Circuito de 25 quilômetros entre canaviais desafiou os competidores em São Carlos (SP). Diferenças apertadas marcaram a luta pelas primeiras posições na geral, vencida pelo português Nuno Fojo
Início mais que promissor para a nova competição dos ralis brasileiros: a etapa de estreia da Rallymakers UTV Cup, em São Carlos (SP), reuniu um grid de alto nível técnico, com direito à participação da norte-americana Sara Price, e desafiou os participantes com um percurso veloz e ao mesmo tempo técnico, elogiado por todos.
Foram três voltas por um circuito bastante técnico de 25 quilômetros em meio a canavial (a plantação estava alta), e as primeiras aceleradas já levantaram muita poeira. Em trechos de alta velocidade, os competidores atingiram os 140 km/h – velocidade máxima permitida pelo regulamento do evento. As lombadas fizeram os UTVs saltarem e testaram o conjunto de suspensão.
Um percurso rápido e com cana alta: foi a configuração perfeita. Isso aumentou a adrenalina e apimentou a disputa, pois aceleramos no ‘cego’, ou seja, não conseguíamos ver o que vinha pela frente. Tem que acreditar nas placas de sinalização do trajeto e obstáculos, ler rapidamente o terreno e aplicar tudo o que se sabe sobre pilotagem, descreveu o piloto Kaique Bentivoglio. É um campeonato que vem para ficar, com uma configuração que aumenta bem a disputa, todo mundo briga por segundos. Com certeza a Rallymakers UTV Cup nasceu para brilhar, concluiu.
Um pódio extremamente disputado
Como previsto, não faltou emoção na briga pelas primeiras posições e a definição ocorreu por diferenças mínimas. Na geral, apenas 28 segundos separaram o vencedor, Nuno Fojo, do segundo colocado, Marcus Cotton, em um duelo de companheiros na equipe Polaris Factory Racing. A marca também conquistou da terceira à quinta posições – com Lucas Moraes; Júnior Siqueira e Kaique Bentivoglio, respectivamente.
Fojo – português radicado no Brasil – se surpreendeu com o próprio desempenho.
A prova estava muito bem sinalizada, o que me fez sentir confortável na pilotagem. Havia muitas retas e trechos de alta velocidade, e o curioso é que sempre tive melhor performance em percursos mais travados; mas desta vez fui bem nas duas condições e o resultado veio, comemorou.
Sara Price também se divertiu em sua primeira prova no Brasil. A pilota californiana, que disputa a série Extreme E de buggies elétricos, terminou na nona posição, mesmo com uma escapada de pista que a fez perder tempo na segunda volta.
Primeira etapa concluída com sucesso
Foi um sábado lindo, com movimentação intensa e três baterias muito disputadas. Demos um ponto pé inicial para a UTV Cup no estado de São Paulo e a primeira etapa foi concluída com êxito, falou o diretor executivo da Rallymakers UTV Cup, Fernando Bentivoglio, destacando outro objetivo importante e que foi atingido. Tivemos a presença das famílias dos competidores (inclusive de crianças), algo que queremos enraizar neste evento, para que todos possam vivenciar juntos momentos como esses. Um sábado de lazer, essa é a nossa proposta, salientou.
A Rallymakers UTV Cup traz um modelo de Rally Baja mais acessível, confortável e prático aos off-roaders, tornando-se assim a porta de entrada para quem quiser ingressar neste esporte. A segunda das quatro etapas do campeonato está marcada para 28 de maio, em Sorocaba (SP). O campeonato passará ainda por Socorro (09 de julho) e Santa Bárbara d’Oeste (10 de dezembro).
Rallymakers UTV Cup – Primeira etapa: São Carlos (SP)
Classificação geral
- Nuno Fojo (Polaris RZR Pro R/Polaris Factory Racing) 58min46
- Marcus Cotton (Polaris RZR Pro XP/Polaris Factory Racing) 59min14
- Lucas Moraes (Polaris RZR Pro XP/Polaris Factory Racing) 59min41
- Júnior Siqueira (Polaris RZR Pro XP/Cotton Racing) 59min48
- Kaíque Bentivoglio (Polaris RZR Pro XP/Polaris One) 1h00min12
Vencedores por categorias
UT1: Nuno Fojo (Polaris RZR Pro R/Polaris Factory Racing)
UT2: Marcus Cotton (Polaris RZR Pro XP/Polaris Factory Racing)
UT3: Júnior Siqueira (Polaris RZR Pro XP/Cotton Racing)
UT4: Guilherme Rodrigues (Polaris RZR Pro XP/HPS Racing Team)
UT5: Pedro Tocci (Polaris RZR Pro XP/Action One)
UOV: Alexandre Moulin (Can-Am Maverick X3/GC Rally Team)
UDB: Vinícius Lima/Minae Miyauti (Can-Am Maverick X3/Bianchini)
Patrocínio e apoio: Polaris One, Casarini, Kondz, Cotton Racing, Garage de France, Central Park Plaza Shopping e Urbanismo, GC Rally Team e Prefeitura Municipal de São Carlos
Supervisão: Confederação Brasileira de Motociclismo
FONTE: LIBERDADE DE IDÉIAS – FOTO: Nelson Santos Jr/PhotoAction