Pilotos Honda vivem situações opostas na terceira etapa do Rally Dakar




Argentino Kevin Benavides, do Monster Energy Honda Team, chega à vice-liderança das motos, enquanto o espanhol Joan Barreda abandona a prova

O terceiro dia de disputas do Rally Dakar 2019, realizado nesta quarta-feira (dia 9), foi marcado por situações opostas no Monster Energy Honda Team. O argentino Kevin Benavides escalou a classificação, alcançando o segundo lugar da categoria para motocicletas. Já o espanhol Joan Barreda, líder nos dias precedentes, cometeu um erro de navegação e foi obrigado a abandonar a prova.

A longa terceira etapa do Dakar 2019 foi mais complicada do que o previsto. No dia de seu aniversário, Kevin Benavides presenteou-se com um terceiro lugar na etapa que o elevou à segunda posição na classificação geral. Joan Barreda abandonou, Ricky Brabec e “Nacho” Cornejo enfrentaram problemas e Paulo Gonçalves avançou.

Pouco antes de largar do acampamento de San Juan de Marcona para a terceira etapa do Dakar 2019, Kevin Benavides recebeu os parabéns pela passagem de seu 30º aniversário. Na chegada a Arequipa os parabéns foram repetidos, mas por outra razão: o excelente desempenho na etapa. Benavides lutou pela vitória durante todo o percurso mas, ao final, teve de se conformar com o terceiro lugar a meros 2’37 do vencedor. Tal performance o fez subir da oitava para a segunda colocação na classificação geral, a 11’23 do novo líder da competição, Pablo Quintanilla.

O trecho cronometrado da terceira foi formado por uma parte inicial de 264 km interrompida por uma breve ligação de dois quilômetros e o trecho conclusivo, com 65 km de extensão. A partir daí os competidores precisaram percorrer mais 461 km para alcançar o acampamento em Arequipa, cumprindo assim quase 800 km rodados no dia.

Tamanha quilometragem foi um excelente teste para o português Paulo Gonçalves, que assim colocou à prova seu físico, rodando em um bom ritmo e conseguindo a sexta colocação na etapa. Já Ricky Brabec pagou o preço de ser um dos primeiros a largar, terminando em 12º. “Nacho” Cornejo se atrasou ao necessitar consertar a corrente de sua Honda CRF450 RALLY, danificada por um choque contra pedras.

LEIA MAIS:  Ricky Brabec (Honda) abandona o Dakar após quebra do motor

Contraponto ao bom desempenho de Benavides foi o dia de Barreda, que teve que dizer adeus prematuramente ao Dakar 2019. Largando com os primeiros, enfrentou uma zona pedregosa e por causa da neblina acabou descendo um barranco de onde foi impossível sair e voltar para a rota correta.

Tudo aconteceu na altura do quilômetro 143 e menos de duas horas após o espanhol largar como líder do Dakar. O balanço da participação de Barreda no Dakar 2019 foi a vitória na primeira etapa e duas jornadas como líder da competição. Ele é o piloto em atividade que mais etapas venceu – 23 – mas o sonho de ganhar o Dakar foi mais uma vez arquivado.

Na etapa desta quinta-feira (10), os competidores enfrentarão a primeira parte de uma etapa Maratona. Serão 352 km de trecho cronometrado e um total de 511 km até a chegada ao acampamento de Moquegua, onde não será possível receber nenhuma assistência mecânica além da oferecida pelos próprios competidores.

Kevin Benavides (3º lugar na terceira etapa / 2º lugar na classificação geral das motos)  

“A etapa hoje foi muito longa e aproveitei a minha boa posição de largada para atacar. Eu me senti à vontade na moto, cometi alguns erros de navegação mas ao final o saldo foi positivo. Estou feliz por ter avançado na classificação geral e vou seguir confiante, etapa após etapa. Não foi nada ruim sair da oitava para a segunda posição no dia do meu aniversário.”

Ricky Brabec (13º lugar na terceira etapa / 7º lugar na classificação geral das motos)   

“Foi um dia difícil. Muitas dunas e muita navegação. Barreda desceu o lado errado de um barranco e eu realmente tive que passar muito devagar por ali. No quilômetro 178 havia um waypoint realmente difícil que não estava onde o roadbook indicava. Isso me fez passar uns quinze minutos caçando-o e rodei uns 30 quilômetros nessa busca. Apesar do dia ruim é preciso seguir adiante lembrando que o resto do percurso não será nada fácil.”

Paulo Gonçalves (6º lugar na terceira etapa / 9º lugar na classificação geral das motos)   

“Foi uma etapa parecida com a de ontem, com muita areia e dunas. Eu me senti à vontade e com mais confiança, consegui estabelecer um bom ritmo. Lamento apenas ter cometido um erro antes do abastecimento, o que me fez perder 10 minutos, mas o mais importante foi que terminei o dia bem. Vou dar o meu melhor na etapa Maratona.”

José Ignacio Cornejo (18º lugar na terceira etapa / 14º lugar na classificação geral das motos)   

“O tensionador da corrente se soltou e por muito tempo andei com a corrente solta sem perceber. Isso quebrou uma parte da carcaça do motor, o que resultou em um vazamento de óleo. A sorte foi ter percebido a tempo de dar um jeito na corrente e limitar a perda de óleo. Perdi tempo fazendo o conserto, mas era isso ou abandonar. Espero poder recuperar o tempo perdido nos próximos dias.”

Joan Barreda (abandono)

“Nesta terceira etapa o Dakar 2019 acabou para mim. Estava indo bem, abrindo a etapa, e quando cheguei em um trecho montanhoso havia muita neblina. Segui as indicações do GPS e do roadbook, desci um penhasco e quando percebi era impossível sair daquele lugar. Walkner e outros pilotos chegaram logo depois mas ao me verem naquela situação conseguiram frear e dar a volta. Tentei sair dali de todo jeito, mas foi impossível.”

Raul Castells – MONSTER ENERGY HONDA TEAM MANAGER

“Foi um dia complicado para nossa equipe. Joan abandonou ao mergulhar em um lugar sem saída e todos os nossos pilotos tiveram algum tipo de problema mas, mesmo assim, Kevin conseguiu terminar na terceira posição da etapa. Ricky sofreu muito por ter largado antes de todos e Nacho teve problemas mecânicos. Paulo está cada vez mais confiante, fez uma boa etapa. Agora nos resta preparar bem os próximos dias, a começar pela etapa Maratona.”

DAKAR 2019

LEIA MAIS:  VÍDEO: Ken Roczen treinando em Glen Helen

9 de janeiro de 2019 – quarta-feira

3º ETAPA – Resultado

1 DE SOULTRAIT Xavier 18 FRA Yamalube Yamaha Official Rally Team Yamaha 4h07’42
2 QUINTANILLA Pablo 6 CHI Rockstar Energy Husqvarna Factory Husqvarna +00’15
3 BENAVIDES Kevin 47 ARG Monster Energy Honda Team Honda +02’37
4 VAN BEVEREN Adrien 4 FRA Yamalube Yamaha Official Rally Team Yamaha +06’42
5 SUNDERLAND Sam 14 GBR Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +08’26
6 GONCALVES Paulo 2 POR Monster Energy Honda Team Honda +9’31
7 SVITKO Stefan 11 SLO Slovnaft Team KTM +10’50
8 MENA Oriol 7 ESP Hero Motorsports Team rally Hero +11’15
9 PRICE Toby 3 AUS Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +14’16  
10 METGE Michael 16 FRA Sherco TVS Rally Factory Sherco +14’45  
11 SANTOLINO Lorenzo 63 ESP Sherco TVS Rally Factory Sherco +14’59  
12 SHORT Andrew 29 EUA Rockstar Energy Husqvarna Factory Husqvarna +15’10  
13 BRABEC Ricky 15 EUA Monster Energy Honda Team Honda +20’01  
18 CORNEJO José 10 CHI Monster Energy Honda Team Honda +30’57

DAKAR 2019

9 de janeiro de 2019 – quarta-feira

CLASSIFICAÇÃO GERAL APÓS A 3ª ETAPA

1 QUINTANILLA Pablo 6 CHI Rockstar Energy Husqvarna Factory Husqvarna 8h34’28
2 BENAVIDES Kevin 47 ARG Monster Energy Honda Team Honda +11’23
3 SUNDERLAND Sam 14 GBR Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +12’12
4 VAN BEVEREN Adrien 4 FRA Yamalube Yamaha Official Rally Team Yamaha +13’29
5 PRICE Toby 3 AUS Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +15’17
6 DE SOULTRAIT Xavier 18 FRA Yamalube Yamaha Official Rally Team Yamaha +16’52
7 BRABEC Ricky 15 EUA Monster Energy Honda Team Honda +18’02
8 WALKNER Mathias 1 AUT Red Bull KTM Rally Factory Team KTM +21’14
9 GONCALVES Paulo 2 POR Monster Energy Honda Team Honda +25’11
10 SHORT Andrew 29 EUA Rockstar Energy Husqvarna Factory Husqvarna +29’15
14 CORNEJO José 10 CHI Monster Energy Honda Team Honda +44’49
LEIA MAIS:  Segundo lugar para a MSL Rally na sétima etapa do SARR 2022

FONTE: Mundo Press