Rally Serra Azul: Nicole Piano/Manuel Ruivo vencem na UTV Start




Com apenas 14 anos, a jovem de Tatuí (SP) terminou o rali de rodada dupla em 18º na geral, em meio a 43 UTVs, que disputaram a prova do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, no fim de semana em Pardinho/SP

Trechos sinuosos em meio a plantações de eucaliptos, curvas fechadas, piso arenoso, trechos de cascalho e muitas lombas que exigiram técnica e habilidade de pilotagem, assim foi o Rally Serra Azul. A prova do Campeonato Brasileiro de Rally Baja reuniu, neste fim de semana, em Pardinho (SP), pilotos e navegadores de UTVs, motos e quadris. A competidora mais jovem do grid, Nicole Piano, de apenas 14 anos, deu conta do recado e completou as quatro Especiais (trechos cronometrados) – duas no sábado e duas neste domingo – com a ajuda do navegador Manuel Ruivo. A dupla da Território Motorsport, de Tatuí (SP), venceu na categoria UTV Start e, ainda, finalizou em 18º na geral, entre 43 UTVs inscritos na prova.

Nicole pilota um UTV Maverick X3 TM, completou seu quatro rali de rodada dupla e, de quebra, comemorou mais uma vitória na categoria destinada a pilotos menores de idade que devem estar acompanhados por um navegador habilitado.

Estou muito feliz com essa segunda vitória. Achei a prova muito difícil, cansativa com muitas curvas e lombas, tanto que na última Especial fui mais de boa, mas sempre vale a pena e, agora, quero ir atrás de outras vitórias, comemora a destemida piloto, que é incentivada e acompanhada de perto pelo pai, o multicampeão dos ralis Edu Piano, que desta vez, não competiu.

Parabéns filha, cada vez evoluindo mais!, diz o pai orgulhoso. Ver a felicidade de um filho e poder possibilitar isso a ele é na verdade a minha felicidade também. Saber que Nicole está cada vez mais envolvida com o esporte que escolhi, há quase 30 anos, não tem preço, ressalta Piano.

Em processo de aprendizado, Nicole vai se adaptando as reações do UTV, entendendo a leitura de terreno e pouco a pouco ganhando ritmo de prova e quilometragem, enquanto isso marca pontos para o campeonato. Em julho, a dupla Nicole/Ruivo venceu o Rally Cuesta Off-Road, na categoria.

É muito bom contribuir para o desenvolvimento da Nicole, estou feliz por isso. Ela conseguiu completar as quatro Especiais sem problemas ou sustos. Foi bem positivo mais essa experiência, pois conquistou pontos para a campeonato e está de parabéns, afirma Ruivo, que conheceu Edu Piano na década de 90 durante trilhas de jipe na Serra da Cantareira em São Paulo. É muito bacana o Edu ter confiado em mim para andar com seus filhos. O primeiro rali do Nathan (filho mais velho na época com 16 anos), em 2018, também naveguei para ele e, agora fiz a segunda prova com a Nicole, conta.

Vale lembrar, que Piano é o primeiro piloto com origem nos jipes a ser campeão (2005) na geral dos carros do Sertões, e de lá pra cá, contabiliza oito títulos no maior rali das Américas.

LEIA MAIS:  Rally Jalapão abre inscrições para a sua 10ª edição

O Rally Serra Azul teve quatro Especiais de 55 quilômetros e foi válida pelas 7ª e 8º etapas pelo Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, na região de Pardinho, no interior paulista. Resultados completos: http://chronosat.com.br/res/race.php?mod=3

Sobre a equipe – Com 21 anos, a Território Motorsport, com sede em Tatuí/SP, é uma das equipes mais tradicionais no Rally Cross Country brasileiro. Chefiada pelo piloto Edu Piano (oito vezes campeão do Rally dos Sertões: um na geral dos carros, seis nos caminhões e um nos UTVs), durante 12 temporadas (2002 a 2014) a equipe representou a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport e conquistou oito títulos no Caminhões no Sertões. Entre 2011 e 2014, a equipe foi a oficial da Troller na competição. Com a Troller Racing/Território Motorsport, o time sagrou-se bicampeão da prova na Production T2. Movido a desafios, a partir de 2016, Piano passou a desenvolver UTVs (Can-Am Maverick X3) para competição e, desde então, a equipe disputa os Campeonatos Brasileiros de Rally Baja e Rally Cross Country, além do Sertões. Em 2018, Edu Piano/Solon Mendes foram Campeões do Sertões nos UTVs (Over 45), o que lhes garantiu o primeiro título na categoria e o sétimo da dupla recordista da competição. No Sertões 2019 o resultado da equipe foi: Piano/Mendes (vice-campeões na UTV Over Pró), Lélio Junior/Weberth Moreira (vice-campeões UTV Super Production) e Rodrigo Luppi/Flavio Bisi (4º na UTV Over Pró). Piano, ao lado de Fausto Dallape, foi Campeão da Mitsubishi Cup 2019, na L200 Triton Sport R e conquistou seu tetracampeonato. Rodrigo Luppi encerrou 2019 como vice-campeão do Campeonato Sertões Series, na UTV Pró, enquanto Lélio Júnior e Moreira foram Campeões do Sertões Series e Vice-Campeões Brasileiros de Rally Cross Country (UTV Super Production).

LEIA MAIS:  Rally Minas Brasil 2023 está com as inscrições abertas

A Território Motorsport em apoio da SFI CHIPS. Para conhecer mais sobre a equipe: www.territoriomotorsport.com.br, Facebook: @territoriomotorsport4x4, Instagram: @territoriomotorsport e Twitter @territorio4x4


FONTE: MSuzuki Comunicação – FOTO: DIVULGAÇÃO