Prólogo abriu programação do Rally Minas Brasil em Araxá




Especial de 5 quilômetros trouxe um gostinho do como será o desafio e definiu a ordem de largada para esta sexta-feira (11). Vitórias de Gabriel Soares (motos); Lucas Moraes/Kaique Bentivoglio (carros) e André Hort/Idali Bossi (UTVs)

Primeiro desafio superado pelos competidores do 4º Rally Minas Brasil, etapa de abertura da temporada 2022 do Brasileiro de Rally Cross-Country CBA e CBM, em Araxá. A quinta-feira (10) reservou a pilotos e navegadores a disputa do prólogo, em um trecho cronometrado de 5,7 quilômetros em uma área de mineração. Além de servir como um aquecimento para o que vem pela frente até sábado (12), o resultado definiu a ordem de largada para a especial desta sexta-feira (11), com 185 quilômetros, atravessando Ibiá, Pratinha e Tapira. O grid conta com 78 veículos entre motos, UTVs e carros.

Nas motos, o percurso curto e intenso do prólogo favoreceu o mineiro Gabriel Soares (o Tomate), formado na escola do Enduro FIM (velocidade). Agora piloto oficial da Honda, ele completou o prólogo em 3min53. Ele foi dois segundos mais rápido que o piloto Túlio Malta (IMS Yamaha Rally Team), outro representante de Minas Gerais.

Começamos com o pé direito. Tive a chance de treinar bastante com a moto, já me sinto totalmente confortável nela. Agora a prova começa de verdade, vamos pra cima, destaca Tomate.

Nos UTVs, André Hort e Idali Bosse (Can-Am/MH Racing) levaram a melhor em um grid de 46 máquinas. E venceram um duelo de catarinenses pelo melhor tempo do dia. Por apenas três segundos, bateram Deni do Nascimento e Gunnar Dums (Can-Am/Bompack). Com direito a um pequeno susto.

O prólogo foi bastante rápido e liso, pegamos bastante poeira. Chegamos a escapar em uma curva, encostamos no barranco e ainda assim vencemos, destaca Idali.

A chuva marcou presença durante a passagem dos UTVs, o que complicou a vida de quem largou mais atrás.

LEIA MAIS:  Luís Oliveira vence novamente no África Eco Race

Ainda sobre quatro rodas, Lucas Moraes e Kaique Bentivoglio dominaram o dia com o Buggy Giaffone da equipe MEM. O modelo chama a atenção por contar com motor a Diesel.

A organização está de parabéns, o prólogo foi muito divertido, com subida, descida, pedra, trecho rápido. E ainda por cima, nossa equipe fez os três primeiros lugares, comemora Lucas.

O percurso

A sexta-feira no Rally Minas Brasil promete testar a versatilidade e a resistência dos competidores e do equipamento. Afinal, o trecho cronometrado de 185 quilômetros inclui subidas e descidas de serra, trechos mais rápidos, erosões, trial (regiões com pedras e obstáculos que devem ser atravessados com cuidado). De acordo com o diretor geral do evento, Fernando Bentivoglio (Rallymakers), a prova tem muitas áreas com perigo de escapada em meio as montanhas mineiras, e exigirá uma pilotagem na ponta dos dedos.

4º Rally Minas Brasil – Prólogo

Classificação

Motos1º Gabriel Soares (Honda), 3min532º Túlio Malta (Yamaha), 3min553º Bissinho Zavatti (Honda), 4min004º Adrien Metge (Yamaha), 4min015º Gabriel Bruning (Yamaha), 4min04

UTV1º André Hort / Idali Bosse (Can-Am), 3min532º Deni do Nascimento / Gunnar Dums (Can-Am), 3min573º Cristiano Batista / Robledo Nicoletti (Can-Am), 3min574º Fábio Pirondi / Marcelo Ritter (Can-Am), 3min595º Otávio Leite / Wladimir Grunenberg (Can-Am), 4min00

Carros1º Lucas Moraes / Kaíque Bentivoglio (Buggy Giaffone), 4min032º Rodrigo Aché / Luís Felipe Eckel (Ford Ranger T1), 4min063º Marcos Moraes / Fábio Pedroso (T-Rex), 4min134º Denísio Casarini / Ivo Mayer (Buggy Giaffone), 4min155º Gunter Hinkelmann / Deco Muniz (Mitsubishi L200 Triton V8), 4min29

O 4º Rally Minas Brasil é uma realização da Rallymakers com apoio da Prefeitura Municipal de Araxá, Rio Branco Combustíveis, Transmáquinas, Ghia Investimentos, Bompack, Jeep Clube Araxá, Prefeitura de Ibiá, Prefeitura de Pratinha, Prefeitura de Tapira e Prefeitura de Sacramento.

LEIA MAIS:  Adrien Metge vence primeira etapa do Sertões 2022

Supervisão: CBM, CBA, FMEMG e FMA


FONTE: LIBERDADE DE IDÉIAS – FOTO: ALEMÃO SILVA