Organizada pela Rallymakers, a UTV Cup chega com corridas de apenas um dia, entregando provas em formato baja, mais compactas e convidativas
O esporte a motor nacional ganha um novo campeonato off-road: a Rallymakers UTV Cup – destinada aos veículos tipo UTV. O circuito paulista promete aquecer o esporte no Sudeste e oferecer mais acessibilidade aos pilotos da região. A primeira etapa será realizada neste próximo sábado, 09 de abril, na cidade de São Carlos (SP). As inscrições seguem abertas em www.rallymakers.com.br.
O off-road do estado de São Paulo pedia por uma prova multimarca em um novo formato: um dia de competição, etapas técnicas, a um custo mais acessível e, ainda, que ofereça um ambiente aconchegante para as famílias dos competidores que desejarem acompanhar as provas; e tudo isso de forma segura e atrativa, diz o diretor executivo da Rallymakers, Fernando Bentivoglio.
Presença internacional enaltece a UTV Cup
E para acelerar nesse percurso estão confirmadas grandes feras da modalidade. Entre os destaques deste grid está a norte-americana Sara Price, hoje uma das principais pilotos do off-road internacional. A californiana de 29 anos começou no motocross, conquistando 17 títulos nacionais. Foi também medalha de ouro nos X-Games.
Sobre quatro rodas, competiu na série de picapes Stadium Off-Road Trucks; participou de inúmeras provas de Baja, e hoje acelera na série Extreme E, de buggies elétricos, em que defende a Chip Ganassi Racing ao lado do compatriota Kyle LeDuc. Além disso, atua como dublê em cenas de ação para filmes e séries, e chegou a concorrer ao título de Miss de seu estado natal.
Ainda haverá a estreia entre os UTVs de dois grandes pilotos do off-road nacional: o paulista Lucas Moraes, que começou nas duas rodas (motocross) e, posteriormente, migrou para a categoria Carros, seguindo os passos do pai, Marcos Moraes. Ele venceu o Sertões em 2019, e é considerado um dos mais rápidos da atualidade.
O outro é o mineiro Francine Rossi – com 30 anos de carreira no motociclismo, é o atual campeão Brasileiro de Rally Baja na categoria Moto 2.
Sempre andei de moto, e agora vou sentir a sensação de pilotar um UTV, algo que imagino ser bem diferente, por ser quatro rodas e com tração 4×4. É certo que precisarei desenvolver uma rápida adaptação no quesito pilotagem, considera.
Para colocar charme à velocidade nas trilhas, há mais três competidoras para representar as mulheres no esporte: a piloto Vanessa Monteiro de Barros Mac Dowell, e as navegadoras Minae Miyauti e Isabella Campos.
Programação
A etapa de abertura da Rallymakers UTV Cup terá um circuito de 25 quilômetros todo sinalizado, com os mais diversos tipos de obstáculos off-road. O parque de apoio ficará em um campo de futebol no distrito de Água Vermelha, a 1 quilômetro de distância da largada.
Na sexta-feira (08), a programação tem início às 12h, com abertura do parque de apoio, seguida da secretaria de prova, às 15h. A largada da primeira bateria será no sábado (09), às 11h, com as demais provas marcadas para às 13h e 15h. A premiação está prevista para às 16h30.
Calendário 2022 – Rallymakers UTV Cup
1ª etapa
09 de abril – São Carlos
2ª etapa
28 de maio – Sorocaba
3ª etapa
09 de julho – Socorro
4ª etapa
10 de dezembro – Santa Bárbara D’Oeste
Patrocínio e apoio: Polaris One, Casarini, Kondz, Cotton Racing, Garage de France, Central Park Plaza Shopping e Urbanismo, GC Rally Team e Prefeitura Municipal de São Carlos
Supervisão: Confederação Brasileira de Motociclismo
FONTE: LIBERDADE DE IDÉIAS – FOTO: DIVULGAÇÃO