seguirão na sequencia em desloccamento final de 87 quilômetros, até o planetário e Casa da Ciencia de Arapiraca, que sediará o acampamento da “Vila Sertões”.

O ponto final do 29º Sertões será em Tamandaré (PE), onde acontecerá a chegada no domingo, dia 22, e também será sede da cerimônia de premiação.

Marcelo Medeiros conta com patrocínio do Governo do Estado do Maranhão e do Centro Elétrico, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, no Sertões.

LEIA MAIS:  Inscrições abertas para o 6º Rally Minas Brasil

RESULTADO DA 7ª ETAPA / MARATONA – QUADRICICLOS (extra-oficial)
– “Lampião”: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
1) #107 Manuel Andujar, Yamaha Raptor 700, Bianchini Rally, 03h32min06seg
2) #101 Rafal Sonik, Yamaha Raptor, Sonik Team, 04h08min54seg
3) #100 Marcelo Medeiros, Yamaha YFM-700R, Taguatur Racing Team, 11h15min00seg

RESULTADO GERAL APÓS SEIS ETAPAS – QUADRICICLOS (extra-oficial)
1) #107 Manuel Andujar, Yamaha Raptor 700, Bianchini Rally, 29h46min16seg
2) #101 Rafal Sonik, Yamaha Raptor, Sonik Team, 31h54min42seg
3) #100 Marcelo Medeiros, Yamaha YFM-700R, Taguatur Racing Team, 37h03min53seg

Próximos trechos do SERTÕES 2021:

Sábado, 21/08 – 8ª etapa
– “Alagoas”: Delmiro Gouveia (AL) / Arapiraca (AL)
DI – 9 km | TE – 152 km | DF – 87 km | TOTAL= 249 km
Local de chegada: Planetário e Casa da Ciência

Domingo, 22/08 – 9ªetapa
– “Sertão virou mar”: Arapiraca (AL) / Tamandaré (PE)
DI – 194 km | TE – 133 km | DF – 18 km | TOTAL= 344 km
Local de chegada: Forte de Santo Inácio de Loyola

TOTAL GERAL= 3.615 km | TOTAL DE ESPECIAIS= 2.202 km

Mais informações da equipe:
Facebook e Instagram: @marcelomedeiros10


FONTE: SiG Comunicação – FOTO: Doni Castilho/Fotop