Por que Ivan Jakes não morreu após ser atingido por um raio?




O piloto eslovaco, que disputa o Dakar 2017, sobreviveu por causa de uma série de fatores que estavam acontecendo na “hora exata” e no “lugar correto”.

No último dia 4 de janeiro, durante a terceira etapa do Rally Dakar 2017, Ivan Jakes (#16) nasceu de novo… O eslovaco foi atingido por um raio durante a competição, na região argentina do Salar Centenário, sofrendo convulsões e cegueira temporária, porém retornando à prova e finalizando a especial como o 15º colocado daquele dia, após ter sido submetido a exames conclusivos – sem seqüelas – num hospital de Jujuy.

Mas, por que Jakes não morreu depois de ter sido atingido por um raio? Isso se deveu a uma série de fatores que estavam acontecendo na “hora exata” e no “lugar correto”. Em primeiro lugar, o piloto não estava em movimento, mas parado sobre sua moto, que estava apoiada sobre o descanso lateral. Foi essa peça que salvou o sortudo eslovaco. Em tese, um veículo equipado com pneus de borracha nunca seria atingido por este tipo de fenômeno natural, entretanto a descarga elétrica percorreu a estrutura da moto, utilizando o descando como uma espécie de aterramento, fazendo com que o piloto levasse apenas uma pequena parte da carga elétrica.

 

Outro fator determinante para Ivan Jakes nascer de novo foi o fato de ele não estar com os pés no chão na hora do incidente, pois caso isso tivesse ocorrido, o resultado com certeza teria sido trágico. Desse modo, muito cuidado ao pilotar e, principalmente, ficar parado em local aberto durante uma tempestade, pois você pode não ter a mesma sorte do piloto da moto #16 do Dakar 2017.

LEIA MAIS:  Rodrigo Luppi/Maykel Justo abrem o Dakar em 4º e Bruno Conti/Pedro Bianchi Prata em 8º na T4

FONTE: MCB