Rally dos Sertões voltará ao Jalapão em 2018




Durante evento na sexta-feira (17/11) com patrocinadores para anunciar os resultados de exposição na imprensa e nas redes sociais, a organização de um dos maiores ralis do mundo apresentou um pré-roteiro para a edição do ano que vem. A 26.ª edição da prova será realizada de 18 a 25 de agosto de 2018 entre Goiânia e Fortaleza.

O encontro reuniu jornalistas e parceiros de mídia, comerciais no MIT Point, espaço criado pela Mitsubishi no luxuoso Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

O Rally dos Sertões 2018 terá sete etapas e deve passar pela Bahia, Tocantins, Maranhão e Piauí, além de Goiás e Ceará. Os melhores pilotos e navegadores do País percorrerão cerca de 3.530 quilômetros, sendo 2.130 quilômetros cronometrados. O roteiro está 90% pronto, restando apenas algumas definições de logística.

“Características originais do Rally dos Sertões”

Roteiro do Rally dos Sertões 2018

O diretor-geral do Rally dos Sertões, Marcos Moraes, ressaltou as peculiaridades do trajeto, com muitas belezas naturais, mas que vão exigir das máquinas e dos pilotos e navegadores, com nível técnico sempre crescente.

“Passaremos por estados fantásticos, num roteiro com características originais do Rally dos Sertões e grandes desafios pela frente. Terá um pouco de tudo: serras, areias pesadas, como o Jalapão (TO), a pura caatinga…”

O Rally dos Sertões movimenta as cidades por onde passa. A megaestrutura da prova possui 1.700 pessoas diretamente envolvidas, entre competidores, equipes de apoio, imprensa e organização.

“No movimento de uma cidade para outra, geralmente pequenas, o Sertões provoca um aumento significativo no giro da economia local, como o consumo de produtos e serviços, hotelaria, restaurantes, autopeças, combustíveis. Isso ajuda toda uma cadeia produtiva e a população local naquele período”, afirma Moraes.

Categoria ‘Self’ é novidade para 2018

Para atrair mais competidores, o Rally dos Sertões traz novidades para 2018. Além das tradicionais categorias Carros (cross country e regularidade), Motos, Quadriciclos e UTVs, haverá a modalidade ‘Self’ para motos.

LEIA MAIS:  Rally de Inverno: Jérémy Dubois é o campeão nos quadriciclos e mantém liderança no campeonato

O piloto irá sem equipe de apoio (o que reduz custos viagens, alimentação, passagens de avião, inscrição e hospedagem). Ao fim do dia, o próprio piloto terá de fazer a manutenção da moto.

“A gente nunca está sozinho. Sempre um ajuda ao outro. Se você precisa de auxílio hoje, pode auxiliar um colega amanhã. Mas nunca um mecânico pode mexer na moto. Por isso é preciso conhecimentos gerais, saber montar e desmontar a moto inteira, por exemplo ”, explica Christian Costantini, piloto inscrito na nova categoria, que vai acelerar uma Honda CRF 450X.

Africa Twin Expedition Sertões 2018

Outra novidade para o Rally dos Sertões é a criação da Africa Twin Expedition Sertões 2018, para clientes da moto Africa Twin, da Honda, de 1000 cilindradas.

Os participantes vão percorrer estradas paralelas à competição, e poderão parar e assistir a passagem dos veículos. Sem contar que a Expedição vai priorizar os passeios a atrações turísticas, como cachoeiras, por exemplo.

“Será uma experiência maravilhosa pelo interior do Brasil, até a chegada à praia de Iracema, em Fortaleza. Só o Rally dos Sertões pode proporcionar esse tipo de experiência”, afirma Roque Mendes, que apresentou a novidade no estande da Honda no Salão Duas Rodas, em São Paulo.

Além da competitividade, Sertões deixa legado social

O Rally dos Sertões é marcado por muita competitividade entre pilotos e navegadores. Mas também deixa legado social por onde passa. Os voluntários da S.A.S. Brasil (Saúde e Alegria no Sertões), entidade parceira da prova, fizeram 5.100 atendimentos na 25.ª edição, realizada neste ano.

Foram realizadas 475 cirurgias (ginecológicas, odontológicas e dermatológicas) e distribuídos cerca de 500 óculos, entre outras ações de Saúde, esporte e diversão para as comunidades de Santa Terezinha de Goiás (GO), Alto Garças (MT) e nas aldeias indígenas de Buritizinho, Limão Verde e Aldeinha, todas em Aquidauana (MS).

“A parte social do evento, dirigido para as comunidades carentes, é mais um diferencial do Rally dos Sertões”, comenta Marcos Moraes.

Em iniciativa de sustentabilidade, foram plantadas 124 mudas de espécies nativas para compensar a emissão de carbono durante a caravana.

LEIA MAIS:  Sertões: Ricardo Martins é o 7o na classificação geral

Maior exposição

Na apresentação dos resultados para os patrocinadores, Roque Mendes, diretor comercial da Dunas Race, organizadora da competição, destaca o crescimento da visibilidade do Sertões.

“O retorno de mídia de 2017 mais do que dobrou em relação ao ano anterior, passando de R$ 22 milhões no ano passado para R$ mais de 50 milhões neste ano o retorno de mídia. O Rally dos Sertões se consolida cada vez mais e cresce a cada edição. Também tivemos um crescimento vertiginoso em nossas plataformas digitais, como o canal do YouTube, Instagram, Facebook e Twitter”, conclui Roque.

Inscrições para o Rally dos Sertões estão abertas

As inscrições para a 26.º edição o Rally dos Sertões estão abertas desde o dia 2 de outubro. Até 30 de novembro, os participantes contam com preços promocionais, descontos vantajosos e parcelamento em até 10 vezes sem juros (dependendo da categoria).

Como fazer a inscrição para o Rally dos Sertões 2018:
Dunas Race – site oficial: www.sertoes.com
E-mail: sabrina@dunas.com.br
Mais informações: (011) 4191-0133

O Rally dos Sertões tem patrocínio de Mitsubishi, Honda, Divino Fogão, Petrobras Grid, Lubrax e Caixa. Supervisão da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).


FONTE: VIPCOMM