Sertões: Edu Piano/Solon Mendes vencem na UTV Over Pro e assumem liderança na categoria




Na 4ª etapa, Rodrigo Luppi/Maykel Justo fecham em 5º na UT1 e estão em 4º no acumulado e 6º na geral. Os goianos Lélio Júnior/Weberth Moreira estão em 4º no acumulado na UT3. Nesta quarta-feira o rali entra na etapa Maratona ruma a Bahia

Mais um dia desafiante e duro para os competidores do Sertões, onde experiência e estratégia também contaram muito. Na 4ª etapa (17) disputada, em laço, no Piauí, com largada e chegada em São Raimundo Nonato, Edu Piano/Solon Mendes #214 foram os mais rápidos da UTV Over Pró (4h44m28s), no trecho cronometrado de 316 km. Com o resultado, a dupla da Território Motorsport assume a liderança na categoria no acumulado e está em 11º na geral, com 23m24s do 2º colocado. São 86 UTVs no grid e a disputa permanece acirrada entre os ponteiros das categorias e na geral, nesta 29ª edição, que já está sendo considera pelos competidores com uma das mais técnicas e exigentes da história da prova. Nesta quarta-feira, 18, o grande desafio será a etapa Maratona, onde as máquinas não podem receber apoio mecânico externo.

Está sendo um rali muito completo e prazeroso para quem gosta de prova difícil e pesada.  Cada etapa vem superando a outra e está uma delícia. A Especial foi fantástica e tem de ser assim para a gente terminar com braço doendo com trial, quebradeira, trechos de serra e de alta velocidade, diz Piano, multicampeão do Sertões com oito títulos e 26ª participações consecutivas.

Vencemos e assumimos a liderança na categoria e foi top, tinha de tudo com bastante navegação, trechos travados e pedras que não acaba mais. Sertão é para os fortes e essa Especial Maratona vai separar os homens dos meninos, precisa ter muita cabeça, se não podemos colocar todo o rali a perder, destaca Mendes como bom nordestino que é com a experiência de 35 anos de off-road, dos quais 23 de Sertões e há 15 como navegador de Piano, com quem conquistou sete títulos na prova.

Destaque para os paulistas Rodrigo Luppi/Maykel Justo #202 que após quatro dias de disputas estão em 4º na UT1 e em 6º na geral. Na etapa de terça-feira, a dupla completou a Especial em 5º na categoria e 6º na geral (4h4om45s) e vem andando forte e também brigando pela ponta.

Vínhamos liderando a Especial e conseguimos fazer uma prova limpa e rápida, mesmo com um incidente no final. Vamos entrar na Maratona e serão dos dias muito decisivos, vamos com tudo em busca do resultado, afirma Luppi, piloto de Vinhedo/SP.

Foi uma Especial muito boa completa, trial, sinuoso, cascalho, piçarra, pista rápida, cascalho, mas perdemos muito tempo com um problema de ultrapassagem que nos prejudicou por 30km e perdemos a liderança e acabamos sendo prejudicados, mas são coisas de rali e vamos seguir imprimindo um ritmo forte, explica o navegador Justo (Taubaté/SP).

A dupla foi campeã na UT2 e vice-campeã na geral dos UTV no ano passado, então está focada em buscar mais um título.

LEIA MAIS:  A um dia da chegada, Monster Energy Honda está no top 10 das motos do Rally Dakar 2023

Os goianos Lélio Junior/Weberth Moreira #243 também vem conquistando importantes posições na classificação. Com a 6ª colocação na UT3 (4h56m23s), a dupla está em 4º no acumulado no acumulado da categoria.

Vínhamos muito bem até o coletor estourar e o motor começou a falhar, mas no último radar conseguimos fazer um remendo para o coletor parar de vazar e voltamos melhor para a Especial. O importante é que subimos e estamos em 4º no acumulado, e agora, é buscar mais resultado e manter nossa tocada para preservar o UTV, conta o piloto Lélio, que completa 18 anos de Sertões, dos quais os últimos três como piloto.

Luis Nacif/Fausto Dallape #269 completaram em 5º na UTV Over 45 (4h53m11s) e acupam a 8ª posição no acumulado da categoria. Resultados completos no App do Sertões (gratuito para IOS e Android).

Nesta quarta-feira, entre São Raimundo Nonato (PI) e a Xique-Xique (BA), os competidores estão enfrentando uma das mais desafiantes especiais Maratona da história da competição. Dos 329 km, mais de 200 km serão na areia pesada. Ao final do dia não será permitido apoio mecânico externo. A Maratona termina somente no final da 6ª etapa, na quinta-feira e o rali segue até domingo, 22, com chegada na Praia de Carneiros, no litoral pernambucano.

A Território Motorsport, equipe com sede em Tatuí/SP, tem patrocínio da General Tire e apoio da Petróleo Minuano e Usina Canabrava. Para conhecer mais sobre a equipe: www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport4x4, Instagram: @territoriomotorsport e Twitter @territorio4x4

ROTEIRO SERTÕES 2021

18/8 – 5ª etapa “Xique-xique”: S. Raimundo Nonato (PI) / Xique-Xique (BA)
DI – 14 km | TE – 329 km | DF – 100 km |Total = 422 km (MARATONA)
Local de chegada: Parque Aquático Ponta das Pedras

LEIA MAIS:  DAKAR: Bruno Conti/Pedro Bianchi Prata e Rodrigo Luppi/Maykel Justo em contagem regressiva

19/8 – 6ª etapa “Velho Chico”: Xique-Xique (BA) / Petrolina (PE)
DI – 0 km | TE – 328 km | DF – 148 km |Total = 476 km (FIM MARATONA)
Local de chegada: Pátio de evento Ana das Carrancas

20/8 – 7ª etapa “Lampião”: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
DI – 139 km | TE – 240 km | DF – 62 km |TOTAL= 441 km
Local de chegada: Cidade Universitária

21/8 – 8ª etapa “Alagoas”: Delmiro Gouveia (AL) / Arapiraca (AL)
DI – 9 km | TE – 152 km | DF – 87 km | TOTAL= 249 km
Local de chegada: Planetário e Casa da Ciência

22/8 – 9ªetapa “Sertão virou mar”: Arapiraca (AL) / Tamandaré (PE)
DI – 194 km | TE – 133 km | DF – 18 km | TOTAL= 344 km
Local de chegada: Forte de Santo Inácio de Loyola

TOTAL GERAL= 3.615 km | TOTAL DE ESPECIAIS= 2.202 km


FONTE: MSuzuki Comunicação – FOTO: Rodrigo Barreto/Fotop