O Campeonato Mundial de Supercross da FIM de 2023 terminou no Marvel Stadium nesta madrugada com um final espetacular que viu Ken Roczen, da Pipes Motorsport Group, garantir o Campeonato Mundial WSX de 2023, enquanto Max Anstie, da Firepower Honda, também saiu vitorioso na classe 250, conquistando o Campeonato Mundial SX2 de 2023.
Depois de rodadas espetaculares em Birmingham e Abu Dhabi, a capital esportiva da Austrália, Melbourne, entregou uma multidão para a grande final, com cerca de 45.000 fãs de supercross comparecendo ao evento de dois dias.
SX2
A primeira das finais do SX2 viu o britânico afirmar o domínio inicial para assumir o controle do pelotão. Atual campeão do SX2, a noite de Shane McElrath foi desfeita quando um bloco duro se alojou em sua roda traseira, resultando em um abandono atrapalhando suas chances de título. Anstie avançou garantindo a vitória, com a forte exibição de Clout lhe rendendo um louvável segundo lugar, enquanto Carson Mumford, da Motoconcept, completou o pódio.
Na segunda final, Anstie fez ótima largada e não olhou para trás conquistando uma vitória decisiva sobre Cole Thompson e Mcelrath do Club MX em terceiro, conquistando o SX2 Championship com uma corrida de sobra.
Sem pressão na corrida final, Anstie retomou seu domínio, enquanto Thompson se estabeleceu em segundo, e Clout em terceiro. Anstie permaneceu incontestável, esticando sua liderança e completando uma noite vitoriosa enquanto oficialmente cravava seu nome no Troféu de Campeão Mundial SX2 de 2023.
WSX
Com 19 pontos separando os quatro primeiros, o campeonato do WSX foi para a disputa, com uma série de pilotos apresentando as melhores performances da série no Marvel Stadium.
Mitchell Oldenburg, da MCR, Gregory Aranda, da Team GSM, e Colt Nichols, da Rick Ware Racing, tiveram exibições fortes, mas a noite foi dominada por Roczen, atual líder do campeonato, Joey Savatgy, com Dean Wilson, da Firepower Honda, e Vince Friese, da MCR, também persistentemente à mistura.
No fim das contas, a largada de Ken, a velocidade nos saltos, a capacidade de negociar as ultrapassagens foram a diferença para o 1-1-3 e somar pontos nas três corridas para garantir seu segundo título consecutivo do WSX World Championship. Savatgy ficou em segundo lugar, enquanto Wilson garantiu um terceiro lugar no campeonato WSX.
RESULTADOS: CLIQUE AQUI
FONTE: WSX