Rally Jalapão: Areia, lombas, erosões e desafios no 2º dia da Bianchini Rally no Tocantins




Após duas etapas, alguns pilotos e duplas começam a se destacar. João Paulo Fornazari é vice-líder na MT3 no acumulado. Já nos UTVs, Richard Fliter/André Munhoz estão na vice-liderança na UT1 e Marcos Finato/Guilherme Holanda sobem para 2º na UOV

Que os competidores da Bianchini Rally estão se divertindo nas areias do Jalapão não se pode negar, mas desafios e perrengues também fazem parte da prova que abriu a temporada do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. No segundo dia do 7º Rally Jalapão/Sertões Series a Especial (trecho cronometrado) foi em laço, com largada e chegada em São Félix do Tocantins. Apesar de mais curta (187 km), foi bem técnica com muitas erosões, sequência de lombas e areia pesada. Três motos e cinco UTVs da equipe completam a Especial.

João Paulo Fornazari #19 (Honda CRF 450RX) fechou o dia em 4º na Moto 3 (2h34m44s) e é vice-líder da categoria no acumulado. Rodrigo Sallum #23 (Husqvarna FE450) em 5º na Moto 1 (2h44m01s) e está em 5º na categoria no acumulado. Luiz Fernando Nutti #16, o Acoxa, (Kawasaki eKLX 450R) ficou em 5º na Moto Over 45 (3h24m03s) e ocupa a 5ª colocação no acumulado da categoria. Já Cristiano Pressi #15 (Husqvarna FE450) teve problemas no motor e precisou abandonar a etapa e está em 9º no acumulado da Moto 3.

Nos UTVs, após duas etapas, Richard Fliter/André Munhoz #105 estão na vice-liderança na UT1. A dupla fechou em 4º na categoria e 9º na geral (2h19m01s). Gustavo Zanforlin/Marcos Panstein #135 terminaram em 7º na UT2 (2h20m49s) e subiram duas posições na classificação e estão em 7º na categoria. Marcos Finato/Guilherme Holanda #150 com o 3º lugar na UOV (2h29m41s) no dia, são vice-líderes da categoria no acumulado. Também na UOV Pedro Arna/George Araújo Filho #152 seguem em 6º no acumulado e concluíram a Especial em 6º na categoria (3h12m49). Devido ao problema no UTV no primeiro dia, Eduardo Teixeira/Túlio Taniguchi #159 não largaram para a segunda etapa e estão em 9º no acumulado na UOV.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Adrien Van Beveren fratura a clavícula no Dakar

Quem está fazendo um rali para se divertir e sem focar em resultados é o piloto Sylvio de Barros #160. Depois de acelerar nos UTVs (com Rafael Capoani) na primeira etapa, nesta quinta-feira, foi para categoria Motos, mas faltando aproximadamente 1 km para o final da Especial, a moto teve um problema mecânico e não completou. Para penúltima etapa volta a andar nos UTVs. Todos competem com Can-Am Maverick X3.

Nesta sexta-feira (18), os competidores largam para penúltima etapa do rali, na Especial mais longa desta edição, com 298 km, ainda em São Félix e será laço também. Até sábado serão percorridos 1.423 km, sendo 909 de trechos cronometrados.

P.S. – Resultados completos da Chronosat pelo aplicativo do Sertões para IOS e Android: http://sertoes.com/ios ou http://sertoes.com/android. Mais informações sobre a prova no www.arenarally.com.br

Depoimentos de alguns pilotos e navegadores sobre a 2ª etapa:

Apesar do trajeto menor, o dia foi mais pesado que ontem, com muita ondulação, para mim que não estou acostumado com areia. Mas fiquei feliz com o resultado (2º no acumulado da MT3) e a cada dia melhorando. – João Paulo Fornazari (Pederneiras/SP)

A prova está com alto nível técnico, com muita dificuldade e bastante competitiva entre os pilotos. Consegui regular a moto melhor e andei muito bem na areia e na navegação, o que resultou em ganho de posições e isso foi positivo para o resultado no acumulado. – Rodrigo Sallum (Catanduva/SP)

A Especial foi fantástica, tudo o que o Jalapão tem estava na especial hoje. Mas devido ao regulamento, não pude abastecer e tive que andar no final a 40 km/60 km/h e perdi várias posições. Foi um dia para chegar e consegui completar. – Luiz Fernando Nutti (Acoxa)/SP

Muito legal a Especial. A cada dia aprendo um pouco mais sobre os UTVs, tanto que andei mais rápido do que ontem. Mas tivemos um pneu furado, o que nos custou alguns minutos de prova. E amanhã teremos uma Especial mais longa e está sendo bem divertida essa minha estreia na categoria. – Marcos Finato (Barueri/SP)

Essa 2ª etapa foi ótima, uma Especial sensacional com muitos caracóis (sequência de lombas). E, ainda, subimos seis posições na classificação do acumulado. Amanhã tem mais! – Gustavo Zanforlin (Barueri/SP)

A Especial foi sensacional, extremamente prazerosa e ainda temos dois dias. A navegação está muito legal, alguns pontos bem travados que exigem bastante atenção, mas a planilha está perfeita, bem desenhada e com a novidade de já vir pintada tem ajudado muito. – André Munhoz, navegador de Richard Fliter (São Bento do Sul/SC)

A Bianchini Rally/Power Husky, com sede em Alphaville/Barueri, tem patrocínio da Rock, Army, Borilli Racing e apoio da Hupi, McDonald Pelz, O Mundo de Maria, Bull Sertões, Vedacit, XRally Team, Máfia do Rally e Petrolam.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Monster Energy Honda Rally Team pronta para o Dakar

Mais informações sobre a equipe: www.bianchinirally.com.br, Facebook @equipebianchinirally e Instagram @bianchinirally

Programação do 7º Rally Jalapão/Sertões Series:

3ª Etapa: Sexta-feira, 18/06 – São Félix (TO) / São Félix (TO)
DI – 0,00 km/TE – 298,50 km/ DF – 0,00 km
TOTAL – 298,50 km
7h00 – Largada – Motos, Quadris e UTVs – Parque de Apoio
20h00 – Briefing CBM e CBA – Centro de Eventos de São Félix

4ª Etapa: Sábado, 19/06- São Félix (TO) / LEM (BA)
DI – 0,00 km/ TE – 212,44/ DF – 256,86 km
TOTAL – 469,93 km
6h00 – Largada – Motos, Quadris e UTVs – Parque de Apoio
15h00 – Premiação
Local – Vila Panambi, próximo de Mateiros/TO

TOTAL GERAL ROTEIRO – 1.423,23 km

*Informações sujeita a alteração


FONTE: MSuzuki Comunicação – FOTO: Nelson Santos Jr/PhotoAction