O Campeonato Brasileiro de Motocross embarca novamente em Goiás, agora na cidade de Caldas Novas nos dias 20 e 21 de outubro. A penúltima etapa da competição será a entrega de títulos para algumas categorias. A competição também será válida pela 4ª etapa do Campeonato Goiano de Motocross. Esta prova marca a volta do Brasileiro a Caldas depois de quinze anos sem receber uma etapa. A última vez foi disputada em 2003.
Caldas Novas é conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo, tem sua economia baseada no turismo, com águas que brotam do chão que variam de 43º a 70º; conta com aeroporto servido pelas principais companhias aéreas e possui boa infraestrutura na rede hoteleira.
A 7ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross será disputada nas categorias 50cc, 65cc, 230, MXJR, MX2JR, MX1, MX2, MX3 e MX Elite. Disputam pela dicesão do título as categorias 50cc, 65cc e a Nacional 230. Já pelo campeonato goiano correm as categorias Estreantes, Intermediaria, 50cc, 65cc, Junior, MX2 Jr, MX1, MX2, MX3, MX4 e MXF. As categorias em comum do Goiano e do Brasileiro correrão juntas, mas com premiação, troféus e pontuação separados.
A pista construída no Setor Lagoa, no Complexo Esportivo Jeferson Aragão Júnior, possui fácil acesso a toda população de mais de 90.000 habitantes e comporta visitantes das cidades próximas, além da capital. Além da prova outras atrações deverão compor a programação dos 107 anos de emancipação da cidade, localizada a 165 km ao sul da Capital do Estado, Goiânia.
A construção da pista foi feita em terreno com aclives e declives naturais característicos desta modalidade e deverá proporcionar condições técnicas para os pilotos demonstrarem seus conhecimentos. Como habitualmente acontece nas provas do Brasileiro e do Goiano, será oferecida aos participantes uma estrutura de boxes com banheiros e sanitários, pista de 1300 metros de extensão com obstáculos que exigirão técnica e preparo físico para encarar os desafios na pista numa temperatura que pode chegar aos 40ºC na região.
A expectativa é de arquibancadas lotadas e cidade movimentada durante o final de semana, movimentando a economia local. Os visitantes vão poder vibrar com o show dos pilotos nas pistas através das manobras e disputas emocionantes. Quem for assistir e competir encontrará ainda arquibancadas cobertas, sanitários, estacionamento, praças de alimentação, exposição e venda de motos e equipamentos, dentre outras comodidades.
As inscrições para o Campeonato Brasileiro abrem dia 8 de outubro e podem ser feitas através do site da CBM. Para quem pretende competir pelo goiano as inscrições com desconto já podem ser feitas no site da FMG www.fmg.esp.br até 17/10. Na sexta-feira, 19/10, as inscrições terão acréscimo no valor. Como forma de incentivo não será cobrada inscrição dos pilotos das categorias 50cc, 65cc e MXF no Campeonato Goiano, desde que os pilotos façam suas inscrições dentro do prazo, ou seja, até 17/09. Todos os pilotos filiados a FMG-GO estão isentos de taxa de inscrição no BRMX.
O Campeonato Brasileiro de Motocross tem como patrocinadores oficiais Honda, Rinaldi, Erbs, Yamaha, IMS Racing e apoio da Uniart troféus. Tem a realização da FMG, supervisão da CBM e apoio da Prefeitura de Caldas Novas (GO).
FONTE: CBM – FOTO: CEZAR ARAÚJO