Equipe está pronta para a 32ª edição do maior rally das Américas, com grandes expectativas e retrospecto vitorioso
A equipe Yamaha IMS Rally Team está em contagem regressiva para o início de mais uma edição do Sertões. Em sua quinta participação, a equipe estreia na próxima sexta-feira (23/8) em Brasília/DF, com o objetivo de conquistar o terceiro título na categoria principal (Geral). Ricardo Martins foi campeão em 2020, enquanto Adrien Metge levou o título em 2021. Na edição do ano passado, o jovem Gabriel Bruning foi vice-campeão da Geral, o melhor brasileiro na competição, e campeão na Moto2.
Adrien Metge chega ao maior rally das Américas com um excelente retrospecto na temporada: o piloto da Yamaha venceu as três provas válidas pelo Campeonato Brasileiro em 2023 (RN1500, Minas Brasil e Jalapão) e é um dos favoritos ao título. Seu companheiro Ricardo Martins traz a experiência de 13 participações no Sertões e também quer a taça. Gabriel Bruning está credenciado a repetir o feito na Moto2 e ir além, entrando também na briga pela vitória na Geral.
A prova deste ano terá nove dias de disputa e oito etapas, totalizando 3.704 quilômetros de percurso, dos quais 2.386 serão de Especiais Cronometradas. Além do Distrito Federal, o rally passará por Goiás, Minas Gerais e Bahia. Na próxima sexta-feira (23), às 8h, em Brasília, a primeira moto larga para o Prólogo que abre a disputa desta 32ª edição do Sertões. Os oito mais rápidos disputarão o Super Prime, às 14h, em uma prova eliminatória dois a dois, em circuito fechado. Às 18h será a vez da Largada Promocional, momento em que os competidores serão apresentados, com sua passagem pela rampa.
ADRIEN METGE
Geral e Moto1 | Yamaha WR450F
As expectativas são muito boas. Na equipe estão todos muito bem, estamos prontos. Com certeza, a equipe vai mais uma vez fazer um trabalho muito bom. Estou animado para tentar buscar mais um título, mais um Sertões, então vou tentar continuar no mesmo ritmo desse começo do ano, quando conquistei as vitórias nos três primeiros rallys. Vamos descobrir uma nova região para mim, no entorno de Brasília, e depois vamos pra região de Luiz Eduardo Magalhães, onde já andamos. Vamos aproveitar!
RICARDO MARTINS
Geral e Moto1 | Yamaha WR450F
Está tudo pronto. Este é o meu 14º Sertões e estou muito feliz de estar na corrida. Acho que este vai ser um Rally bem rápido, com os dias talvez um pouco mais curtos do que a gente está acostumado. E vai ser um Rally bem veloz e bem disputado. Então vamos ter que ir para cima, vamos ter que trabalhar muito e este vai ser o meu objetivo, vou dar o meu máximo.
GABRIEL BRUNING
Geral e Moto2 | Yamaha WR450F
Está chegando mais um Sertões, muito treino, muito ajuste, a gente fez uma boa pré-temporada, iniciou bem o todo o campeonato fazendo boas colocações, figurando entre os top 5. Esse é o nosso objetivo para mais esse Sertões, esse ano vai ser um ano mais rápido, que vai exigir bastante das motos, dos pilotos também. Fiz uma preparação boa, acredito que toda a equipe está bem preparada, a gente está com um time muito forte, os três pilotos com chance de brigar, estaremos unidos para levar a Yamaha para o lugar mais alto do pódio, tanto da categoria quanto da Geral, e com a ajuda da equipe vai sair tudo bem.
Confira abaixo a programação e o roteiro do Sertões, além das expectativas dos pilotos Yamaha, que disputarão a prova a bordo da WR450F.
A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Wamc Log, Polisport, Tendas El Shaddai, Banco Yamaha, Yamalube, Power MX, DID, BMP Special Parts e Durag.
PROGRAMAÇÃO | SERTÕES 2024
23/8, Sexta-feira: Prólogo, Super Prime e Largada Promocional
Brasília (DF)
8h – Prólogo – os oito mais rápidos se classificam para o Super Prime
14h – Super Prime (Disputa dois a dois)
18h – Largada Promocional
24/8, Sábado: Etapa 1
Brasília (DF) / Formosa (GO)
Deslocamento inicial: 38 km
Especial Cronometrada: 236 km
Deslocamento final: 253 km
Total do dia: 527 km
25/8, Domingo: Etapa 2
Formosa (GO) / Santa Maria da Vitória (BA)
Deslocamento inicial: 29 km
Especial Cronometrada: 433 km
Deslocamento final: 208 km
Total do dia: 670 km
26/8, Segunda-feira: Etapa 3
Santa Maria da Vitória (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 3 km
Especial Cronometrada: 336 km
Deslocamento final: 47 km
Total do dia: 386 km
27/8, Terça-feira: Etapa 4 – MARATONA
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 6 km
Especial Cronometrada: 418 km
Deslocamento final: 10 km
Total do dia: 434 km
28/8, Quarta-feira: Etapa 5 – MARATONA
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento inicial: 16 km
Especial Cronometrada: 263 km
Deslocamento final: 14 km
Total do dia: 293 km
29/8, Quinta-feira: Etapa 6
Luís Eduardo Magalhães (BA) / Formosa (GO)
Deslocamento inicial: 139 km
Especial Cronometrada: 218 km
Deslocamento final: 277 km
Total do dia: 634 km
30/8, Sexta-feira: Etapa 7
Formosa (GO) / Formosa (GO)
Deslocamento inicial: 85 km
Especial Cronometrada: 349 km
Deslocamento final: 63 km
Total do dia: 497 km
31/8, Sábado: Etapa 8
Formosa (GO) / Brasília (DF)
Deslocamento inicial: 29 km
Especial Cronometrada: 133 km
Deslocamento final: 101 km
Total do dia: 263 km
Percurso Total: 3.704 km
Total de Especiais Cronometradas: 2.386 km
* Programação fornecida pela organização / Sujeito a alterações
FONTE: YAMAHA RACING BRASIL