Quinze pilotos participam da competição, que acontece de 14 a 16 de fevereiro em Cascavel (PR); conheça as competidoras
O espaço das mulheres no esporte cresce a cada dia, e a motovelocidade acompanha essa transformação. Atenta a esse movimento, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM) Latin America lançou a primeira edição do Campeonato Latinoamericano Femenino Yamaha R3 BLU CRU, um marco na história do motociclismo da região. A competição faz parte da R-Series, a principal categoria de base para a formação de novos talentos no esporte.
Nesta estreia, a FIM Latin America promete um evento de alto nível, proporcionando às competidoras uma experiência completa, que une adrenalina, aprendizado e desenvolvimento técnico em um ambiente estruturado para o crescimento das atletas. Por se tratar de um campeonato que abrange toda a América Latina, toda a comunicação oficial é feita em espanhol, sendo Campeonato Latinoamericano Femenino Yamaha R3 BLU CRU o nome oficial do evento.
Com o suporte da Yamaha Racing Brasil e da Missão78, o campeonato será realizado no tradicional Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), entre os dias 14 e 16 de fevereiro de 2025. O fim de semana contará com três corridas válidas, premiando as três melhores pilotas de cada prova.
Estrutura completa para as atletas
Cada piloto inscrito terá à disposição uma Yamaha YZF-R3 preparada para competição, equipada com pneus Pirelli Diablo Superbike, além de combustível, assistência técnica e suporte mecânico durante todo o evento. O campeonato também inclui seguro contra quedas, telemetria com engenheiro especializado, ampla divulgação na mídia e transmissão ao vivo das corridas pelo canal do YouTube da Yamaha Racing Brasil.
A Pirelli está muito honrada em fazer parte do Campeonato Latinoamericano Femenino Yamaha R3 BLU CRU. Além de patrocinar o evento, faremos o fornecimento exclusivo dos pneus para todas as motos da competição. O Pirelli Diablo Superbike, já consagrado nos principais campeonatos de motovelocidade do Brasil e mundo afora, é a escolha ideal, proporcionando o equilíbrio perfeito entre performance e segurança, dois aspectos fundamentais para a Pirelli. A motovelocidade não apenas inspira gerações e promove o desenvolvimento de novos talentos, mas também é uma plataforma única que une inovação, tecnologia e paixão. Por meio dessa parceria, continuamos a construir um legado valioso, reforçando o compromisso da Pirelli com a excelência no esporte a motor, diz Rutembergue Fonseca, diretor de Marketing de Pneus de Moto da Pirelli na América Latina.
Temos muito orgulho em fazer parte da construção do Campeonato Latinoamericano Femenino Yamaha R3 BLU CRU, ampliando ainda mais nosso projeto de formação de pilotos e entusiastas do esporte a motor sobre duas rodas. As mulheres têm cada vez mais espaço no mundo das competições e a Yamaha Racing Brasil está engajada em abrir cada vez mais portas para que elas possam competir e fazer carreira no motorsport. Nos nossos campeonato de base na motovelocidade, o R-series, que formam pilotos a partir dos 9 anos de idade, e também no nosso campeonato de base no motocross, o IMS YZ125 BLU CRU América Latina, temos pilotos mulheres competindo desde muito cedo. Parabenizamos a FIM Latin America por essa iniciativa e agradecemos a todos patrocinadores e pilotos pelo engajamento nesta primeira edição. Vida longa ao Campeonato Latinoamericano Femenino Yamaha R3 BLU CRU, afirma Giovana do Vale, Gerente da Yamaha Racing Brasil.
O Campeonato Latinoamericano Femenino Yamaha R3 bLU CRU é uma oportunidade única para as mulheres que pilotam motos de competição no continente mostrarem seu talento, competirem em alto nível e fazerem parte de um momento histórico para o motociclismo feminino na América Latina.
Conheça as participantes do 1º Campeonato Latinoamericano Femenino Yamaha R3 BLU CRU:
– Mariana Zanardi Bubulla – Brasil
– Fernanda Marçon – Brasil
– Miranda La Rosa – Peru
– Isis Carreño – Chile
– Rosa Leon Enciso – Peru
– Karol Bezie – México
– Nathalia Ochoa – Paraguai
– Francisca Chirighin – Chile
– Sara Varon – Colômbia
– Virginia Guidetti – Argentina
– Astrid Madrigal – México
– Gabrielly Lewis – Brasil
– Helena Oregana – Brasil
– Andressa Rosa – Brasil
– Akyare Taygla – Brasil
FONTE: YAMAHA RACING BRASIL