Rali, que será disputada inteiramente no Peru em 2019, usou redes sociais para anunciar percurso da edição 2019
E a competição não trará surpresas, com areia e dunas como protagonistas indiscutíveis. O rali sairá no dia 7 de janeiro de Lima rumo a Pisco.
De lá seguirá, como neste ano, a San Juan de Marcona para se dirigir a Arequipa. Em vez de cruzar a fronteira, como em janeiro passado, o rali terá duas etapas Maratona diferentes em seu quarto dia: um com final em Moqueagua e outro com final em Tacna, no extremo sul do país.
De lá, o Dakar voltará a Arequipa, com o dia de descanso marcado para 12 de janeiro, após as cinco primeiras etapas.
Os loops serão protagonistas da segunda semana, com um em San Juan de Marcona (7ª etapa) e outro em Pisco (9ª etapa), para terminar em 17 de janeiro, com a 10ª etapa indo de Pisco para Lima.
A ASO parece não ter conseguido introduzir a parte norte do país em sua jornada e optou pela repetição da zona de 2018, mais o último trecho sul do território peruano.
No total, o rali terá cerca de 5 mil quilômetros (3 mil cronometrados), segundo a organização, e terá 70% do percurso em dunas.
Etapa a etapa do Rally Dakar 2019
6 de janeiro: Pódio de partida em Lima
7 de janeiro: Etapa 1 – Lima-Pisco
8 de janeiro: Etapa 2 – Pisco-San Juan de Marcona
9 de janeiro: Etapa 3 – San Juan de Marcona-Arequipa
10 de janeiro: Etapa 4 (Maratona) – Arequipa-Moquegua (motos e quadriciclos) e Arequipa-Tacna (carros, caminhões e SUVs)
11 de janeiro: Etapa 5 (Maratona) – Moquegua-Arequipa (motos e quadriciclos) e Tacna-Arequipa (carros, caminhões e SUVs)
12 de janeiro: dia de descanso em Arequipa
13 de janeiro: Etapa 6 – Arequipa-San Juan de Marcona
14 de janeiro: Etapa 7 – San Juan de Marcona – San Juan de Marcona
15 de janeiro: Etapa 8 – San Juan de Marcona-Pisco
16 de janeiro: Etapa 9 – Pisco-Pisco
17 de janeiro: Etapa 10 – Pisco-Lima
FONTE: MOTORSPORT