SERTÕES: Estreia do rally tem Prólogo às cegas




Apelidada de “Engenhos”, a prova de hoje definiu as posições de largada dos pilotos da Polaris e dos demais participantes.

Os competidores completaram o Prólogo, uma espécie de disputa pelo grid de largada do rally e as quatro duplas que competem na categoria UTV a bordo do Polaris RZR estão prontas para alinhar em definitivo na largada de amanhã (14/08).

Ao todo, 87 máquinas completaram o Prólogo hoje na Praia da Pipa, em Tibau do Sul (RN). Passados 11km, dos 3651km que a prova percorrerá no nordeste brasileiro ao longo de 10 dias, esta sexta-feira de estreia serviu para aquecer a garganta dos motores e dar uma palhinha do que está por vir na 29ª edição do Sertões.

Este ano os pilotos encararam um Prólogo diferente, sem reconhecimento de pista, uma surpresa da organização para atiçar ainda mais a atenção dos competidores. Edgar Fabre, diretor técnico da prova, explicou que o percurso foi traçado com 10.770m dentro de uma fazenda de cana, com muitos trechos técnicos beirando a plantação. Devido as chuvas que caíram nos últimos dias o piso arenoso estava de úmido para seco, graças ao sol que brilhou já nas primeiras horas da manhã de hoje, iluminando os caminhos dos pilotos, para completar o dia de batismo da edição 2021.

Apelidada de “Engenhos”, a prova de hoje definiu as posições de largada dos pilotos da Polaris e dos demais participantes. Pela Categoria UTV1, a dupla de estrangeiros que faz sua primeira participação na competição, Casey Currie e o navegador Sean Laxonn (#278) RZR PRO XP marcaram o 8º tempo da categoria e largam da 25ª posição geral, com o tempo de 07m38.1seg. Na sequência, também estreante no Sertões, o piloto Thiago Torres ao lado de Eduardo Shiga (#219) RZR TURBO S, que partem pouco atrás na geral, 27ª colocação, após marcarem o 11º tempo da categoria UTV2, 07m39.5seg. Mesma categoria dos companheiros Kaique Bentivoglio e Armando Miranda (#213) RZR PRO XP, respectivamente piloto e navegador. A dupla completou os quase 11km do Prólogo com o tempo de 08m15.1seg, ficando com o 20º tempo da categoria e a 61ª posição geral. Fechando o dia com a categoria UTV Over Pro e o 6º melhor tempo, 07m52.2seg, Leandro Torres e o navegadorJoão Arena (#208) RZR PRO XP, partem do 38º posto geral.

LEIA MAIS:  Brasileiro de Rally: Equipe Honda Racing Brasil busca últimos títulos da temporada 2022

#FALAPILOTO

Estamos animados, o Prólogo foi muito bom, ficamos no pelotão de frente como gostaríamos, desta forma vamos escalando posições ao longo da prova com tranquilidade. – Thiago comenta

Estamos satisfeitos com a posição de largada, temos margem para algum problema, para nos adaptarmos a prova. No rally, qualquer imprevisto muda a tabela, alguns caem e outros sobem de posição. Por isso, terminar os dias sem incidentes será o mais importante na busca pelo melhor resultado. Na navegação, vou tentar ser o mais preciso possível, esta prova de abertura serviu para dar uma amostra do que esta por vir nos próximos dias, para sentirmos o UTV, tirar aquele frio da barriga, baixar a adrenalina. Agora é cuidar bem do UTV e ele cuidar da gente, e bora pra cima! – Shiga comenta

Amanhã teremos uma especial característica do Rio Grande do Norte, com piso mais duro, então fizemos um Prólogo mais conservador, ainda estamos conhecendo o novo UTV. No prólogo você tem tudo a perder e pouco a ganhar… acredito que a gente vai largar numa posição boa, 28º dentre 90 competidores e mais de 3 mil quilômetros até a chegada. Amanhã vamos pra cima, querendo andar cada vez mais e com previsão de chegar na Maratona já entre os 15 primeiros. O novo RZR PRO XP é muito bom, a suspensão do carro é maravilhosa e nos permitiu fazer a prova sem sustos, passamos bem pela lama, areião, os saltos. – Leandro comenta

A estratégia de hoje é dormir cedo para levantar concentrado. No primeiro dia todos ainda estão nervosos, a turma chega muito ‘adrenada’, tem muitos competidores chegando pela primeira vez, estamos conhecendo o carro… Além disso, temos que elaborar uma estratégia de consumo, aqueles detalhes que vão fazendo a diferença ao longo dos dias. O objetivo é chegar todos os dias, cumprir com a prova amanhã, nos divertindo com segurança. – João comenta

Agenda dos pilotos Polaris no Sertões 2021

LEIA MAIS:  Rally Cuesta Off-road: Neste domingo, foram conhecidos os campeões da 11ª edição

Na próxima etapa, sábado, 14 de agosto: Os pilotos partem de Tibau do Sul, Praia da Pipa (RN) até Patos (PB). Do Deslocamento Inicial 82km, serão 235km de Trecho Especial e 98km de Deslocamento Final, totalizando 415km.

A 2ª etapa, domingo, 15 de agosto: Os pilotos partem de Patos (PB) até Araripina (PE). Do Deslocamento Inicial 20km, serão 249km de Trecho Especial e 241km de Deslocamento Final, totalizando 511km.

A 3ª etapa, segunda-feira, 16 de agosto: Os pilotos partem de Araripina (PE) até São Raimundo Nonato (PI). Do Deslocamento Inicial 150km, serão 220km de Trecho Especial e 45km de Deslocamento Final, totalizando 451km.

Resultado parcial do rally na categoria UTV’s no Prólogo “Engenhos” (13/08), em Tibau do Sul, Praia da Pipa (RN)

 Colocação do Dia / Dupla / Classificação Geral / Tempo de Prova

Categoria UTV1

8º — Casey Currie / Sean Laxonn (#278) RZR PRO XP — 25º — 07m38.1seg

Categoria UTV2

11º — Thiago Torres / Eduardo Shiga (#219) RZR TURBO S — 27º — 07m39.5seg

20º — Kaique Bentivoglio / Armando Miranda (#213) RZR PRO XP — 61º — 08m15.1seg

Categoria UTV Over Pro

6º — Leandro Torres / João Arena (#208) RZR PRO XP — 38º — 07m52.2seg

Resultado completo no site: chronosat.com.br

* resultados podem ser alterados pela direção de prova sem aviso prévio

Siga pelas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES:

Site: www.sertoes.com

Instagram: @sertoes

Facebook: https://www.facebook.com/sertoesoficial

Youtube.com/sertoesoficial

Twitter.com/sertoesoficial

Sobre a Polaris

Com faturamento anual superior a US$6 bilhões, a Polaris desenvolve, produz e comercializa veículos off-road inovadores e de alta qualidade, incluindo quadriciclos (ATVs) e side-by-sides (UTVs). Com 67 anos de história, possui 13.000 funcionários diretos e está presente em mais de 130 países, com 12 subsidiárias (Alemanha, Austrália, Brasil, China, Espanha, França, Índia, Inglaterra, Japão, México, Noruega e Suécia). Atualmente seus produtos são distribuídos através de 1.850 revendedores nos Estados Unidos e por mais de 1.400 no restante do mundo. A empresa norte-americana está entre os líderes globais no segmento de powersports (ATVs, UTVs e Snowmobile) e é detentora da marca de motocicleta de alta cilindradas Indian Motorcycle® e do inovador SlingShot®.   A Polaris também está presente no segmento de veículos elétricos com as marcas GEM, Goupil e Aixam Mega, além de uma linha completa de acessórios e vestuário com as marcas Klim®, Kolpin®, Cycle Country® e Pro Armor®. A Polaris Brasil tem sede na capital paulista e um Centro Técnico e de Distribuição em Indaiatuba — SP. Conta atualmente com mais de 45 concessionárias espalhadas por todas as regiões do país.

LEIA MAIS:  Cartão-postal de Araxá será a base do 5º Rally Minas Brasil

Saiba mais em: PolarisDoBrasil.com


FONTE: VGCOM – FOTO: VGCOM – POLARIS – SANDERSON PEREIRA