Pilotos Honda Racing largam na frente na primeira etapa do Rally dos Sertões




Atual campeão e sete vezes vencedor do Rally dos Sertões, o piloto Jean Azevedo, da equipe Honda Racing, será o primeiro a largar entre as motos na etapa inaugural da 26ª edição da competição, que será disputada neste domingo (19) entre as cidades de Goiânia e Formosa, em Goiás. O paulista, que disputa a categoria Super Production, foi o mais rápido no prólogo realizado neste sábado (18), no Autódromo Internacional da capital goiana, seguido pelo seu companheiro de equipe Tunico Maciel, da classe Production Aberta. O gaúcho Gregorio Caselani sai em 11º neste domingo, ao passo que Júlio “Bissinho” Zavatti larga na 42ª posição.

Para Jean Azevedo, piloto que pode se isolar como o maior vencedor da competição em todas as categorias nesta edição, o prólogo realizado neste sábado serviu para “soltar a adrenalina” acumulada nestas semanas que antecederam o início da prova mais importante do calendário nacional off-road.

“Foi diferente correr no asfalto, diferente de tudo que a gente está acostumado, mas foi legal. Deu para se divertir um pouco e soltar a adrenalina, já que a gente estava na expectativa de começar a prova”, disse. “Hoje foi só uma brincadeira, amanhã que vale, amanhã que começa o Rally dos Sertões de verdade”, completou o paulista, que acelera uma CRF 450RX.

A primeira etapa do Sertões, na avaliação dos pilotos, será uma das etapas mais duras de toda a prova. Serão percorridos 686 quilômetros, sendo 315 quilômetros de trechos cronometrados. A especial terá alguns trechos rápidos, porém sinuosos, mas depois fica bastante travada, com trechos de trial e pedras. Além disso, os pilotos terão que encarar travessias de rios, estradas de piçarra e pisos pedregosos.

“Amanhã vai ser, talvez, o dia mais duro do Rally. É um dia que a gente já tem que estar bem posicionado, mas também poupar o equipamento, já que vai ser muita quebradeira”, disse o heptacampeão da competição. “Não é um dia de arriscar muito, mas é dia de fazer um bom resultado, porque dá para perder o rali já no primeiro dia”, completou.

Segundo mais rápido no prólogo realizado neste sábado, Tunico Maciel, assim como Azevedo, acelera uma Honda CRF 450RX.

“Em 2015, eu já tinha competido o prólogo do Sertões no asfalto, é divertido porque é diferente. Acho que piloto de rali tem que ser completo e estar preparado para qualquer terreno. Estou feliz, andei bem”, afirmou o mineiro, campeão da categoria Marathon do Sertões em 2015.

Maciel se diz preparado para a dura etapa que será disputada entre Goiânia e Formosa, no Estado de Goiás.

“Amanhã, etapa será disputada em um terreno que me identifico muito, que é de serra, com muita pedra. Estou acostumado a treinar em solo com muita quebradeira, buraco. Me preparei muito fisicamente”, afirmou. “Então, acho que o dia de hoje foi só para crescer o braço mas o começo mesmo vai ser amanhã.”

Completam o escrete vermelho na prova o gaúcho Gregorio Caselani, campeão em 2016 e que disputa a categoria Super Production a bordo de uma Honda CRF 450RX, e Júlio “Bissinho” Zavatti, atual tricampeão da categoria especial Brasil – CRF 230cc, destinada a pilotos que competem com a motocicleta Honda CRF 230F.

LEIA MAIS:  Shiro Brasil terá nove pilotos no grid do Rally dos Sertões

Ainda neste sábado, às 19h30, no Autódromo Internacional de Goiânia, será realizada a largada promocional da prova.

O roteiro da prova inclui 3.601 quilômetros de desafios, 2.059 deles de trechos cronometrados (especiais), e, além de Goiás, passa pelos Estados da Bahia, do Piauí e do Ceará. A competição terá fim no dia 25 de agosto, quando os competidores chegarão à Fortaleza.

A equipe Honda Racing de Rally conta com o patrocínio da Honda, Michelin, Mobil, D.I.D correntes, Edgers, BRC, Race Tech e Alex Design.

Roteiro do Rally dos Sertões 2018:

1ª Etapa – Domingo (19/08)
Goiânia (GO) – Formosa (GO)
Deslocamento Inicial – 245 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 315 km
Deslocamento Final – 126 km
Total do dia: 686 km

2ª Etapa – Segunda-feira (20/08)
Formosa (GO) – Posse (GO)
Deslocamento Inicial – 29 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 307 km
Deslocamento Final – 47 km
Total do dia: 383 km

3ª Etapa – Terça-feira (21/08)
Posse (GO) – Luís Eduardo Magalhães (BA)
Deslocamento Inicial – 24 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 255 km
Deslocamento Final – 71 km
Total do dia: 350 km

4ª Etapa – Quarta-feira (22/08)
Luís Eduardo Magalhães (BA) – Barra (BA) – ETAPA MARATONA
Deslocamento Inicial – 123km
Trecho Especial (Cronometrado) – 355 km
Deslocamento Final – 0 km
Total do dia: 478 km

5ª Etapa – Quinta-feira (23/08)
Barra (BA) – São Raimundo Nonato (PI)
Deslocamento Inicial – 0 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 401 km
Deslocamento Final – 45km
Total do dia: 446 km

6ª Etapa – Sexta-feira (24/08)
São Raimundo Nonato (PI) – Juazeiro do Norte (CE)
Deslocamento Inicial – 39 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 226 km
Deslocamento Final – 337 km
Total do dia: 602 km

LEIA MAIS:  Reinaldo Varela se sagra campeão brasileiro de Baja em São Carlos (SP)

7ª Etapa – Sábado (25/08)
Juazeiro do Norte (CE) – Fortaleza (CE)
Deslocamento Inicial – 168 km
Trecho Especial (Cronometrado) – 200 km
Deslocamento Final – 288 km
Total do dia: 656 km

TOTAL DA PROVA: 3.601 km
TOTAL DE ESPECIAIS: 2.059 k
​m


FONTE: Mundo Press – FOTO: IDÁRIO CAFÉ