O que esperar de Jeffrey Herlings em 2021?




Quando se trata da equipe Red Bull KTM Factory Racing, não há dúvida de que a saúde de seu piloto Jeffrey Herlings é de extrema importância. Depois de sua queda no circuito de Faenza, na Itália, em 2020, havia sérios temores de que sua carreira tivesse acabado. Felizmente, depois de visitar o centro médico local, descobriu-se que ele havia machucado as costas e mais nada.

Assim, com o fim do campeonato MXGP 2020, Herlings decidiu reparar uma lesão em curso no pé e entrar 2021 totalmente apto e pronto para vencer seu quinto Campeonato Mundial de Motocross, algo que apenas sete homens haviam feito na história do esporte.

Dirk Gruebel e Ruben Tureluren são duas pessoas que conhecem bem Herlings. Gruebel, o gerente da equipe Red Bull KTM Factory Racing, e Tureluren, é o mecânico de Herlings e seu grande amigo. Ambos estavam ao lado de Herlings quando ele teve aquele acidente em Faenza, e ambos estão confiantes de que ele chegará em 2021 como um piloto completamente diferente daquele que vimos em 2019 e 2020, quando ele estava com uma dolorosa lesão no pé.

Com o pé agora completamente recuperado de uma operação em 2020, a empolgação dentro do team KTM é muito voltada para uma temporada de 2021 destacada e que Gruebel está ansioso.

O pé dele parece muito melhor do que antes, disse Gruebel. A dor acabou. Muitas vezes ele parecia tenso na moto (em 2019 e 2020), como se estivesse andando em modo de proteção. Quando a sua mente não está livre porque uma parte do seu corpo dói, no caso dele a perna, fica difícil. Isso também é parte da razão pela qual ele caiu em Faenza, porque ele não tinha equilíbrio. Espero que ele consiga recuperar o equilíbrio e pilotar sem dor, porque então você verá um Jeffrey diferente. No modo de proteção, ele é um piloto muito diferente do que quando pode andar livremente. Estou muito otimista em relação a 2021 com a forma como seu corpo está agora.

Tureluren, assim como Gruebel, sente que a melhor coisa que saiu da temporada de 2020 foi o fato de Herlings ter tido tempo para consertar o pé e que agora ele pode trabalhar no inverno e chegar a 2021 mais bem preparado do que esteve desde 2018, uma temporada que ele dominou.

Ele não tem problemas com o pé agora, disse Tureluren. Estamos treinando muito desde o Natal, pedalando ou saindo de mountain bike, só sabemos que faz parte do jogo e perdemos dois anos por causa de lesões, e sabemos que é hora de começar e não enlouquecer e apenas trabalhar nessa base, para que tenhamos uma plataforma sólida para trabalhar.

E, enquanto todos nós assistimos Herlings rodar em uma situação nada confortável, e ainda ganhar alguns GPs no início de 2020 e liderar o campeonato por 60 pontos quando ele se machucou na Itália, o que podemos obter em 2021 é um desempenho semelhante a aquela temporada de 2018, quando ele dominou completamente e conquistou seu quarto título mundial.

Esse era o nosso único objetivo depois da queda em Faenza, disse Tureluren. Para melhorar aquele pé. Sabíamos que precisávamos de outra operação. Obtivemos melhorias após a operação e novamente no final de 2020 fizemos outro tratamento e os médicos aprovaram e então obtivemos mais melhorias. Muito trabalho de fisioterapia e também estamos trabalhando em estreita colaboração com o centro de desempenho atlético da Red Bull na Áustria e estamos fazendo tudo que podemos, e o pé está melhor, o que significa que Jeffrey tem uma posição melhor na moto. Precisamos chegar a todas as corridas e se isso acontecer, não vai cair no arame. Eu digo a ele, esteja em todas as corridas e não há dúvida e isso pode soar presunçoso, mas é o que eu acredito e o que digo a ele.

E assim, enquanto caminhamos para 2021, com um campeão em Tim Gajser, e um Jeffrey Herlings 100% apto, ambos indo para um quinto campeonato mundial de motocross e uma chance de se juntar a apenas um punhado de lendas com os pentacampeões, eu não sei sobre você, mas mal posso esperar pelo início da nova temporada e ver se um desses caras consegue fazer o trabalho e chegar ainda mais perto do topo da lista de campeões de todos os tempos do motocross.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Ryan Villopoto acelerando no 125 All Star Race em Washougal

Já estão entre as lendas, mas a jornada para a grandeza não acabou.