Os recordes de Marc Márquez após o 7º título mundial




Veja em estatísticas grandes feitos do piloto da moto #93 na carreira até aqui

Após a grande corrida de hoje no Japão, Marc Márquez está a caminho de se tornar o melhor piloto de todos os tempos e, com apenas 25 anos, soma sete coroas mundiais e cinco títulos da categoria principal.

Mas as marcas do piloto espanhol não ficam aí, longe disso. Vamos recordar alguns dos registros que Márquez conseguiu garantindo sua sétima coroa?

– Com 25 anos e 246 dias, Márquez é o piloto mais jovem a conquistar cinco títulos na categoria principal, superando Valentino Rossi, que em 2005 alcançou isso com a idade de 26 anos e 221 dias.

– Márquez também é o piloto mais jovem a ter sete títulos em todas as categorias, levando o recorde de Mike Hailwood, que tinha 26 anos e 140 dias quando conquistou seu sétimo título (350cc) em 1966.

– Márquez junta-se a Valentino Rossi, Mick Doohan e Giacomo Agostini como o quarto piloto que conseguiu ganhar cinco campeonatos mundiais na categoria principal.

– Márquez é um dos oito pilotos que conseguiram somar sete títulos mundiais nas três categorias em que competiu. Os outros são John Surtees (7), Phil Read (7), Carlo Ubbiali (9), Mike Hailwood (9), Valentino Rossi (9), Angel Nieto (13) e Giacomo Agostini (15).

– Márquez ganhou todos os seus títulos de MotoGP em uma Honda e, juntamente com Mick Doohan, tornou-se o piloto de maior sucesso da fabricante japonesa.

– Apenas um piloto espanhol ganhou mais títulos do que Márquez: Ángel Nieto, que o fez 13 vezes (sete na classe de 125cc e seis na de 50cc) entre 1969 e 1984.

– Márquez venceu pelo menos cinco GPs por temporada nos últimos nove anos, tanto na MotoGP como nas categorias mais baixas, sendo o único que conseguiu tal sequência.

– As cinco pole positions de Márquez neste 2018 o levaram a acumular 78 nas três categorias, estabelecendo um novo recorde na era moderna.

= Em Buriram, há duas semanas, Márquez tornou-se o mais jovem piloto a atingir 50 pole positions na MotoGP, com 25 anos e 231 dias. Lá, Márquez tirou o recorde de precocidade de Mick Doohan, que o alcançou isso em 1997 na Austrália, aos 32 anos e aos 122 dias.


FONTE: MOTORSPORT

LEIA MAIS:  Toni Bou de olho no título: "Não há espaço para erros"