Ross Branch, da Monster Energy Yamaha Rally Team, conquistou a vitória na rodada de abertura do Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country 2021 da FIM, o Rally do Cazaquistão – Sam Sunderland sofre uma queda na fase final quebrando a pélvis.
Com uma vantagem de quatro minutos no último dia de corrida no Rally do Cazaquistão, o principal objetivo de Branch era manter essa diferença em relação ao segundo colocado, Matthias Walkner da Red Bull KTM Factory Racing.
No final, foi uma decisão difícil para Walkner, que foi o segundo piloto a largar na etapa final e terminou dois minutos atrás em Branch, que foi o segundo na etapa vencida pelo piloto da Hero Motorsports Joaquim Rodrigues.
Depois de aumentar sua vantagem para pouco mais de cinco minutos, Ross conquistou sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country da FIM.
No geral, foi uma semana incrível aqui no Cazaquistão e estou muito feliz por sair com a vitória. Disse Branch no final. Antes desta corrida eu me concentrei muito em trabalhar na minha navegação e com certeza funcionou aqui. Eu abri as especiais e terminei na frente em cada um, então não posso pedir mais nada.
No geral, eu realmente gostei de toda a semana. É ótimo correr de novo e a equipe fez um trabalho fantástico com a moto e foi uma experiência incrível. Estou muito feliz por ter vencido para mim e para a equipe.
Pélvis quebrada para Sunderland
A quinta etapa do Rally do Cazaquistão foi interrompida com 158 quilômetros de especial devido a um problema com o equipamento de reabastecimento do evento, que afetou todos os pilotos. Foi curto, mas longo o suficiente para Sam Sunderland pegar uma pedra e atingir o solo em alta velocidade. Luciano Benevides, da Rockstar Husqvarna, parou para ajudar Sam no local até os médicos chegarem.
Desde então, Sundelrand disse em seus próprios canais de mídia social que está com a peévis quebrada, mas é grato pelo sistema de airbag que evitou lesões piores.
Walkner consistente em segundo
Enquanto isso, à frente de Sunderland, Matthias Walkner fechou a semana em segundo lugar, após manter a posição ao longo das cinco etapas.
O segundo lugar geral é bom, concluiu o austríaco, É um pouco frustrante estar a apenas quatro minutos da vitória após quase 15 horas de corrida, e sei que cometi alguns erros no início da corrida que me custaram dessa vez, mas essa é a natureza do rali. Estou especialmente feliz que nos dias em que estava abrindo a pista, fui capaz de manter um bom ritmo e não perder muito tempo para os caras atrás, então isso é muito encorajador. Estou me sentindo bem e já estou ansioso pelo Silkway.
Yamaha espanta os fantasmas do Dakar
Juntando-se a Branch no pódio estava seu companheiro de equipe na Yamaha Racing Adrien Van Beveren em terceiro. Foram cinco dias igualmente consistentes para o francês, que diz não ser um fã de terrenos difíceis, rápidos e rochosos. Junto com Andrew Short no quinto lugar geral, foi um rali de sucesso para a equipe Yamaha.
Estou muito feliz por ter terminado em terceiro lugar geral no rali. Disse Van Beveren. É ótimo para a equipe ter três pilotos entre os cinco primeiros e é bom ver Ross levar a vitória, ele mereceu. Este rally não está realmente no meu terreno favorito, eu teria preferido mais areia, então terminar em terceiro aqui é um ótimo resultado para mim. Agora estou ansioso para o Rally Silk Way.
A segunda rodada do Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country 2021 da FIM é o Silk Way Rally de 1 a 11 de julho.
RESULTADO GERAL