Ricardo Martins e Adrien Metge são destaques no Prólogo e Super Prime do Sertões




Ricardo Martins foi o mais rápido no Prólogo e Adrien Metge disputou a final do Super Prime neste primeiro dia da edição especial de 30 anos do Sertões

Começou! O Sertões 2022, maior rally do mundo, teve início nesta sexta-feira (26/8) com a disputa do Prólogo e do Super Prime, que definiu a ordem de largada para o primeiro dia de competição, em Foz do Iguaçu/PR. No Prólogo Ricardo Martins foi o mais rápido e no Super Prime Adrien Metge finalizou na segunda colocação.

+ Clique para acessar a pasta de fotos da equipe

Os desafios desta sexta-feira serviram como um aquecimento para os pilotos, mas com bastante relevância para a competição, já que os melhores do dia escolheram a posição de largada deste sábado, na primeira etapa. O Prólogo disputado pela manhã, em um trecho em linha com 7,38 km, classificou os oito primeiros para o Super Prime, disputado na tarde desta sexta, com os pilotos largando dois a dois, de forma eliminatória.

No Prólogo, Ricardo Martins foi o mais rápido entre todos os pilotos e garantiu vaga com sua Yamaha na disputa do Super Prime. Túlio Malta foi o quarto colocado e Adrien Metge o quinto, também garantindo vagas para o Super Prime.

No Super Prime, Adrien Metge eliminou seu companheiro Túlio Malta na primeira disputa e depois eliminou o argentino Martin Duplessis, garantindo uma vaga na final. Na última disputa do dia, fez uma batalha emocionante com Gabriel Tomate, finalizando o Super Prime na segunda colocação, após cometer um erro na primeira curva. As disputas não somaram tempo pro Sertões, mas deram aos melhores a possibilidade de escolha da ordem de largada.

LEIA MAIS:  Gabriel Bruning vence 5ª Etapa e assume a vice-liderança do Sertões 2023

Neste sábado os pilotos largam para a primeira etapa da edição histórica, que comemora os 30 anos do Sertões. Serão 14 etapas disputadas em quinze dias, passando pelas cinco regiões do Brasil. Saem de Foz do Iguaçu/PR e chegam em Salinópolis/PA, no dia 10 de setembro. Será o maior rally do mundo em trechos cronometrados: 4.378 km de especiais, em um total de 7.202 km de prova. O Sertões 2022 também é válido pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, que tem a liderança da Yamaha IMS Rally Team, com Adrien Metge à frente na Classificação Geral e na categoria Moto1.

A Yamaha IMS Rally Team tem patrocínio de IMS Racewear, Duboy Works, Power MX, DID, BMP Special Parts, Polisport, D’lua Racing, Geração Yamaha, Yamaha Racing Brasil, Wamc Log, Durag e Água Platina.

Resultado – Prólogo1) Ricardo Martins – Yamaha IMS Rally Team / 3min39seg 2) Júlio César Zavatti / 3min39seg3) Gabriel Soares / 3min43seg4) Túlio Malta – Yamaha IMS Rally Team / 3min43seg5) Adrien Metge – Yamaha IMS Rally Team / 3min43seg


ADRIEN METGEMoto1 – Yamaha WR450F

Hoje teve o Prólogo de manhã e à tarde teve o Super Prime. Pelo resultado do Super Prime, os melhores puderam escolher a ordem de largada para amanhã, primeiro dia do rally. O Super Prime foi bom, bem legal, um pouco diferente do que a gente está acostumado a fazer. Fui até o final, na disputa com o Tomate (Gabriel Soares). Eu cometi um pequeno erro na primeira curva e ele foi o mais rápido. Mas foi bem legal. Escolhi largar em quarto amanhã, uma posição boa. Amanhã também vai ser um pouco diferente do que estamos acostumados desde o começo do ano, porque a planilha só vai ser entregue uma hora antes da largada. Então não vai dar pra marcar bem. Se tivesse mais tempo pra marcar, escolheria largar em primeiro, porque estou bem confiante. Isso muda um pouco o que estou acostumado, muda a forma de marcação na planilha. Vamos largar em quarto e acostumar com essa marcação diferente.


RICARDO MARTINS Moto1 – Yamaha WR450F

Dia muito bom aqui, consegui ser o mais rápido e vencer o Prólogo! Depois fomos pro Super Prime, uma disputa que foi show pro público que estava acompanhando de perto. Os oito pilotos que foram pro Super Prime puderam escolher a posição de largada para a primeira etapa, então escolhi largar em primeiro. Amanhã começa pra valer!


TÚLIO MALTA Moto2 – Yamaha WR450F

Este primeiro dia, com o Prólogo e o Super Prime, serviu pra definir a ordem de largada no primeiro dia do rally. deu tudo certo, me diverti um pouco com os amigos. Foi um dia de andar mais contencioso, porque não vale muita coisa pros próximos dias. A moto está em cima e o equipamento bom! A WR450F está perfeita! Amanhã seguimos para o primeiro dia de rally, o primeiro dos quinze dias. Vamos com força total, sou o terceiro a largar, uma ótima posição. É isso, vamos!


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL – FOTO: Magnus Torquato

LEIA MAIS:  Geison Belmont celebra o prêmio "Guidão de Ouro"