Pilotos do MOTO1000GP enfrentam circuito técnico e desafiador em Curvelo (MG)

Foto: MOTO1000GP/Grelak Comunicação



Pilotos estreantes no campeonato terão desafio extra nos dias 17 e 18 de maio

O MOTO1000GP volta ao Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), para a segunda etapa da temporada 2025, que será realizada nos dias 17 e 18 de maio. Com 4.420 metros, essa é a pista mais longa da temporada, apresentando um desafio extra aos pilotos que ingressaram no grid do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade neste ano e ainda não conhecem o circuito.

O Circuito dos Cristais tem sete curvas para a direita, 11 para a esquerda e um desnível de 31 metros, exigindo preparação física devido à sua complexidade e às condições climáticas esperadas para os dias de atividades de pista: tempo quente e seco, com altas temperaturas. A pista é de média velocidade e possui voltas longas, sendo que, na categoria GP1000, categoria mais rápida do campeonato, o melhor tempo da volta foi de 1min54s420, atual recorde estabelecido por Ramiro Gandola em 2023.

Circuito dos Cristais é a pista mais longa da temporada
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)

Além de suas características técnicas, que incluem muitas curvas, desníveis, uma reta de 840 metros e vários pontos de ultrapassagem, o circuito também é reconhecido por suas amplas áreas de escape e caixas de brita, tornando-o um dos mais seguros do país. No entanto, para os pilotos que ainda não tiveram a oportunidade de competir em Curvelo, esses elementos representam desafios.

Nesta próxima etapa em Curvelo, teremos um grande desafio junto à equipe W2V Racing. Será muito difícil, já que não conhecemos o circuito. Viemos de uma pista que também era desconhecida para mim, mas era mais curta, com curvas menos complicadas, além de ser o circuito mais rápido do país. Agora vamos para uma pista mais longa, com curvas muito técnicas, comenta Sebastián Salom, piloto da GP1000 pela equipe W2V Motorsport.

Estamos trabalhando bastante na moto, evoluímos muito desde a primeira etapa e vamos dar o nosso melhor. Acredito que temos grandes chances de brigar na frente. Estou muito animado e esperamos que seja um lindo fim de semana, sem imprevistos climáticos, como a chuva, conclui Salom.

O circuito também é novidade para Manow Martins, que compete na 1000 Evo pela equipe Pioneiro Motonil Motors.

Estou bem empolgado e entusiasmado para correr lá. Gosto muito de andar em pistas novas, isso é muito bom para a evolução técnica do piloto, já que cada pista ensina algo diferente para nós. Quanto mais pistas a gente conhece, maior é a evolução técnica, pontua o estreante na temporada.

A preparação física é contínua; como nunca andei lá, provavelmente a exigência será maior justamente por ter que construir o caminho do zero. Vamos errar mais na busca da linha correta, e os erros acabam gerando mais desgaste, tanto físico quanto do equipamento. Estamos nos preparando, estudando ao máximo a pista, o traçado, vídeos e detalhes de conforto para chegar lá com a lição de casa feita e garantir um ótimo resultado, completa.

O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.

LEIA MAIS:  Eric Granado vence e assume a liderança do SuperBike Brasil

FONTE: GRELAK COMUNICAÇÃO