Rodrigo Varela e Matheus Mazzei são campeões do maior Sertões da história




Dupla foi destaque durante toda a corrida, cuja distância cruzaria uma vez e meia a Europa

A tripulação formada pelo piloto Rodrigo Varela, de 31 anos, e o navegador Matheus Mazzei, 35, conquistou neste sábado (10) o título de campeã da edição mais longa da história do Rally dos Sertões na categoria mais competitiva, a UTV. Disputada em 7.216km com largada em Foz do Iguaçu, no Paraná, e chegada em Salinópolis, no Pará, a corrida teve um percurso suficiente para cruzar a Europa uma vez e meia, indo de Lisboa (Portugal) a Moscou (Rússia) – um trajeto de 4.560km. Apesar da enorme distância percorrida, a vitória de Varela/Mazzei se deu por apenas 5min46s sobre a dupla Rodrigo Luppi/Maykel Justo, sinalizando o forte nível da disputa entre os 84 inscritos na categoria.

Foi um rally gigante, que exigiu um esforço na mesma medida. Gostaria primeiro de agradecer às mais de 40 pessoas que integram nossa equipe. Enfrentando várias noites sem dormir, todo o cansaço, eles foram incríveis: nossos quatro carros quase sempre estavam entre os dez primeiros dos 84 UTVs inscritos. E, claro, também agradeço aos patrocinadores, que tornaram possível essa aventura inacreditável para todos nós, disse o piloto da equipe Can-Am Monster Energy.

Rodrigo Varela acumula também o título de campeão na edição de 2009 (categoria Quadriciclo Experience 450cc, aos 18 anos de idade) e os de vice-campeão em 2010 (Quadriciclo), 2013 e 2015 – os dois últimos já na categoria UTV. Varela foi ainda tricampeão brasileiro de Rally Baja (2015, 2018 e 2021, todos com UTV), bicampeão do Sertões Series (2010/quadriciclo e 2014/UTV) e campeão brasileiro de Rally Cross-Country (2010/quadriciclo).A força da família

Para mim, pessoalmente, é importante lembrar que neste mês de setembro, quando o Sertões faz essa edição histórica, meu pai completa 40 anos de rally. Ele é um exemplo para toda a nossa família e para todos no mundo do esporte. É por causa dele que estou aqui também, destacou Rodrigo, lembrando o marco que a prova representa para o tricampeão mundial Reinaldo Varela, que neste Sertões competiu ao lado do navegador Ari Fiuza e terminou como vice-campeão da categoria UTV Over Pro.

Rodrigo também destacou o papel da mãe, Nani, cujo apoio foi fundamental na carreira e conquistas de Reinaldo e dele próprio, além da ajuda e apoio dos irmãos Bruno e Gabriel.

LEIA MAIS:  Can-Am conquista posição de destaque no rali off-road Vegas to Reno

Certamente um dos destaques do Sertões 2022 foi a imediata sinergia entre Rodrigo e Matheus Mazzei. Embora nunca tenha competido junto, o duo funcionou perfeitamente desde o primeiro dos 14 dias de corrida.

O Rodrigo é um piloto muito tranquilo e, como essa é a minha característica também nas corridas, nossa sintonia foi imediata, conta Mazzei. Acho que essa vitória se deve muito a esse entendimento que aplicamos na prova: forçamos quando era necessário e poupamos o carro nos momentos críticos – e por isso sempre estivemos entre os primeiros e com equipamento sempre em dia. O rally só acaba no final, diz o navegador mineiro de Juiz de Fora.

”Navegando” na Kombi

Mazzei foi vice-campeão do Sertões na categoria UTV em 2021, com o piloto André Hort. Também soma cinco títulos de campeão mineiro de rally de regularidade, além de um título carioca. Dois deles (Mineiro/2009 e Carioca/2010) foram como navegador do pai, Ricardo Mazzei.

Ele vinha de uma família muito humilde em termos de posses. Mas nós dois éramos fanáticos por offroad. Eu devorava todas as revistas especializadas que caíam na minha mão. Quando eu ainda era bem garotinho, meu pai tinha uma Kombi para fazer entregas e eu ia do lado, como se fosse um navegador. Foi meu começo, lembra Matheus, que aos poucos construiu uma sólida carreira profissional.

A equipe Can-Am Monster Energy também comemorou o terceiro lugar na classificação geral alcançado pela dupla Bruno Varela/Gustavo Bortolanza e a quinta posição de Gabriel Varela/Daniel Spolidorio. Bruno não disputou a edição de 2021 devido a uma cirurgia às vésperas da prova e Gabriel não competiu em 2022, retornando apenas para disputa desta edição histórica do Sertões. Bruno (25 anos) e Gabriel (27) são os irmãos mais jovens do campeão Rodrigo Varela.Confira os dez primeiros no maior Rally dos Sertões da história

LEIA MAIS:  Rally RN 1500 divulga recomendações de segurança para a população

Categoria UTV, 84 competidores1) Rodrigo Varela/Matheus Mazzei – 52h37min13s2) Rodrigo Luppi/Maykel Justo, a 5min46s 3) Bruno Varela/Gustavo Bortolanza, a 39min46s 4) Gabriel Cestari/Jhonatan Ardigo, a 49min49s5) Gabriel Varela/Daniel Spolidório, a 52min42s 6) Edu Piano/Solon Mendes, a 1h39min41s7) Reinaldo Varela/Ari Fiuza, a 2h7min57s8) Gustavo Zanforlin/Lauro Sobreira, a 2h24min11s9) Leandro Torres/Flavio França, a 2h30min54s10) João Pedro Franciosi/Cesar Valandro, a 2h44min8s


FONTE: BESTPR – FOTO: Duda Bairros/Fotop