PowerHusKy Husqvarna/Itaminas é bicampeã brasileira de motocross na 50cc e conquista título inédito na 65cc

Foto: Ney Evangelista



O mineiro Pietro Fraga é Campeão na 50cc e o catarinense Lorenzo Ricken fatura o título na 65cc. E com as vitórias de Pietro Piroli (MX2JR) e de Henrique Spinassé (50cc), em Ponta Grossa, equipe garante o vice-campeonato

A PowerHusky Husqvarna /Itaminas finalizou o Campeonato Brasileiro de Motocross com dois títulos: na 50cc com o mineiro Pietro Fraga #152 e na 65cc com catarinense Lorenzo Ricken #16. Em Ponta Grossa (PR), palco da última disputa da temporada, a equipe garantiu duas vitórias, uma com Pietro Piroli #161 na MX2JR e outra com Henrique Spinassé #232 na 50cc, ambos garantiram o vice-campeonato nas respectivas categorias.

Na 50cc a equipe encerrou com chave de ouro na 50cc, após vencer todas as etapas de 2024. A invencibilidade foi protagonizada por dois grandes pilotos de apenas 9 anos que se revezavam no lugar mais alto do pódio: foram três vitórias de Pietro Fraga #152 e mais três de Henrique Spinassé #232. A última corrida (sábado 3), em Ponta Grossa (PR), terminou novamente com dobradinha, após uma belo duelo entre os companheiros de equipe acelerando a Husqvarna TC50, onde o capixaba Henrique levou a melhor e o mineiro Pietro ficou na 2º posição no pódio.

Feliz demais com esse título e foi uma boa corrida. Agora só quero comemorar. Quero agradecer minha família que sempre está comigo em todas as corridas, meus patrocinadores e à minha equipe PowerHusky porque o Maurício e o Raul (Fernandes) abriram as portas para categoria de base e me sinto honrado por fazer parte dessa equipe há dois anos, afirma o campeão Pietro Fraga, conhecido como Pepê.

O piloto de Coronel Fabriciano (MG) já havia conquistado o título por antecipação na etapa de Interlagos (SP).

Henrique Spinassé se superou, após se machucar na etapa anterior, em Interlagos (SP) e não conseguir finalizar a prova na ocasião, se recuperou e treinou para a final e conquistou a vitória.

Quis lutar até o final e consegui ganhar a corrida e estou muito feliz. Com essa vitória consegui ser vice-campeão na 50cc. Agora, que o campeonato terminou vou continuar treinando e evoluindo. E bora para 2025, conta o capixaba.

Na 65cc, com a Husqvarna TC65, Lorenzo Ricken mostrou evolução a cada prova, conquistou pódio em todas as corridas e liderou o campeonato desde a 3ª etapa.

Me preparei muito para essa final e estava com a cabeça boa. Eu sabia que se terminasse em terceiro, o título estava garantido. Daí larguei na ponta, depois o Zion me ultrapassou mas mantive o ritmo, não podia errar. E foi o que aconteceu, fiz uma boa corrida e foi campeão com a terceira posição. Muito feliz!, explica Lorenzo Ricken (Rio Fortuna/SC), que conquistou o título inédito na 65cc para a PowerHusky Husqvarna/Itaminas.

Na mesma categoria, Heitor Matos #300 garantiu o 2º lugar no pódio na 65cc, no domingo (4) e terminou o campeonato na 7ª posição. O paulista abriu a temporada vencendo as duas primeiras etapas, sofreu uma fratura no braço, passou por cirurgia e ficou quatro etapas fora e retornou às pistas em Ponta Grossa.

Não fiz uma boa largada, mas fui fazendo ultrapassagens e na última volta assumi a 2ª posição. Foi bem legal essa prova e foi muito bom voltar a acelerar no campeonato. Vou me recuperar 100% e treinar muito para o ano que vem, diz o paulistano, 11 anos, que desde 2021 defende a equipe, ano no qual foi Campeão Brasileiro e Paulista de Motocross, Campeão do Arena Cross na 50cc.

Na MX2JR, Pietro Piroli encerrou a temporada no lugar mais alto do pódio, após liderar a corrida da primeira à última volta com a Husqvarna FC250. Conhecido também como o “Rei do Holeshot” por sempre largar na frente e cruzar a primeira curva em 1º, o gaúcho de Tapejara superou uma fatura no punho e mais uma vez imprimiu um ritmo forte.

Essa vitória foi muito importante para mim. Foi fruto de muito treino e o resultado veio e estou muito feliz por isso. A pista foi muito bem legal, o fim de semana foi bom e de aprendizado e só tenho a agradecer meus patrocinadores por mais uma temporada, conta o vice-campeão brasileiro de 2024 na categoria.

Aos 15 anos, Pietro defende a equipe pela segunda temporada e, em 2023, foi campeão brasileiro na MXJR.

LEIA MAIS:  RESULTADOS: BRASILEIRO DE MOTOCROSS – 5ª Etapa – Campo Grande/MS

Já na MXJR, Vicente Nunes #22 encerrou o campeonato entre os Top10, em seu primeiro ano na categoria. O piloto de Caxias do Sul (RS) teve de ficar fora de três etapas, devido as enchentes em seu estado. Nesta última etapa, Vicente fez uma boa largada, estava na 6ª posição, depois caiu, voltou para prova e completou na 12º posição com a Husqvarna TC85.

Foi uma temporada de desafios e também não consegui fazer todas as corridas como gostaria. Agora é seguir evoluindo, treinando e que venha 2025!, diz Vicente, 12 anos.

Incentivo às categorias de base

Há quatro temporadas, a PowerHusky Husqvarna intensificou o trabalho com as categorias de base e essa aposta na nova geração de pilotos já resultou em quatro títulos somente no Campeonato Brasileiro de Motocross: bicampeonato na 50cc (Pietro Fraga e Heitor Matos), um título na 65cc (Lorenzo Ricken) e outro na MXJR (Pietro Piroli). Além do título do Arena Cross na 50cc.

A gente vem investindo sobretudo na 50cc, 65cc e 85cc. A categoria de base é o ponto inicial para formação de quem quer ser campeão um dia e estamos falando do futuro do motocross brasileiro. São pilotos muito talentosos, que absorvem conhecimento e técnicas rapidamente e todos evoluíram muito, explica Maurício Fernandes, chefe de equipe e sócio-diretor da Husqvarna no Brasil, ao lado do irmão Raul Fernandes Jr.

Nesta temporada vencemos todas as etapas na 50cc e fomos campeões e vice-campeões. Na 65cc foi um ano muito bom que terminou com nosso título inédito. Todos estão de parabéns pela determinação, evolução e a garra que mostraram para superar os desafios e sempre buscando o melhor desempenho para a construção de uma carreira sólida. Estamos no caminho certo, completa Fernandes.

Paralelamente, PowerHusky Husqvarna patrocina os principais campeonatos do país entre eles: Brasileiro de Motocross, Brasileiro de Enduro, Brasileiro de Hard Enduro e Arena Cross.

LEIA MAIS:  FOTO: Fantic Racing estreia no mundial de motocross MX2

A equipe PowerHusky Husqvarna/Itaminas conta com patrocínio da Husqvarna Brasil, Itaminas, S3 Brasil, Goldentyre Brasil, Circuit Equipment, Ride 100% e Grupo 2W Motors.

Mais informações no site da PowerHusky (clique aqui) e Instagram @ powerhuskymotorcycles e @husqvarna_motorcycles_br

– Etapa Final Campeonato Brasileiro de Motocross – Ponta Grossa/RS

50cc (três primeiros)

1 – Henrique Spinassé (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
2 – Pietro Fraga (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
3 – Vitor Brito

65cc (três primeiros)
1 – Zion Berchtold
2 – Heitor Matos (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
3 – Lorenzo Ricken (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)

MX2JR (três primeiros)
1 – Pietro Piroli (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
2 – Iñaki Abarzua
3 – Gabriel Cirino

MXJR
1 – Heverton Silveira
2 – Gui Ferreira
3 – Francesco Copetti
12 – Vicente Nunes (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)

Classificação Final Campeonato Brasileiro de Motocross 2024

50cc
Campeão – Pietro Fraga (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
Vice-Campeão – Henrique Spinassé (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)

65cc
Campeão – Lorenzo Ricken (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)
Vice-Campeão – Zion Berchtold
7 – Heitor Matos (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)

MX2JR
Campeão – Vitor Borba
Vice-Campeão – Pietro Piroli (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)

MXJR
Campeão – Caio Grosbelli
Vice-Campeão – Pablo Galdino
10 – Vicente Nunes (PowerHusky Husqvarna /Itaminas)


FONTE: MSuzuki Comunicação