Quintanilla vence a 9ª etapa, Brabec no controle




Pablo Quintanilla afirmou no final da 7ª etapa, que se atrasou na parte final para poder largar mais de trás na etapa seguinte para recuperar mais tempo sobre Brabec, tentando assim diminuir a diferença que o separa da liderança. Assim o disse, melhor o fez, Pablo Quintanilla largou hoje da 8ª posição para a especial e assim conseguiu recuperar algum tempo sobre seus adversários que largaram mais na frente.

Ricky Brabec largou em 5º lugar para a etapa, 6 minutos antes de Toby Price e 9 minutos antes de Quintanilla, o que lhe deveria ser desvantajoso e de fato assim foi. Só que Brabec tinha antes da largada, de uma vantagem de quase 25 minutos, o que lhe dá margem mais do que suficiente para controlar os seus adversários, perdendo algum tempo para eles, mas sempre mantendo uma liderança segura e estável.

Ricky Brabec poderá nas próximas 3 etapas remanescentes, continuar a manter uma estratégia inteligente, que lhe permite controlar os seus adversários sem assumir riscos. Os riscos, quem os tem que assumir agora é precisamente Pablo Quintanilla e Toby Price, algo que já fizeram hoje, conquistando os primeiro e segundo lugares da etapa 9, respectivamente.

Só que Ricky Brabec continua a andar muito forte, conseguindo o 4º lugar da etapa e apenas cedendo 3m55s para o chileno da Husqvarna e 2m para o australiano da KTM.

Portanto tudo segue favorável às pretensões de Ruben Faria, o ex-piloto português que assumiu a direção da equipe Monster Energy Honda Team, pelos vistos com grande competência. Sentimos, desde o inicio do rali, que a Honda estava a atuar em bloco. Durante algumas etapas conseguiu posicionar 4 motos no top5 e mesmo assim, aproxima-se agora do final do rali com 3 motos nos 5 primeiros lugares, em 1º, 4º e 5º precisamente.

LEIA MAIS:  Rally de Inverno: Gabriel Soares (Moto) e Kaique Bentivoglio (UTV) são os campeões da edição 2022

Mas tudo está em aberto ainda, pois uma avaria ou queda de Brabec (como aconteceu em 2019) representará uma reviravolta que colocará vários pilotos na luta, entre Quintanilla (2º) e Cornejo (5º) a diferença é de apenas 8m30s…o que pode ser mudado em 3 etapas.

Aliás, Quintanilla amanhã larga na frente, seguido de Toby Price e os dois vão provavelmente perder tempo para Barreda, Cornejo da Honda que partem mais de trás….e seguramente também perderão para Brabec se este continuar em ritmo forte.

RESULTADOS DA ETAPA

ACUMULADO


FONTE: MOTOSPORT