Uma peça do quebra-cabeça da temporada se encaixou agora que a Red Bull KTM renovou o contrato com Marvin Musquin para retornar à Monster Energy AMA Supercross com um contrato para 2023. Marvin tinha um contrato de um ano apenas para supercross em 2022, então seu contrato tecnicamente expirou em maio deste ano. Com base na força de sua temporada (quarto na 450SX em pontos e um dos apenas cinco pilotos a vencer uma corrida), o francês retornará à sua marca e equipe familiares para outra temporada apenas no supercross em 2023.
O acordo foi anunciado ontem à noite no Rev Dealer Summit do Grupo KTM, realizado no Hall da Fama da NASCAR em Charlotte, Carolina do Norte.
Sim, tivemos que oficializar em algum momento. Este ano foi bom, houve muitas mudanças, ficando na Califórnia e trabalhando com DV [David Vuillemin], então sim, eu só quero ter o mesmo programa e seguir em frente e continuar representando a marca, disse Musquin. Musquin é até agora o único piloto a levar uma KTM 450 SX-F a uma vitória em 2022.
Pode parecer óbvio que Musquin retornaria à KTM, mas Marvin foi visto neste verão na Califórnia pilotando uma variedade de motos, desde dois tempos até Husqvarnas, o que provocou o boato. Não havia muito para isso, no entanto.
Basicamente, eu estava apenas me divertindo, explicou. Eu disse ao meu mecânico Frankie [Latham] que eu queria andar um pouco, apenas por diversão. Então ele disse que iria perguntar aos caras de P&D se eu poderia. Eles disseram que sim, motos de produção e eu ajudei com um pouco de P&D. Então um dia eles disseram que queriam que eu pilotasse uma 450, mas eles disseram que tudo que eles tinham era uma Husqvarna. Então eu disse: Sim, tudo bem, ainda é uma marca austríaca, mas Eu só não quero o outro logotipo de bebida energética lá. Eu não quero ter problemas. Eu sou um cara da Red Bull.’ Então, sim, eu montei aquela Husky, mas foi apenas por diversão.
A programação da Red Bull KTM para o supercross já está definida. Em junho, Cooper Webb assinou uma extensão de contrato com a equipe que o verá na Red Bull KTM 450 SX-F até a temporada de supercross de 2023 (com a opção de correr Pro Motocross disponível. Webb disse que, embora ele tenha pulado o Lucas Oil Pro Motocross neste verão, ele ainda está interessado em correr ao ar livre no próximo ano). Aaron Plessinger ingressou na equipe em outubro de 2021 e tem um contrato de dois anos (2022 e 2023).
Claro que isso leva à pergunta sobre Ryan Dungey, que saiu da aposentadoria para correr por sua antiga equipe neste verão. Vai se aposentar novamente após o término desta temporada? Dungey disse depois da etapa de Spring Creek que ele tem algumas opções na mesa para 2023. Veremos!