Com a presença de um dos maiores públicos já registrado em provas do velocross rondoniense, no último fim de semana, a pista do Municipal de Colorado do Oeste foi palco de mais um grande show de emoção e adrenalina com a realização da Etapa de Abertura do Campeonato Estadual de VX 2013. Um número bastante expressivo de pilotos porporcionou o espetáculo, com pegas acirrados a cada bateria, levando ao delírio o poúblico que lotou as arquibancadas e demais espaços em volta do pista. Claudio Barbizan # 12, Marcos Cezar # 123, Gabriel Aleixo # 44, Felipe Carvalho # 112 e Rodrigo Selhorst # 8, foram os campeões da prova nas respectivas categorias VX4, VX3, 150cc, Força Livre Nacional e VX Especial Importadas.
A festa promovida pela Prefeitura de Colorado do Oeste atraves da Secretria Municipal de Esporte, Lazer e Turismo – Semelt, e sob coordenada da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR, foi prestigiada também por diversas autoridades locais como o prefeito Anedir Carlos Pereira (PP) e o vice Josemar Beatto, além de secretários e vereadores. Numa pista medindo 820 metros de extensão e traçado de velocidade rápida, mas projetada visando a segurança dos pilotos, a cada categoria disputada, o grande número de motos participantes proporcionavam pegas emocionantes.
Barbizan vence com sobra na VX4
Após os treinos livres do sábado à tarde, onde já era grande o número de motos na pista, a prova recomeçou no domingo pela manhã com uma grande movimentação, com os pilotos treinando forte no warm-up em busca de garantirem os melhores tempos para a largada. Largando com um total de 28 motos, a disputa começou ainda pela manhã com os pilotos veteranos das categorias VX3 e VX4, correndo paralelamente. Entre os participantes da VX4 para pilotos acima de 40 anos, a vitória foi tranquila do vilhenense Claudio Barbizan # 12 (Moto Sport), que venceu com facilidade as duas baterias, chegando inclusive à frente dos pilotos da VX3.
Marcos Cezar é o mais rápido da VX3
Entre os participantes da VX3 para competidores entre 35 e 40 anos, Osmar Canale # 68 (Star Motos), piloto da casa e que brigou pelo título da categoria nas últimas temporadas, não teve muita sorte na prova, largando mal na primeira bateria e depois de dois tombos acabou abandonando a pista ainda nas primeiras voltas. Na segunda bateria, Osmar ainda chegou a brigar pelas primeias posições, mas errou novamente o traçado e somente ternimou na sétima posição. Valdinei Corrêa # 115 (F1 Terraplenagem) de Pimenta Bueno e Marcos Cezar # 123 (Orleans/Imobiliária Ideal), de Vilhena, se revezaram nas primeiras posições, com Marquinhos levado a melhor.
Gabriel Aleixo mostra evolução e conquista a 150cc
Em mais uma prova de muito equilibrio, a disputa da categoria 150cc foi marcada para um duelo forte, principalmente entre os pilotos Gabriel Aleixo # 44 de Cacoal, Josimar Finotti # 444, também de Cacoal, Juliano Correa # 22 de Espigão do Oeste, Joel Francisco # 903 de Cacoal e Fabrício Moreira # 50 de Porto Velho. Mostrando grande performance e evolução nas pistas, o pequeno Gabreil Aleixo “Malinha”, agora sendo treinando pelo experiente Alberto Maschio, o “Brizola”, fez uma corrida perfeita, vencendo as duas baterias, ambos com boa vantagem para o segundo colocado. Na primeira bateria, Gabriel “Malinha” deixou para tras o porto-vehense Fabrício Moreira, enquanto na segunda, depois de largar em sexto, o pareo inicial foi com Josimar Finotti, que liderou parte da prova, até ser ultrapassado pelo lider Gabrielzinho. Com problema de motor na penultima volta,Josimar caiu ainda para asexta posição.
Felipe Carvalho retorna vencendo em grande disputa
A disputa da categoria Força Livre Nacional, além de levar a pista o maior número de motos, 35 inscritas, foi também a que porporcionou mais bonito e acirrado duelo pela primeira posição. Retornando as pistas após ter ficando ausente na última temporada, o jovem Felipe Carvalho # 112, de Rolim de Moura, mostrou que apesar de um pouco fora de forma, ainda mantém o estilo aguerrido de pilotar. Felipe que chegou atras de Fabrício Moreira # 50, na primeira bateria, veio para a segunda bateria com mais determinação, protagonizando uma das moires disputas com Fabrício Moreira. Principalmente após metade da prova, os dois pilotos passaram a brigar curva a curva, se alternando de posições a cada volta, o que levantou o público presente nas arquibancadas, aplaudindo muito a emoção porporcionanda pelos dois pilotos. Numa chegada das mais disputadas, para aumentar a emoção da plateia, Felipe recebeu a bandeirada com Fabrício na sua cola.
Na disputa com Vitinho, Rodrigo leva VX Especial
Contando com mais de 20 motos inscritas, a disputa da categoria VX2 Especial para motos Importadas foi marcada pela disputa entre o arrojado Victor Carlos # 4 (Posto F1/Expresso Cacoal) e o experiente Rodrigo Selhorst # 8 (Decar Auto Peças/MegaBom Sorvetes), campeão rondoniense de MX2. Com tudo, Vitinho não quis saber de papo e nas duas baterias da VX Especial, fazendo boa largada e liderando a prova por algumas voltas. Porém a experiencia, técnica de pilotagem e condicionamento físico de Selhorst fez a diferença para o campeão brasileiro de 2008, que pressionou até ganhar a ponta e liderar a corrida até a bandeirada final. A grande surpresa na prova foi a chegada do pequeno Gabriel Aleixo # 44 na quarta posição, à frente pilotos bem mais acostuado as pistas.
Secel fiscaliza estruturas em eventos de motociclismo
Pela primeira, durante as duas últimas provas de MX e VX, uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer – Secel se fez presente em um evento promovido pela Federação de Motocilismo de Rondônia – FMR, para fiscalizar ações realizadas com recursos garantidos atraves de convênios do Governo do Estado. Nos dias 14 e 15 de setembro, a equipe da Secel esteve na cidade de Machadinho do Oeste para conferir as estruturas oferecidas durante a realização da Etapa de Abertura do Campeonato Estadual de Motocross 2013. Já no último fim de semana, a Secel enviou nova equipe para fiscalizar itens do convênio para o Campeonato estadual de Velocross, etapa de abertura em Colorado do Oeste.
A Etapa de abertura do Campeonato Rondoniense de Velocross 2013 aconteceu numa realização da Federação de Motociclismo de Rondônia – FMR em parceria com a parceria da Prefeitura de Colorado do Oeste, Governo de Rondônia e Honda. Apoio senador Valdir Raupp, deputado federal Moreira Mendes, deputados estaduais Luizinho Goebel, Neodi Carlos, Jean Oliveira, Kaká Mendonça, Maurão de Carvalho, Glaucione Rodrigues, Valdivino Tucura e Edson Martins.
Resultado geral da 1ª Etapa do estadual de Velocross 2013
VX4
1º – # 12 – Claudio Barbizan – Vilhena
2º – # 41 – Itanel Vitorino – Espigão do Oeste
3º – 2 – Amarildo “Nikima” José – Espigão do Oeste
4º – # 23 – Ariosvaldo Peres – Espigão do Oeste
5º – # 10 – Edenilson Passarello – Monte Negro
VX3
1º – # 68 – 123 Marcos Cezar – Vilhena
2º – # 88 – Valdinei Correa – Pimenta Bueno
3º – # 07 – Jefferson Lins – Espigão do Oeste
4º – # 5 – Aguinaldo Feliciano – Espigão do Oeste
5º – # 77 – Itamar Tadeu – Cacoal
150cc
1º – # 44 – Gabriel Aleixo – Cacoal
2º – # 903 – Joel Francisco – Cacoal
3º – # 22 – Juliano “Ligeirinho” – Espigão do Oeste
4º – # 444 – Josemar Finotti – Cacoal
5º – # 7 – João Victor Lins – Espigão do Oeste
Força Livre Nacional
1º – # 112 – Felipe Carvalho – Rolim de Moura
2º – # 50 – Fabrício Moreira – Porto Velho
3º – # 44 – Gabriel Aleixo – Cacoal
4º – # 84 –Mateus Zilli – Vilhena
5º – # 2 – Marcos Cezar – Vilhena
VX Especial
1º – # 8 – Rodrigo Selhorst – Cacoal
2º – # 4 –Victor Carlos – Cacoal
3º – # 88 – Valdinei Correa – Pimenta Bueno
4º – # 44 – Gabriel Aleixo – Cacoal
5º – # 77 – Itamar Tadeu – Cacoal
FONTE: FMR