Resultados da etapa de Primavera esquentam disputa pela liderança do Rondoniense de Motocross




Numa pista compacta, arenosa e de traçado técnico, com dificuldade de ultrapassagens, a prova do último fim semana foi marcada por acirrados pegas nas principais categorias disputadas. A temperatura amena contribuiu para o grande espetáculo proporcionado pelos pilotos durante a terceira etapa do Campeonato Rondoniense de Motocross 2015, ocorrido no último sábado (10) e domingo (11), na cidade de Primavera de Rondônia. Jhoan Pierre # 119 (Bingol/Yamaha/Prontofisio/GEO) mais uma vez foi o grande vencedor das categorias 65cc e MX Júnior, João Victor Martins # 291 (Tean Martins Racing) conquistou MX Intermediária, Victor Carlos # 4 (Vaccari Veículos/Voldiesel) foi mais rápido da Força Livre Nacional Pro, Pedro Tozzo # 38 (Aquelino Preparaçãos/Multicar/Tozzo Bombas), surpreendeu vencendo na Força Livre Nacional, Eder Stenzel # 3 (Eder Motos) conquistou a MX3, enquanto Rodrigo Selhorst # 8 (Decar/Megabom Sorvetes) voltou a vencer na MX2, ampliando sua vantagem na corrida pelo título da categoria mais forte do motociclismo de Rondônia.

O evento que aconteceu graças a uma parceria da prefeitura de Primavera de Rondônia com a Federação de Motociclismo do estado, foi prestigiado por um grande público que coloriu as arquibancadas e vibrou muito com grande disputa durante as nove baterias disputadas no decorrer do dia. Abrilhantando a corrida, também prestigiaram o evento o deputado estadual Cleiton Roque (PSB) e o prefeito Manoel Lopes de Oliveira, o “Manezão” (PSDB), diversos vereadores e secretários municipais.

Absoluto, Jhoan Pierre se isola na liderança das categorias MX Júnior e 65cc

Mostrando um grande potencial e muita técnica, o pequeno Jhoan Pierre # 119 (Bingol/Yamaha/Prontofisio/Geo), de Porto Velho mais uma vez foi absoluto, andando num ritmo bastante forte e vencendo nas duas categorias disputadas, ampliando assim sua liderança na corrida pelo título da MX Júnior e 65cc. Depois de garantir as melhores marcas já nos treinos livre e warm-up, Pierre veio para a disputa da categoria 65cc, confiante e tranqüilo. O aguerrido piloto treinando por Adelmo Souza largou bem e mantendo o seu ritmo, liderou a prova de ponta a onta,com Edno Gabriel # 909 (Cometa Motocenter/Valtra Pamp), de Vilhena na segunda posição, porém se ameaçar o líder. Guilherme Biscola # 328 (Lavajato Fubica/Castelo Mat. Const.), também de Vilhena chegando em terceiro, Brayan Galmassi # 108 (Alécio Galmassi/Academia Petuni), de Ministro Andreazza na quarta posição e Gabriel Laia # 770, de Cacoal completando pódio.

Na disputa da categoria MX Júnior para pilotos de até 15 anos, o pequeno Jhaon Pierre voltou a mostrar suas qualidade, acelerando forte e não dando chances aos adversários. Mesmo numa pista de muita força, Pierre largou na ponta e numa briga acirrada com João Filipe # 57 (Auto Eletrica Suzuki), de Espigão do Oeste, manteve a liderança de ponta a ponta da prova. João Filipe perdeu o traçado e com isso a vice liderança para Erikes Galmassi # 39, de Cacoal. Eduardo Araújo # 94 (kariny Jóias), de Espigão do Oeste chegou na quarta posição e em quinto completou o pódio Kaique Galmassi # 49 (Alécio Galmassi/Academia Petuni), de Ministro Andreazza.

Vitim é o mais rápido da Força Livre Nacional Pro

Reunindo alguns dos principais nomes do MX de Rondônia, pilotando máquinas de fabricação nacional, a categoria Força Livre Pro foi criada como opcional aos competidores em geral, independente da posição no ranking do campeonato. Líder da temporada e um dos favoritos na corrida pelo título da nova categoria, o porto-velhense Diego Henning # 169 (Honda/Noa/Ronacre/Vital/ASW), largou na ponta, mas perdeu o traçado caindo logo na primeira curva e com a moto prejudicada pela queda, teve de fazer uma corrida de recuperação, enquanto o aguerrido Victor Carlos # 4 (Vacarri/Veículos/Voldiesel), de Cacoal se isolou na ponta, abrindo boa vantagem para os demais. Diego Henning foi ganhando posições a cada volta e não demorou para chegar na vice liderança, porém Vitim manteve o seu ritmo forte e não permitiu com o adversário lhe ameaçasse a posição. Nas últimas voltas, pressionando, Vitim caiu levando consigo Diego, deixando a ponta para Fabrício Moreira # 50 (Vipal/Circuit/Posto Hawai/Kandango), de Porto Velho, que nas últimas curvas, errou no salto, indo ao chão. Vitim venceu a disputa com Diego Henning em segundo, Fabrício Moreira na terceira posição, Valdinei Correa # 88 (Posto Pit Stop/F! terraplanagem), de Pimenta Bueno chegando em quarto, enquanto Diego Canale # 62 (Star Motos), de Colorado do Oeste completando a quinta posição.

LEIA MAIS:  Agenda da 2ª etapa do Brasileiro de Motocross tem três classes correndo na sexta

João Victor mantém hegemonia na disputa da MX Intermediária

Reunindo pilotos de várias gerações, a disputa da categoria MX Intermediária criada para competidores que não estão diretamente na briga pelo título da MX2, foi marcada por mais uma disputa forte, principalmente entre os jovens João Victor Martins # 291 (Team Martins Racing/I9 Comunicação Visual), de Porto Velho, Matheus Zilli # 871 (Moto Mais/LDG Gráficos/Megason) e Leonardo Atílio # 18 (Coml Mariano/Voldiesel), ambos de Vilhena. Jacson Cardoso # 187 (Moto Mais LDG Gráficos) e Eder Stenzel # 3 (Posto Hawai), também se mantiveram por perto na busca pela liderança, mas bastante concentrado na corrida pelo título, João Victor largou no pelotão da frente, assumindo a ponta, com Leonardo Atílio e Matheus Zilli na sua cola. Nas duas baterias, a corrida foi bastante acirrada, com os três brigando por posições a cada curva, mas João Victor segurando a pressão até receber a bandeira final. Matheus garantiu a segunda posição, cm Leo Atílio em terceiro, Jacson foi o quarto colocado e Stenzel completou o pódio.

Pedro Tozzo surpreende e vence na Força Livre Nacional

Numa das categorias mais disputadas do MX Rondoniense, a Força Livre Nacional é a que leva as pistas o maior número de motos a cada prova e também a de maior equilíbrio entre os competidores. Liderada pelo porto-velhense Fabrício Moreira # 50 (Vipal/Circuit/Posto Hawai/Kandango), a categoria protagonizou na etapa de Primavera de Rondônia mais um grande show dos pilotos na pista. Depois de garantir a melhor marca nos treinos cronometrados, Fabrício que geralmente não tem boa largada, na primeira bateria, mais uma vez se perdeu no traçado, ficando no pelotão de trás e na busca da recuperação, abusou nos erros, caindo por três vezes e deixando uma briga bastante forte na ponta da fila. Vanderlei Júnior # 6 (Posto Mais/Motobras), largou na ponta e se manteve por algumas voltas após perder a liderança para Valdinei Correa 88 (Posto Pit Stop/F! terraplanagem), de Pimenta Bueno, que também foi superado por Marcelo Sá # 48 (CS Preparações/Posto 2000/Kiko), de Santa Luzia. Brigando junto ao pelotão da frente, Pedro Tozzo # 38 (Aquelino Preparações/Multicar/Tozzo Bombas), de Cacoal foi quem menos errou e acabou chegando a liderança, onde permaneceu até a bandeirada final com Valdinei em segundo e Fabrício em terceiro. Já na segunda bateria, Fabrício não quis saber de errar e tratou de assumir logo a ponta liderando até o final. Numa disputa forte com o Patrick Fabris # 114 (Alfa Engenharia/Boaventura Alu.), de Cacoal e Hmerson Bernardi # 101, de Vilhena, Tozzo garantiu a segunda posição, com Hemerson em terceiro. Na soma dos resultados, Pedro Tozzo garantiu o ponto mais alto pódio, superando o líder Fabrício que ficou em segunda, Valdinei em terceiro, Hemerson em quatro e Fabris na quinta posição.

LEIA MAIS:  Pro Tork vence quatro categorias na terceira etapa do Brasileiro de Motocross

Eder Stenzel amplia liderança na disputa da MX3

Numa das categorias também de muito equilíbrio pela experiência dos envolvidos, a MX3 para competidores de 35 anos acima, a disputa na prova do último fim de semana, em Primavera de Rondônia foi bastante forte, onde Rinaldo Moreira # 404 (MotoShow), de Colorado do Oeste, Itamar Tadeu # 77 (ITF Multimarcas/MegaBom Sorvetes), de Cacoal, Eder Stenzel # 3 (Posto Haewai), de Porto Velho e Alberto Maschio “Brizola” # 73 (Megabom Sorvetes/ITF Multimarcas), de Cacoal proporcionaram grandes pegas na busca pelas melhores posições. Liderando a temporada, Eder Stenzel soube cadenciar o ritmo, mantendo se a frente dos demais concorrentes para vencer as duas baterias e confirmar mais um primeiro lugar no pódio. Com a vitória no último fim de semana, a segunda seguida, Stenzel ampliou sua vantagem na corrida pelo título da temporada. Alberto “Brizola” foi o segundo colocado da prova, com Rinaldo Moreira em terceiro, Itamar Tadeu em quarto e Claudinei Cardoso # 157 (Badeco Motos), de Ji-Paraná voltando ao pódio, na quinta posição.

Rodrigo Selhorst volta a ampliar vantagem na disputa da MX2

Com novas emoções a cada prova, a disputa da categoria MX2, a mais forte do motociclismo de Rondônia protagonizou no último fim de semana na pista de Primavera, mais um grande show dos pilotos Rodrigo Selhorst # 8 (Decar/MegaBomASW/Vipal/Voldiesel), de Cacoal, Diego Henning # 169 (Honda/Noa/MRP/ASW/Vipal/Unopar), de Porto Velho, Victor Carlos # 4 (Alécio Galmassi/Aquelino Preparações), de Cacoal e João Victor Martins # 291 (Tean Martins Racing/I9 Comunicação Visual), de Porto Velho, além dos vilhenenses Jacson Cardoso # 187 (Moto Mais/LDG Gráficos) e Matheus Zilli # 871 (Moto Mais/LDG Gráficos/Megason). Depois de ser superado por Diego na etapa de Rolim de Moura, Rodrigo teve uma semana intensa de treinos, e com muita concentração, foi para a largada da primeira bateria saindo bem e se isolando na ponta para vencer sem ser incomodado. Diego que perdeu várias posições na largada, custou a se aproximar do pelotão da frente que era liderado por Rodrigo com João Victor em segundo e Victor Carlos em terceiro. Depois de uma disputa forte com Vitim, Diego chegou a cair, mas não desistiu e numa pegada forte, passou Vitim e João Victor para terminar a bateria na segunda posição, porem se ameaçar o líder.

Para a segunda bateria, novamente Rodrigo largou bem, porém Diego Henning saiu na sua cola, pressionando o líder a cada volta, numa disputa de dois grandes pilotos, onde mais uma vez a experiência e concentração de Rodrigo Selhorst,fez a diferença. Empurrados pela torcida que lotou as arquibancadas, os dois pilotos andaram num ritmo intenso, chegando a dar uma volta no terceiro colocado já antes da metade da prova. Fazendo uma corrida técnica e muita força, Rodrigo venceu de ponta a ponta, com Diego chegando na sua cola. João Victor que fi mais objetivo na segunda bateria, garantiu a terceira colocação no pódio, com Vitim em quatro e Jacson Cardoso chegando em quinta. O resultado ampliou ainda mais a vantagem do líder Rodrigo sobre Diego na corrida pelo título da temporada, aumentando as expectativas para as duas últimas etapas do campeonato.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Romain Febvre acelerando num misterioso naufrágio

Parcerias

A terceira etapa do Campeonato Estadual de Motocross 2015 foi mais uma realização e coordenação da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR em parceria com a Prefeitura de Primavera de Rondônia e Câmara de Vereadores. Apoio Rondobras Auto Peças, Vôo Transportes, Honda do Brasil, senador Valdir Raupp, deputado federal Nilton Capixaba e deputado federal Expedito Netto. Patrocínio: Ministério do Esporte.

Resultado geral da 2ª Etapa do Campeonato Rondoniense de Motocross 2015

Categoria 65cc

1º – # 119 – Jhoan Pierre – Porto Velho

2º – # 909 – Edno Gabriel – Vilhena

3º – # 238 – Guilherme Biscola – Vilhena

4º – # 108 – Brayan Galmassi – Ministro Andreazza

5º – # 770 – Gabriel Laia – Cacoal

Categorias MX Júnior

1º – # 119 – Jhoan Pierre – Porto Velho

2º – # 39 – Erikes Galmassi – Cacoal

3º – # 57 – João Filipe – Espigão do Oeste

4º – # 94 – Eduardo Araújo – Espigão do Oeste

5º – # 49 – Kaique Galmassi – Ministro Andreazza

Categoria Força Livre Nacional Pró

1º – # 4 – Victor Carlos – Cacoal

2º – # 169 – Diego Henning – Porto

3º – # – 50 Fabrício Moreira – Porto Velho

4º – 88 – Valdinei Correa – Pimenta Bueno

5º – # 62 – Diego Canale – Colorado do Oeste

Categoria MX Intermediária

1º – # 291 – João Victor Martins – Porto Velho

2º – # 871 – Matheus Zilli – Vilhena

3º – # 18 – Leonardo Atílio – Vilhena

4º – #187 – Jacson Cardoso – Vilhena

5º – # 3 – Eder Stenzel – Porto Velho

Categoria Força Livre Nacional

1º – # 38 – Pedro Tozzo – Cacoal

2º – # 50 – Fabrício Moreira – Porto Velho

3º – # 88 – Valdinei Correa – Pimenta Bueno

4º – # 101 – Hemerson Bernardi – Vilhena

5º – # 114 – Patrick Fabris – Cacoal

Categoria MX3 Importadas

1º – # 3 – Eder Stenzel – Porto Velho

2º – # 73 – Alberto Maschio “Brizola” – Cacoal

3º – # 404 – Rinaldo Moreira – Comodoro -MT

4º – # 77 – Itamar Tadeu – Cacoal

5º – # 157 – Claudinei Cardoso “Badeco” – Ji-Paraná

Categoria MX2 Importadas

1º – # 8 – Rodrigo Selhorst – Cacoal

2º – # 169 – Diego Henning – Porto Velho

3º – # 291 – João Victor Martins – Porto Velho

4º – # 4 – Victor Carlos -Cacoal

5º – # 187 – Jacson Cardoso – Vilhena


fonte: Assessoria – FMR