Percurso de pura beleza marcou o desafio Enduro do Jenipapo




Enduro do Jenipapo teve terrenos de muita lama e água entre Teresina e Campo Maior abrindo o campeonato para motos da FMP

A 35ª Edição do Enduro do Jenipapo, que este ano ganhou a denominação de Desafio Enduro do Jenipapo, tanto por acrescentar disputas na modalidade mountain bike, quanto para celebrar a volta do mais tradicional enduro de regularidade do Piauí, devido a uma parada de dois anos devido à pandemia, foi uma prova de alto nível para a sua modalidade principal, as motos, mas também para os ciclistas. Neste domingo (20), com mais de 100 competidores inscritos, foram disputados 170 km de prova para as motos valendo pelas duas etapas de abertura do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade, e 108 km para as bikes. As provas foram homologadas pela Federação de Motociclismo do Piauí (FMP) e Federação de Ciclismo do Piauí (FCP) .

Com realização da D Mais Entretenimento, organização da Prime Eventos e Co-produção da X-Brasil, o Desafio Enduro do Jenipapo contou com grande estrutura, além de total segurança para os competidores. Teve o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que deu todo o suporte nas passagens de rodovias. A prova contou com ônbus para deslocamento dos ciclistas, ambulância com socorro médico, apoio de hidratação, carros e motos para abre e fecha-trilha, de direção de prova, além de 40 pessoas nas esquipes de direção, secretaria, resgate, cronometragem, assessoria de imprensa, imprensa e apoio.

O percurso do evento, como de costume, é escolhido com afinco, e como era de se esperar, trechos belíssimos, com riachos, campos alagados e uma paisagem verdinha em povoados, vilarejos e fazendas deram o tom do que mais os competidores de esportes off road gostam: os desafios e um pouco de dificuldade técnica para testar seus limites. No final, nenhum incidente e uma prova cem por cento tranquila, com chegada final no Restaurante Havaí Grill, à beira do lago de Campo Maior, que, diga-se de passagem, é a terra que dá nome ao desafio, pois foi lá onde aconteceu a Batalha do Jenipapo, pela independência do Piauí, em março de 1823.  Os primeiros colocados receberam troféus e medalhas.

Depois dessa parada durante a pandemia, acredito que tínhamos mais um dever de fazer um evento brilhante, técnico e com muita estrutura para os 100 competidores. A realização e organização, com supervisão das federações, trouxeram uma proposta nova, com as bikes, uma prova com roteiro novo, bem mais dinâmica. O pontapé do Piauiense de Enduro foi recebido por todos de forma muito positiva. O percurso foi desafiador, porém seguro, o que dá mais confiança aos competidores, disse o presidente da FMP, Zenardo Maia.

O Enduro do Jenipapo tem patrocínio: Governo do Estado do Piauí, por meio da SETUR-PI; apoio: The Auge Bike Shop; Strada Turismo; Águas de Teresina; Colchões Ônix; Teresina Shopping; Unimed Teresina; Audax, Azimute Fotos e V. Machado Pneus. Realização: D mais Entretenimento e Organização: Prime Eventos. Co-produção: X-Brasil. Supervisão: Federações de Motociclismo e de Ciclismo do Piauí (FMP / FCP) e Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). Clubes oficiais: Teresina Trail Club (TTC) e Teresina Bikers Club – TBC.

RESULTADO DESAFIO ENDURO DO JENIPAPO

LEIA MAIS:  Dário Júlio fica com uma mão no título do Brasileiro de Enduro de Regularidade

1ª e 2ª Etapas do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade – Motos

Categoria Graduado1º – Lenilson Viana2º – Guilherme Portela3º – Ryan Medeiros4º – Luiz Lobão Filho

Categoria Intermediário1º – Glauber Guilherme de Sousa2º – Rummenigge Costa3º – Mário Cabral4º – Rieli Meneses

Categoria Novato1º – Tiago Bezerra2º – Rennan Xavier3º – Deylon Basílio4º – Chagas Matos5º – Diogo Nogueira Nunes

Categoria Duplas1º – Aislan Lira / Lívio Alves2º – Francisco das Chagas Rdrigues / Iury Maniçoba3º – Landerson Carvalho Silva / John Allysson

RESULTADO MOUNTAIN BIKE

Categoria Elite Feminino1º – Lia Roberta2º – Patrícia Soares

Categoria Elite Masculino1º – Almir Mesquita2º – Paulo Chaves da Silva Filho3º – Kadu Aleixis

Categoria Sub-30 M1º – Henrique Ferreira Soares

Categoria Master A-1 M1º – Henrique Montiego

Categoria Master A-2 M1º – John Kennedy Justino2º – Gustavo Marinho3º – Lucivaldo Sousa

Categoria Master B-1 M1º – Vinicius Oliveira de Vasconcelos2º – Fernando da Silva Reis3º – Antônio Francisco Mesquita

Categoria Master B-2 M1º – Lindomar Ferreira dos Santos2º – Ernesto Silva3º – Marcos Heleno Caldas Melo

Categoria Master B F1º – Cristiany Silqueira Dantas2º – Leila Silvia Nascimento

Categoria Master C-1 M1º – Ivanildo Leal Guimarães2º – Carlos Jorge Nascimento

Categoria Master C-2 M1º – Edvaldo Santos Silva2º – José Sady Júnior3º – José Henrique Rocha

Categoria Master D M1º – Antonio Francisco de Oliveira2º – Luiz Pereira3º – Francisco Oliveira Marin

LEIA MAIS:  Emerson Loth é vice-campeão da histórica 30ª edição do Ibitipoca Off Road

Categoria Pesadão1º – Márcio Esmero Vieira

Categoria Cicloturismo1º – Lucas Cardoso2º – Sabrina Cajado3º – João Victor Araújo Silva

Categoria Dupla Masculina1º – Gustavo Macedo / Amaury Chaves2º – Allan Christina / Danilo Santana3º – Wilcrison Pimentel / Joel Fonseca

Categoria Dupla Mista1º – Lalesca Setúbal / Venâncio Sá Ferro2º – Sisley Rocha / David Cimbra


FONTE: ALDEIA COMUNICAÇÃO – FOTO: AZIMUTE FOTOS