PRÉ SX RACE: Round 12 Glendale por Tiago Rieth Souza




Sabe-se de longe que entre Supercross e Motocross o primeiro é o que mais movimenta $$$ nas equipes, devido a maior exposição e por ser um evento mais show, logo os bons resultados no Supercross ditam as regras nas equipes.

Nem iniciamos a temporada do motocross e muitos rumores rolam sobre a troca das cadeiras, por isso vamos começar falando sobre, brevemente. 

Justin Barcia x Gasgas x Chase Sexton

Bam Bam está confortável na equipe, já demonstrou que pode pilotar por mais alguns anos, até renovou contrato por mais 2 anos, sem contar que acha que está na melhor forma da sua carreira, mas isso afeta diretamente os planos de Chase Sexton, pois rumores apontam que o mesmo procurou Roger De Coster para tentar um acordo na equipe, mas a pergunta é, o que será que está acontecendo na equipe Honda ? Será a subida de Jett para a 450 o que pode ofuscar o brilho de Sexton ? 

Ainda assim, dizem que está na mesa um contrato de extensão para mais 2 anos na equipe, ainda não confirmado, mas também tem uma oportunidade de ida do mesmo para Redbull KTM.

Muitas incertezas para o futuro de Sexton.

Cooper Web x KTM Redbull 

Parece que Cooper já demonstrou insatisfação com a máquina de 2023 e o programa de treinamento de Aldon Baker, o mesmo parece ter procurado sua antiga equipe StarRacing/Monster/Yamaha para uma possível volta se caso Eli Tomar faça sua aposentadoria o que tudo indica que vai acontecer em 2024.

Caso ele não vá para Yamaha e continue na KTM/REDBULL isso pode afetar diretamente os planos de Sexton.

Falando da categoria 250 

O primeiro rumor da categoria seria o desejo de saída de Jo Shimoda da equipe Pro Circuit para ir para equipe Honda, mesmo sendo o primeiro piloto da equipe claro que ele contou com as lesões dos companheiros.

LEIA MAIS:  Hector Assunção (classe Pró) e Leonardo Souza (AX2) são vice-campeões do Arena Cross 2021

A explicação é simples, hoje a Pro Circuit entrega um pacote de patrício completo, com moto e equipamentos de proteção, em outras equipes o piloto pode ter seus patrocínios próprios com outra bota, capacete e outras roupas, logo o salário aumenta, e faz sentindo pensando em Jo Shimoda, pois ele entrou na equipe como último piloto. Pensando nisso é válido dizer que ele deve ter o menor salário dos pilotos e ainda assim foi o que mais representou a equipe, logo o mesmo deve estar insatisfeito realmente. 

Um dos rumores mais falados nos últimos dias seria a saída do piloto e promessa Di Francesco (Team Green desde as 50cc) da equipe Pro Circuit Kawasaki para a TroyLee/GasGas, não se sabe o motivo ainda mas dizem ser financeiro mesmo. 

Lembrando que a GasGas é do grupo KTM, grupo esse que estabeleceu uma sede gigante nos Estados Unidos com as 3 marcas juntas KTM/HUSK/GASGAS e hoje figura como a equipe mais poderosa do circuito, caso não tenham visto o video do complexo do grupo KTM podem assistir nesse link: https://motomundo.com.br/video-conheca-as-novas-instalacoes-da-ktm-usa/#.ZDAQHi_5TUp

Continuando, bom parece que está bem feio a coisa para o lado da ProCircuit/Kawasaki, mas talvez tenhamos aqui um oportunidade para o Enzo na equipe ano que vem, se bem que eu vejo Enzo também com uma oportunidade na equipe Rockstar/Husk.

O último rumor da categoria seria Levi Kitchen, apesar das boas atuações do mesmo pela equipe StarRacer/Monster/Yamaha, o mesmo aparentemente recebeu uma grande proposta da equipe RedBull/KTM.

Pessoal , lembrando que isso aqui é tudo rumores que rolam nos boxes, nada concreto, nada assinado, é o que a mídia internacional vai vazando devido conversas de box.

As previsões para Glendale

Vou começar com Enzo Lopes, pessoal, acho que finalmente podemos ver Enzo no top 3 esse final de semana, por dois motivos, primeiro que ele fez a melhor corrida da carreira na última prova, veio de trás e conquistou um sólido quarto lugar, ele está muito confiante. O segundo motivo é que um dos caras com quem ele iria bater guidão lá na frente, o piloto ProCircuit Cameron Mcadoo se lesionou durante os treinos nessa semana e está fora de Glendale. Vamos torcer para nosso piloto, pois pode acontecer nesse final de semana o sonhado e inédito podium para o Brasil. 

LEIA MAIS:  VÍDEO: Conheça a pista de San Francisco, 2ª etapa do AMA Supercross

Sem muitas expectativas de mudanças para a categoria, acredito em outra vitória de Jett Lawrence, com Hampshire em segundo, esse sempre muito rápido e pode surpreender, acho que a grande disputa dessa corrida vai ficar entre Enzo Lopes x Levi Kitchen que vem em uma ótima fase. 

Na categoria 450, Eli Tomar segue como principal indicado a vitória para seguir na disputa do campeonato, com Cooper Webb em segundo em uma disputa com Chase Sexton, vale lembrar que quem vem surpreendendo e pode incomodar é Justin Barcia. O mesmo vem em uma crescente e pode nos surpreender em uma briga direta pela segunda e terceira posição. Bom qualquer desses pilotos largando bem na ponta e fazendo uma solida corrida tem velocidade suficiente para ganhar. 

No restante das posições seguem aquelas dúvidas, por muitos pilotos tem alternado as posições nas corridas, entre Anderson x Roczen x Plessinger x Cianciarulo e demais.

É isso galera, espero todos na torcida amanhã para o Enzo, um abraço a todos e Feliz Páscoa.


FONTE: Tiago Rieth Souza  – FOTO: Supercross Live