RALLY DO MARROCOS: Quintanilla vence a corrida, Walkner é o Campeão Mundial 2021




Matthias Walkner da KTM Factory Racing garantiu seu segundo título do Campeonato Mundial de Cross-Country Rallies com o segundo lugar no Rallye du Maroc 2021 – Pablo Quintanilla da Honda vence o rally em Marrocos, enquanto Daniel Sanders leva seu primeiro pódio com a GASGAS.

Chegando ao Rally do Marrocos com 20 pontos de vantagem no topo da classificação do campeonato, Matthias Walkner precisava de um forte desempenho na penúltima rodada para conquistar seu segundo título mundial de Ralis Cross-Country.

Depois de voltar de um péssimo dia três, Walkner ainda tinha muito trabalho a fazer quando o quinto e último dia foi encurtado para apenas 166 quilômetros pelos organizadores. Isso significou tempos muito próximos em todo o campo com Pablo Quintanilla indo para casa em primeiro lugar no dia, Walkner fez o suficiente com o oitavo tempo mais rápido para terminar em segundo lugar geral para o evento e garantir o 2021 FIM Cross-Country Rallies World Championship.

Tem sido um rali super legal para mim. Disse Walkner. Comecei esta manhã com a esperança de ganhar, mas cometi um pequeno erro na metade que talvez tenha me custado um minuto, mas foi o suficiente na etapa reduzida para perder.

O segundo lugar geral é ótimo e ganhar o título do campeonato mundial é incrível. A equipe tem sido ótima o ano todo, então, um grande obrigado a eles. É hora de relaxar agora e realmente aproveitar o momento. 

Das três rodadas do campeonato disputadas até agora em 2021, Walkner mostrou consistência terminando como vice-campeão no Rally de alta velocidade do Cazaquistão, antes de vencer nas condições contrastantes do épico Rally Silk Way, realizado na Rússia há menos de um mês mais tarde. O resultado da P2 no Marrocos foi o suficiente para garantir o título uma rodada mais cedo.

LEIA MAIS:  Yamaha é campeã do Sertões 2023 na Moto2 com o piloto Gabriel Bruning

Quintanilla consegue vitória em sua estreia na Honda

Depois de algumas trocas de equipes de alto nível entre os melhores pilotos após o Dakar 2021, Pablo Quintanilla chegou ao Rally do Marrocos enfrentando seu primeiro desafio real para a Monster Energy Honda Rally Team. O chileno adaptou-se rapidamente à máquina HRC e conseguiu a sua primeira grande vitória em condições semelhantes às do Dakar e à frente dos seus companheiros de equipe Honda mais experientes (com esta moto).

Estou muito feliz com a vitória. Diz Pablo. Foi uma semana muito difícil e quero agradecer a toda a equipe pelo excelente trabalho que fizeram. Foi fantástico para nós. Pessoalmente, senti-me muito confortável, estava a rodar a um bom ritmo, com uma boa navegação e isso é muito bom para a minha confiança. Também estou muito motivado para o próximo objetivo, que é o Dakar. 

A contagem da equipe Honda terminou com três vitórias em etapas no Marrocos, onde teve um forte desempenho coletivo. Aliás, a última vitória da Honda no Marrocos foi conquistada por Paulo Gonçalves na edição de 2013.

Sanders leva o primeiro pódio do Campeonato Mundial

Daniel Sanders garantiu o terceiro lugar geral e com ele o primeiro pódio da GASGAS no Campeonato Mundial de Ralis Cross-Country da FIM.

Depois de alguns problemas no dia três, o australiano deu a volta por cima nas duas últimas etapas, aumentando seu ritmo e se aproximando rapidamente do líder para completar o rali a pouco mais de cinco minutos de Walkner.

Abrir a fase final foi muito legal. Disse Sanders. Depois de cerca de 80 quilômetros, a navegação ficou um pouco mais complicada, então tive que diminuir meu ritmo para ter certeza de que estava no caminho certo. Na verdade, tive uma pequena queda nas dunas, mas me levantei rápido e direto em um ritmo decente. Estou muito feliz por ter terminado em terceiro nesta fase após a abertura e, no geral, foi uma ótima semana. Terminar com um pódio e garantir o primeiro resultado para a GASGAS no campeonato mundial é muito legal. 

Foi por pouco, Ricky Brabec da Honda também estava tentando chegar ao pódio, mas com tempos quase idênticos aos de Sanders na etapa final, o americano não fez terreno no último dia e terminou em quarto à frente de Adrien Van Beveren em quinto na Yamaha.

LEIA MAIS:  Na segunda etapa do Rally Jalapão, pilotos bLU cRU vencem nas categorias Moto2 e MOV

Classificações – Rally du Maroc 2021 após 5 etapas

1. Pablo Quintanilla (CHI), Honda, 16:26:51

2. Matthias Walkner (AUT), KTM, 16:28:50 +1: 59

3. Daniel Sanders (AUS), GASGAS, 16:32:18 +5: 27

4. Ricky Brabec (EUA), Honda, 16:34:05 +7: 14

5. Adrien Van Beveren (FRA), Yamaha, 16:44:52 +18: 01

A próxima corrida antes do Dakar 2022 é o Abu Dhabi Desert Challenge, que acontece de 6 a 12 de novembro.