Após vencer com larga vantagem a temporada 2018, o piloto estreou com a pressão de andar em casa. Parece que isso não o estremeceu: ele andou forte na prova que já é uma das mais tradicionais da temporada e que manteve fama de ser bastante técnica.
Começou! Os amantes do Hard Enduro nacional já podem soltar o folego: esse final de semana, nos dias 23 e 24 de março, aconteceu a já tradicional “Barãomaniacs”, válida como primeira etapa da temporada 2019. A despeito da instabilidade climática e a polemica envolvendo o nível de risco de rompimento da barragem da Vale que fica no município, a prova foi um sucesso.
Um grande publico se aglomerou na área de eventos no Centro da cidade para acompanhar o prólogo e vibrar com a atuação do piloto local. Deu certo: Ríco, que largou na 5ª posição, foi impulsionado pela energia dos espectadores que vibravam a cada ultrapassagem. O resultado foi a Beta Brasil 3R no lugar mais alto do pódio no primeiro dia de competições na principal categoria, a Gold.
No segundo dia de prova, os pilotos largaram bastante cedo e sob intensa neblina, comum na região que é muito montanhosa. Esperavam eles algumas trilhas inéditas, jamais percorridas, em trechos que misturavam hora pedras e cascalho, hora canga solta, um tipo de minério bastante comum no quadrilátero ferrífero mineiro. Não houve refresco por parte dos organizadores que já haviam dito que a categoria Gold seria um desafio. Foram 57km de trilhas com grande nível técnico. Ríco largou na primeira colocação e rompeu a linha de chegada 04h20min depois, cerca de 1h20min na frente do segundo colocado.
“A prova foi incrível, talvez as melhores trilhas que eu tenha feito em competições no Brasil. Apesar do pequeno erro no prólogo, consegui chegar em primeiro e isso me permitiu largar na frente no dia seguinte. (…) Venho de uma pré-temporada forte, muito treinado e focado, assim a chance das coisas darem certo é bem maior. Estou feliz demais com meu resultado aqui em casa. A vibração da galera nas trilhas e ontem no prologo foi fundamental. Se pudesse agradeceria um a um.”
A Beta Brasil 3R ainda atingiu um ótimo resultado na categoria Bronze com o piloto Eduardo Furtado que andou forte e conseguiu a primeira colocação. O piloto, que entrou para o Team Beta no início do ano, não teve muito tempo para treinar com a moto para essa primeira corrida, mas isso não parece ter sido um problema. Ele se encaixou rapidamente com a macchina e conseguiu esse excelente resultado.
Agora é espera a próxima etapa – Hard in Help, em Socorro, São Paulo nos dias 04 e 05 de maio. Vamos torcer para que o HEBS (Hard Enduro Brasil Series) continue o sucesso que vem sendo. Essa turma está de parabéns.
Confira os resultados!
FONTE: Limitless – FOTO: Vicenzo Barbagallo