SERTÕES: Bianchini Rally chega à Paraíba, após enfrentar a 1ª etapa no Seridó




Marcos Finato/Guilherme Holanda fecharam a Especial em 2º na UTV Over 45, já o argentino Manuel Andujar, Campeão do Dakar 2021 nos quadris, chegou em 2º e fez o 11º tempo da geral (entre motos e quadris)

O Sertões já mostrou suas garras no primeiro dia de disputas, que ligou a Praia da Pipa/RN a Patos/PB. A etapa chamada de Seridó, região de caatinga entre os estados da Paraíba e Rio Grande do Norte, não deu moleza, foi uma Especial (trecho cronometrado) técnica, travada, com muitas pedras e erosões que exigiu dos competidores e do equipamento. Mas as duas motos, um quadriciclo, dois UTVs e o carro da da Bianchini Rally completaram a 1ª das nove etapas da 29ª edição, que promete!

Nas motos o piloto estreante do Sertões, Cristhiano Pressi(Husqvarna FE450) #11, completou em 4º na Moto 3 (4h49m25s) e Marcos Colvero (Husqvarna FE 501) #46 em 6º na Moto 1 (4h59m25s). Quem estreou também na grid foi o argentino Manuel Andujar (Yamaha Raptor 700) #107, atual campeão do Dakar nos quadriciclos, que fez o 2º tempo (4h37m43s) e o 11º tempo na geral, entre motos te quadris. Nos UTVs (Can-Am Maverick X3), a dupla Marcos Finato/Guilherme Holanda #252 terminou o dia em 2º na UTV Over 45 (4h30m52s) e Gustavo Zanforlin/André Munhoz# 235 em 12º na UT2 (4h28m54s).

Carros – Antes de completar a Especial e chegar a Patos (RN), a dupla Michel Terpins/Fabrício Bianchini #322 teve de driblar dois furos nos pneus e perdeu alguns minutos preciosos, mas ainda assim, fecheu a etapa em 3º na categoria T1 Brasil e na 13ª posição na geral dos carros. “Mesmo andando em um ritmo mais cauteloso, as pedras não perdoaram. Aliás, não só as pedras: tinha toco, cerca, valetas secas… Quando vimos a quantidade de carros e UTVs quebrados pelo caminho, percebemos o tamanho da encrenca. Foi uma Especial bem difícil”, explica paulista Terpins, que pilota uma Ford Ranger, preparada pela XRally Team.

LEIA MAIS:  Geison Belmont celebra o prêmio "Guidão de Ouro"

“Em 21 anos competindo no Sertões já passei por vários perrengues e a gente vai aprendendo a se superar, a dosar a emoção e adrenalina. Hoje alguns ficaram pelo caminho, mas o que vale é que completamos o primeiro dia e, ainda, tem chão pela frente até a Praia de Carneiros. Estamos prontos para encarar a próxima etapa! “, ressalta Bianchini, que nesta edição navega, pela primeira vez para o amigo Terpins, que conheceu há 20 anos, justamente o ajudando em um perrengue quando ambos andavam nas motos.

Depoimentos sobre a etapa 1:

Manuel Andujar (Argentina), estreante na prova, Campeão do Dakar 2021 nos quadris – “É meu primeiro Sertões e é a minha primeira vez no Brasil também. Hoje fiz o 2º tempo e foi somente a primeiro dia, porque é uma prova longa. O resultado é importante também porque sigo somando pontos para o Campeonato Mundial. “(Neste ano, o Sertões é válido pelo Mundial de Rally Cross Country FIM para motos e quadris).

Marcos Colvero (Porto Alegre/RS), 9ª participação, motos – “Dia duro, prova pesada, muito travada, na serrinha do Seridó, muitas pedras, trechos escorregadios mas foi uma Especial bem bacana. Para o primeiro dia entrei num ritmo bom, mas vim me poupando também. E já estou pronto para amanhã.”

Cristhiano Pressi (Sorriso/MT), estreante na prova, motos – “Etapa sinuosa com muitas pedras, trechos travados, não dava para arriscar principalmente no trecho de serra que estava perigoso, com erosões e cascalho solto então tive cautela. Mas completei minha primeira Especial do Sertões em 4º na Moto 3 e está bom para esse início de rali.”

Marcos Finato (Barueri/SP), 11ª participação, UTV – “Deu tudo certo hoje e chegamos bem. Foi um dia para testar a nova suspensão, então andei em um ritmo mais conservador tanto que já fizemos algumas regulagens no setup e, a partir de amanhã, podemos nos arriscar mais. Nosso objetivo é completar dia após dia e chegar em Carneiros no dia 22”

LEIA MAIS:  Rally Jalapão 2023: definida a ordem de largada da primeira etapa

André Munhoz navegador de Gustavo Zanforlin (São Bento do Sul/SC), 8ª   participação, UTV – “O Sertões já começou com tudo! Prova bem quebradeira, principalmente no trecho final. Mas conseguimos terminar sem maiores problemas e o resultado ficou dentro da meta. Hoje é apenas a primeira etapa, tem bastante rali pela frente e vamos melhorando dia a dia. “

A Bianchini Rally/Power Husky, com sede em Alphaville/Barueri, tem patrocínio da Rock, Army, Borilli Racing e apoio da Hupi, McDonald Pelz, O Mundo de Maria, Bull Sertões, Vedacit, XRally Team, Máfia do Rally e Petrolam. Mais informações: www.bianchinirally.com.br, Facebook @equipebianchinirally e Instagram @bianchinirally

ROTEIRO SERTÕES 2021 

15/8 – 2ª etapa “Padim Ciço”: Patos (PB) / Araripina (PE)
DI – 20 km | TE – 249 km | DF – 241 km | Total = 511 km
Local da chegada: Parque dos Vaqueiros – Araripina (PE)

16/8 – 3ª etapa “S.Raimundo Nonato”: Araripina (PE) / S.Raimundo Nonato (PI)
DI -150 km | TE – 220 km | DF 45 km | Total= 451 Km
Local de chegada: Parque de Exposições – São Raimundo Nonato (PI)

17/8 – 4ª etapa “Laço do Vaqueiro”: S. Raimundo Nonato/ S.Raimundo Nonato(PI)
DI – 0 km |TE – 316 km |DF – 5 km | Total= 321 km
Local de chegada: Parque de Exposições – São Raimundo Nonato (PI)

18/8 – 5ª etapa “Xique-xique”: S. Raimundo Nonato (PI) / Xique-Xique (BA)
DI – 14 km | TE – 329 km | DF – 100 km |Total = 422 km (MARATONA)
Local de chegada: Parque Aquático Ponta das Pedras

19/8 – 6ª etapa “Velho Chico”: Xique-Xique (BA) / Petrolina (PE)
DI – 0 km | TE – 328 km | DF – 148 km |Total = 476 km (FIM MARATONA)
Local de chegada: Pátio de evento Ana das Carrancas

LEIA MAIS:  Sertões 2022 – Piloto da Honda Racing está próximo do título das motos

20/8 – 7ª etapa “Lampião”: Petrolina (PE) / Delmiro Gouveia (AL)
DI – 139 km | TE – 240 km | DF – 62 km |TOTAL= 441 km
Local de chegada: Cidade Universitária

21/8 – 8ª etapa “Alagoas”: Delmiro Gouveia (AL) / Arapiraca (AL)
DI – 9 km | TE – 152 km | DF – 87 km | TOTAL= 249 km
Local de chegada: Planetário e Casa da Ciência

22/8 – 9ªetapa “Sertão virou mar”: Arapiraca (AL) / Tamandaré (PE)
DI – 194 km | TE – 133 km | DF – 18 km | TOTAL= 344 km
Local de chegada: Forte de Santo Inácio de Loyola

TOTAL GERAL= 3.615 km | TOTAL DE ESPECIAIS= 2.202 km


FONTE: MSuzuki Comunicação – FOTO: Magnus Torquato/Fotop