Sertões anuncia plano de metas para se tornar carbono zero em 2021




Considerada maior prova de rally das Américas e uma das maiores do mundo, novo formato dos Sertões terá etapas dos Campeonatos Brasileiro e Mundial de Baja e Cross Country em 2021

Em 2021 o Sertões passa a ser Carbono Zero. Mais do que isso, o maior rally das Américas lançou um plano de metas, pautado pelas melhores práticas de sustentabilidade, que passa a ter um foco ainda maior na preservação do meio ambiente a partir desta edição, marcada para 13 a 22 de agosto, com largada no Rio Grande do Norte. O Sertões sempre manteve um compromisso com o legado social, através da SAS Brasil. Agora, amplia sua missão. Até 2025 planeja substituir os combustíveis fósseis por energias renováveis.

O primeiro passo para neutralizar as emissões de carbono foi dado através da parceria inédita firmada com a Moss.Earth, empresa 100% brasileira e principal plataforma de compensação de carbono do mundo, que garantirá a neutralização de quase 2.000 toneladas de CO2 emitidas para a edição deste ano. Deste total, metade dos gases são gerados pelo deslocamento aéreo de todos os integrantes da caravana Sertões. Os créditos de carbono adquiridos pela Moss.Earth serão revertidos para projetos na Amazônia.

Na parte técnica, o plano para diminuir as emissões foi escalonado até 2025. Este ano, o Sertões vai contar com uma nova categoria geral para veículos a álcool, com subsídio de 25% de desconto nas inscrições para o Sertões e Sertões Series; e a estreia do 1º. veículo experimental híbrido, um projeto 100% brasileiro – UTV movido a etanol e baterias elétricas -, que está sendo desenvolvido graças à parceria entre a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) e a Giaffone Racing.

LEIA MAIS:  Território Motorsport reforça o foco nos UTVs para mais uma temporada

Em 2022, a meta é incorporar subcategorias a álcool; categoria veículo híbrido e o 1º veículo elétrico experimental. Para 2023/2024: competição entre energias renováveis alternativas e o engajamento na categoria álcool. E em 2025 a meta é fazer um rally apenas com veículos com energia renovável: híbrido, elétrico, álcool e combustível sintético.

Precisamos pensar na sociedade como um todo e estarmos alinhados com as melhores práticas. Em 2021, vamos neutralizar o carbono de nossa frota de veículos, aeronaves, geradores, transporte aéreo, mas a longo prazo nossa meta é negativar as emissões, por isso construímos um plano até 2025 com tecnologias sustentáveis. Não faria sentido ir contra uma tendência mundial de mercado. As empresas com boas práticas e a mídia estão com foco nesta agenda, ressalta Joaquim Monteiro, CEO dos Sertões.

A Moss, maior plataforma de carbono do mundo, está orgulhosa pela participação na louvável iniciativa do maior rali das Américas em neutralizar suas emissões. A inovação da medida e o vanguardismo de compensar o impacto ambiental de uma prova off-road como o Sertões, que conta com um grande número de veículos a combustão, traz atenção a este tema tão relevante do combate às mudanças climáticas. Parabéns ao Sertões pela iniciativa e que outros sigam este exemplo, comenta Luis Felipe Adaime, fundador e CEO da Moss.

Ações que fazem a diferença

Ao longo de 28 anos, desde a primeira edição em 1993, o Sertões sempre se preocupou com o impacto da prova. A Equipe Ambiental do Sertões, liderada pelo biólogo com pós graduação em gestão ambiental, Maurício Menella, é a responsável pela gestão de todas as ações que envolvem a prova, dentre elas: coleta seletiva de óleo dos motores dos veículos de competição, gestão de resíduos, recolhimento de peças e rejeitos ao longo da rota (limpa trilha); além da destinação adequada do lixo produzido pelos competidores e organização.

LEIA MAIS:  Dakar: Piloto sul-americano mais jovem do grid, Bruno Conti, sobe para 7º na geral dos UTVs T4

Além das iniciativas da Equipe Ambiental, outras pequenas ações, mas que fazem a diferença, também serão implantadas em 2021: uso de energia limpa nas Vilas Sertões, através de gerador fotovoltaico e gerador movido a biodiesel; logística reversa para reaproveitamento de materiais; diminuição de papel com a implantação de processos digitalizados na Secretaria de Prova. O Sertões também vai promover a conscientização, através de palestras e ações que pretendem envolver as populações das cidades por onde o rally passar.

Motociclismo no Sertões 2021

Entre 1991 e 1995 o certame teve como única atração a prova de motos. O pioneirismo do esporte sobre duas rodas em uma das maiores provas off-roads do planeta tem reflexos positivos até hoje. Para 2021, além das etapas de praxe do Brasileiro de Rally Cross Country e Rally Baja, o Sertões será palco de uma das etapas do Campeonato Mundial das modalidades citadas, supervisionada pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo).

Em 2004 a entidade homologou a competição que pudessem receber a primeira etapa do Mundial no ano seguinte. A partir daí o Brasil se tornou cenário de diversas provas válidas pela competição internacional.


FONTE: Assessoria Sertões/Assessoria CBM – FOTO: RICARDO LEIZER