Faltam poucos dias para a abertura do Piauí Rally Cup, rali de velocidade que será realizado em Teresina, Piauí, nos próximos dias 04 e 05 de novembro, com a participação de pilotos de UTV, quadriciclo, moto e carro 4×4. A competição está atraindo a presença de competidores de vários estados, apaixonados por velocidade e ralis estilo baja. É o caso de Melissa Matsunaga, piloto de competição de Belém, Pará, que já garantiu sua vaga na categoria UTV Turbo Start. Ela que já disputava ralis em carros 4×2, este ano resolveu entrar para a disputa nos UTVs e quer completar a prova no dia 05 de novembro, que acontecerá na na F azenda Meruoca, zona rural da capital.
A empresária do ramo de representação comercial é pura ansiedade, embora tenha apenas quatro anos competindo em ralis de velocidade, ela é habituada a esse esporte desde criança, quando já acompanhava o pai piloto de rali, Jânio Matsunaga.
Meu pai já é piloto há bastante tempo e desde criança me levava para participar de expedições, passeios e ralis. Oficialmente comecei a pilotar em 2018, em carro 4×2 preparado para competições em circuitos fechados. Corri em um modelo Gol. Aqui no Pará fazemos competições em palio, gol, carros preparados com toda segurança necessária.
No início deste ano, a família adquiriu um UTV e participou do Rally Cerapió.
Eu pilotando e meu pai navegando. E desde então venho participando de bajas e ralis no Maranhão e no Pará. E esse ano, participei da etapa Norte do Rally dos Sertões, eu pilotando e meu pai navegando, não tive uma colocação de destaque, mas foi muito divertido e conhecer pilotos mais experientes foi incrível, disse.
Melissa, que já disputou ralis importantes, como o Cerapió e Sertões, também já disputou o Rally do Sol, no Pará, e quer desbravar muito mais competições. Como em seu Estado não tem competição de UTV com frequência, ela fica de olho nos calendários do Maranhão, Ceará e Piauí. Foi assim que ela descobriu o Piauí Rally Cup. A escolha do UTV foi uma forma da família Matsunaga experimentar um outro tipo de veículo para encarar o que mais gosta de fazer, disputar e curtir provas de velocidade, onde vencem os competidores que terminarem o percurso no menor tempo.
A paraense já tem até equipe de apoio, com assessor e mecânico, a Equipe Johny Racing, de Fortaleza, Ceará. O modelo do veículo é um Can-an Maverick X3 2018 e a categoria a Turbo Start é para os pilotos iniciantes.
É um Baja em um terreno desconhecido de mais de 50 quilômetros. O objetivo, diante de competir com muita gente com mais experiência que eu, é adquirir conhecimento técnico na pilotagem, disse a jovem piloto.
As outras categorias da modalidade são a UTV Aspirado até 1000c e UTV PRO. As inscrições estão abertas no site www.agendaoffroad.com.br.
A programação do Piauí Rally Cup começa no dia 04 de novembro, sexta-feira, na concessionária Velho Monge Powersports, na Av. Raul Lopes, zona leste de Teresina, com abertura dos trabalhos de secretaria de prova, às 16 horas, e briefing, a partir das 18h20. No sábado (05), a velocidade, o ronco dos motores e as emoções acontecem na Fazenda Meruoca, na Usina COMVAP, com vistoria e parque fechado, a partir das 8 horas. A partir das 9 horas um prólogo de 03 km, a partir das 9 horas, e às 10 horas, largada da 1ª bateria para os competidores. Serão duas baterias de 53 km de percurso cada. Às 16 horas, premiação.
O Piauí Rally Cup tem patrocínio do Governo do Estado do Piauí, BF Goodrich, Velho Monge e BRP. Apoio: Grupo Olho D’Água e NUTS. A promoção é da Prime Eventos; coprodução da X-Brasil, com supervisão da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Federação de Motociclismo do Piauí – FMP e Federação de Automobilismo do Piauí. As inscrições estão abertas pelo site www.agendaoffroad.com.br.
Acesse a página no Instagram: @piauirallycup e no Youtube: Rally Piauí Cup.
Mais informações sobre o Piauí Rally Cup: (86) 86 (8809-7686 – Secretaria de Prova (86) 99988-5050
FONTE: ALDEIA COMUNICAÇÃO – FOTO: ARQUIVO PESSOAL