A temporada 2025 do rally brasileiro começa em grande estilo com o Rally RN 1500, disputado entre os dias 8 e 11 de abril. O evento cruza os estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte, em um percurso desafiador de de 1.171,62 km, dos quais 863,7 são de Especiais Cronometradas, repleto de terrenos variados que testam ao máximo a resistência, habilidade e precisão dos competidores e de suas máquinas.
Neste ano, o Rally RN 1500 ganha destaque ao integrar o Campeonato Latino-americano de Rally Raid, sob homologação da Federação Internacional de Motociclismo Latino-americana (FIM-LA), reforçando seu status como uma das competições mais importantes da modalidade. A prova contará com as principais equipes e pilotos de rally do Brasil.
Na categoria Moto 1, Adrien Metge, atual campeão brasileiro e do Sertões, lidera a equipe Yamaha IMS Rally Team ao lado de Gabriel Lucas Soares, o “Tomate,” estreante na categoria após conquistar o título da categoria Moto 2 em 2024. Os dois vão acelerar a Yamaha WR450F. A equipe Honda Racing também promete desempenho de alto nível com o argentino Martin Duplessis já familiarizado com as provas nacionais e agora terá ao seu lado na categoria o experiente francês Romain Dumontier, que já disputou uma temporada de enduro no Brasil (2019), e agora se dedica ao rally, tendo várias participações no Dakar. Duplessis e Dumontier aceleram a Honda CRF 450RX.
Mais um ano vai começar, estou muito feliz em voltar às competições, voltar a competir. Está tudo certo com o time, o Tomate [Gabriel Soares] entrou na equipe, isso é muito legal, uma pessoa bem bacana. Estamos preparados e eu sempre vou tentar o meu melhor, tentar conquistar mais um título do RN 1500, explicou Adrien Metge, o atual campeão brasileiro de Rally Raid, piloto da Yamaha IMS Rally Team.
Na categoria Moto 2, Gabriel Brunning, da Yamaha IMS Rally Team, já tem a experiência de alguns anos no rally e vai acelerar a Yamaha WR450F O piloto vai disputar o título da temporada com um estreante na modalidade, o capixaba Bruno Crivilin, que faz sua estreia no rally pela equipe Honda Racing com a CRF 450RX e será um dos nomes a serem observados. Com uma carreira vitoriosa em várias modalidades (12 títulos brasileiros de enduro, vitórias nas principais provas de Regularidade no país e até uma vitória no Red Bull Romaniacs, o mais difícil Hard Enduro Rally do Mundo), Crivilin agora busca novos desafios. Os dois também enfrentam o piloto da Gas Gas na categoria Moto 2, João Maurício Torres.
Bruno Crivilin falou do seu novo desafio:
Esse ano estou com uma missão mais desafiadora, acho que é um momento chave na minha carreira. Continuo no Enduro, mas a grande novidade é que eu vou começar a fazer as competições de Rally também, uma modalidade nova. Eu já vinha pensando nisso há alguns anos, mas acho que tem que ser tudo no seu tempo. Estou me preparando o máximo e estou confiante. Vamos para cima nas duas modalidades – no Rally com mais calma, porque é ano de adaptação.
A categoria Moto 3 terá como destaque o capixaba Thiago Wernersbach, que faz a transição para motos importadas pilotando a Honda CRF 450RX. Seu principal rival será o catarinense Flaviano Tiepo, da IMS Rally Team.
Já na Moto Over 45, o experiente piloto catarinense Ricardo Martins, o “Bob,” estreia como embaixador da Yamaha Tenere 700, competindo ao lado da também experiente Moara Sacilotti, que nesta temporada acelera uma Kawasaki KX450X.
A Ténéré 700 está se mostrando muito confiável e eu estou ajustando agora os detalhes para o rally cross raid. O objetivo é fazer um bom rally junto com a equipe e vamos trabalhar e fazer o possível, disse o campeão do Sertões 2020, Ricardo “Bob” Martins.

O piloto “local,” João Alfredo Alves, é o favorito na categoria Moto Brasil. Nascido em Currais Novos, sede da terceira etapa do RN 1500, Alves terá a torcida a seu favor.
Além das disputas acirradas, o Rally RN 1500 mantém seu DNA de rally raiz, proporcionando um percurso técnico e emocionante para os competidores.
Sobre o Rally RN 1500
O 27º Rally RN 1500 é realizado pela KTC Produções, com supervisão da FIM-LA e CBM. A competição conta com o suporte de governos estaduais, prefeituras locais e diversas empresas parceiras, reafirmando sua relevância como um dos mais tradicionais eventos de rally no Brasil.
Tem apoio do Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Emprotur e Detran/RN, Prefeitura de Cabaceiras, Prefeitura de Currais Novos e Prefeitura de São Miguel do Gostoso. Parcerias especiais da Vela Incorporadora, Sebrae/RN, Dafonte Polaris, Trajano Reboques, Aquacoco, Amortecedores Off Shox, Prefeitura de Caruaru e Prefeitura de Acari. O Apoio institucional fica por conta do Governo da Paraíba, Governo de Pernambuco, Prefeitura de Acari, Prefeitura de Lajes, Prefeitura de Cerro Corá, Prefeitura de Frei Martinho (PB), Prefeitura de Carnaúba dos Dantas, Prefeitura de Touros. O Suporte é da Escola e Escritório, Armação Propaganda, RádioCom, Sidy’s TV, DFotos, Ruma TV e 2S Sports.
Programação – Rally RN 1500 2025
8/4 – Terça-feira
Prólogo
Etapa 1 – Descendo as serras para o Cariri
Caruaru/PE | Santa Cecília/PB | Cabaceiras/PB
Deslocamento Inicial: 81,82 km
Especial Cronometrada: 231,62 km
Deslocamento Final: 1,43 km
Dia longo, com serras, sinuoso, rápido, pedras, Sertão do Cariri
19h30 – Briefing
9/4 – Quarta-feira
Etapa 2 – Entre Sertões do Cariri ao Seridó
Cabaceiras/PB | Soledade/PB |Carnaúba dos Dantas/RN | Currais Novos/RN
Deslocamento Inicial: 17,49 km
Especial Cronometrada: 218,10 km
Deslocamento Final: 45,73 km
Dia duro, com serras, sinuoso, rápido, pedras, Sertão do Cariri
19h – Briefing
10/4 – Quinta-feira
Etapa 3 – Seridó, o caminho das pedras
Currais Novos/RN | Acari/RN | Florânia/RN | Currais Novos/RN
Deslocamento Inicial: 41,66 km
Especial Cronometrada: 178,74 km
Deslocamento Final: 40,52 km
Dia do mais puro sertão de pedra: piso duro, sinuoso, pedras, pedras
19h – Briefing
11/4 – Sexta-feira
Etapa 4 – O Sertão vai virar mar
Currais Novos/RN | Bodó/RN | Jandaíra/RN | Galinhos/RN | São Miguel do Gostoso/RN
Deslocamento Inicial: 62,65 km
Especial Cronometrada: 235,24 km
Deslocamento Final: 16,62 km
Grande variedade de terrenos: serra, sertão, vales, dunas. Areia até o fim da prova
17h – Festa “Tardezinha RN 1500”
19h – Cerimônia de Premiação
Distância Total: 1.171,62 km
Total das Especiais Cronometradas: 863,70 km
* Programação fornecida pela organização / Sujeita a alterações
FONTE: CBM