Rodrigo Luppi e Maykel Justo disputam o Rally do Marrocos, a partir de sexta-feira (8)




Dupla brasileira chegou nesta terça-feira ao Marrocos e fará estreia no Mundial de Rally Cross Country na categoria T4 (UTV). Prova na África terá um Prólogo e mais cinco etapas e termina em 13/10

A partir desta sexta-feira, 8, a dupla Rodrigo Luppi/Maykel Justo #422 vai encarar o Rally do Marrocos, que faz parte do calendário do Mundial de Rally Cross Country e termina no dia 13. Será a estreia dos brasileiros na prova que terá um Prólogo e mais cinco etapas com um roteiro de 2.686 km, dos quais 1.633 de trechos cronometrados. O país localizado ao norte da África é conhecido pelo vasto deserto e regiões predominantemente montanhosas e será palco para a disputa, já conhecida pelo nível técnico e de dificuldade que exige resistência dos competidores e das máquinas. A dupla competirá com um UTV Can-Am Maverick XRS, pela categoria T4.

Nosso objetivo acima de tudo é completar o rali, encontrar um bom ritmo de prova para mantermos uma constância e tentar andar entre os ponteiros da categoria. Queremos identificar nosso nível técnico em relação às provas que pretendemos encarar fora do Brasil e o conhecimento do Maykel será crucial para isso, afirma Luppi, piloto de Vinhedo (SP), que competiu em provas internacionais na América Latina e está, agora, focado no Rally Dakar 2022. Depois do Marrocos, vamos disputar o Hail Rally, na Arábia Saudita, em dezembro, também como preparação para o Dakar, completa.

Já Justo tem no currículo 10 participações no Rally Dakar e pretende levar sua experiência para um bom desempenho da dupla.

Esse será meu primeiro Rally do Marrocos, mas já participei duas edições do Dakar na África e também fiz o África Eco Race. Grandes nomes do rali estarão na prova, inclusive a nossa categoria será a mais competitiva, mas estamos prontos para encarar mais esse desafio, destaca o navegador de Taubaté (SP).

Assim como no Dakar, os competidores passam as noites em bivouac, o acampamento ao ar livre, em tendas. No Rally do Marrocos, o bivouac ficará na cidade de Zagora, situada ao sul do país, local do “parque de apoio” da prova, de onde o rali largará todos os dias.

Essa é a terceira temporada da dupla Luppi/Justo que vem conquistando pódios e títulos nos principais ralis brasileiros e também em provas na América Latina. Entre as conquistas nacionais estão no Sertões, o maior rali das Américas, onde foram Campeões na UT2 e vice-campeões na geral UTV (2020) e 3º na geral e 3º na UT1 em 2021. Em fevereiro, a dupla foi Campeã na geral e na categoria T3.1 na 2ª edição do South American Rally Race na Argentina, que teve um roteiro de mais de 3.400 km, dividido em oito etapas e cruzou as Províncias de La Rioja, Salta e Catamarca. O rali com a “cara do Dakar” – pelo nível técnico e por passar por trechos por onde o maior rali do mundo passou quando disputado na América do Sul – contou com competidores de 11 países.

LEIA MAIS:  Honda Racing larga no grupo da frente no Sertões 2021

Novo equipamento

A dupla vai competir com um UTV preparado pela South Racing que foi entregue em Lisboa, Portugal. Segundo o piloto, a escolha foi certeira por a equipe ter conquistado vários títulos, inclusive os últimos do Dakar.

É uma das melhores equipes de preparação. Alguns pontos são muito similares ao nosso Maverick X3 do Brasil, mas os grandes diferenciais são a gaiola padrão FIA, o tanque de combustível e também o restritor na entrada de ar que reduz a potência. Ou seja, esse novo UTV tem cerca de 30% menos potência do que o nosso que corremos no Brasil e teremos de nos acostumar também ao peso do equipamento, explica Luppi.

Piloto e navegador chegaram nesta terça-feira, à noite, ao Marrocos e, amanhã (6), será dia de shakedown, quando farão os primeiros treinos com o novo UTV.

A dupla Rodrigo Luppi/Maykel Justo conta com patrocínio da Minuano Petróleo e Nova Canabrava Bioenergia com apoio da South Racing. Para acompanhar a aventura dos brasileiros no Rally do Marrocos: Instagram @minuanorallyteam

*Rally do Marrocos – 8 a 13/outubro (África)

Prólogo (8/10)
10 km

Etapa 1 (9/10)
2 Especiais (142 km + 156 km) – Total do dia 481,77 km

Etapa 2 (10/10)
Especial de 334,66 km – Total do dia 609,22 km

Etapa 3 (11/10)
Especial de 342 km – Total do dia 604,79 km

Etapa 4 (12/10)
Especial de 367,43 km – Total do dia 546,30 km

Etapa 5 (13/10)
Especial de 291,19 km – Total do dia 444,72 km

*Sujeito a alterações
Total do roteiro: 2.686,80 Km (1.633,52 de trechos cronometrados)
Todas as etapas terão largada, a partir do bivouac Zagora
Mais informações: https://rallyemaroc.com/


FONTE: MSuzuki Comunicação – FOTO: Rodrigo Barreto/Fotop

LEIA MAIS:  5º Rally Minas Brasil consagra os campeões em Araxá