Bruno Crivilin e Vinicius Calafati são destaques brasileiros nas disputas por seleções e individuais; Tradicional evento será realizado na Espanha entre os dias 14 e 19 de outubro
Bruno Crivilin e Vinicius Cafalati, da equipe Honda Racing, aceleram entre os dias 14 e 19 de outubro na 98ª edição do International Six Days Enduro (ISDE), que tem como base a cidade de Silleda, região da Galícia, Espanha. Os pilotos capixaba e paulista, respectivamente, integram a Seleção Brasileira na categoria E1 e ainda buscam medalhas nas disputas individuais. A tradicional competição do motociclismo aguarda cerca de 600 atletas de enduro vindos de 30 países de seis continentes.
A dupla da Honda Racing irá compor a Seleção Brasileira ao lado dos pilotos Patrik Capila e Joaquim Antônio Oliveira Neto, com o objetivo de superar o melhor resultado nacional – a oitava posição alcançada nos anos de 2017 e 2021. A delegação brasileira é comandada por Fernando Silvestre, chefe de equipe da Honda Racing.
Para Crivilin, que comanda a motocicleta Honda CRF 250R, esta será a sexta participação no ISDE, com direito a quatro medalhas de ouro no currículo. Dez vezes campeão brasileiro, com o título de 2024 matematicamente garantido na E1 e na Elite (geral), ele é dono de extensa experiência no Mundial de Enduro e chega à competição com motivação redobrada.
Estou confiante, temos uma Seleção muito forte. É gratificante demais poder representar o Brasil mais uma vez e levar as cores do país mundo afora. Nós nos preparamos bem, treinamos juntos e sabemos do nosso potencial. Agradeço a Honda por nos apoiar mais uma vez, resumiu.
Também com a CRF 250R, Calafati, outro que já garantiu o título brasileiro de 2024 de forma matemática, só que da classe E2, fará sua terceira participação no ISDE. Em 2021, na Itália, conquistou o ouro, façanha que espera repetir desta vez.
As expectativas são muito boas, tenho evoluído bastante ao longo do ano e estou 100% fisicamente. Feliz por estar aqui na Espanha, é um prazer vestir as cores do Brasil. Vamos fazer de tudo para sair com o melhor resultado da história, por equipe e individualmente. As especiais são rápidas e técnicas e espero me divertir nelas, declarou o piloto.
Seis dias de ação
Nos dois primeiros dias de prova, os pilotos farão duas voltas por um percurso de 125 quilômetros em torno de Santiago de Compostela, com três especiais cronometradas em cada uma: um Enduro Teste (ET) e dois Cross Testes (CT). No terceiro dia, vão completar duas vezes um circuito de 145 km, também com um Enduro Teste e dois Cross Testes em cada volta.
Vilatuxe-Lalin é o destino no quarto dia, com duas voltas por um percurso de 106 km. Também com um Enduro Teste e dois Cross Testes por volta, os arredores de Orense serão o palco do penúltimo dia – estão programadas duas voltas de 134 km cada uma.
Como é tradição, a prova em um circuito de motocross, montado ao lado do parque de apoio em Silleda, marcará o sexto e último dia para definir a classificação final do ISDE. Sobre o desempenho individual, a medalha de ouro é entregue a quem fechar participação com um tempo total no máximo 10% superior ao do vencedor da categoria. Assim sucessivamente com a prata (até 25% do tempo) e o bronze (acima de 25%).
Os pilotos da equipe Honda Racing de Enduro têm o patrocínio de Pro Honda, Honda Seguros, DID, NGK, Ogio, ASW e Kenda.
FONTE: Mundo Press