Nova geração da Honda CB 1000R chega ao Brasil




Com preço de R$ 58.690,00 e motor quatro cilindros de 145 cv, essa versão se enquadra no conceito “Neo Sports Café”.

A Honda anunciou o lançamento no país da nova geração da CB 1000R, uma naked de alta cilindrada que retorna ao Brasil sob o conceito “Neo Sports Café”. O modelo mistura elementos modernos de uma esportiva com linhas retrô de uma “Café Racer”, inicialmente apresentada durante o Salão de Toquio de 2017.

Visualmente, o resultado ficou muito interessante, dando à moto uma personalidade própria que chama muito a atenção. Completa esse lindo design a iluminação da moto Full LED, com DRL (Daytime Running Light) na traseira e dianteira. Seu motor de quatro cilindros de 998 cc é originário da esportiva CBR 1000 RR, mais potente, passando dos 125 cavalos para 145,5 cv. São 199 quilos para 141,4 cv de potência: 1,4 kg/cv (cada cavalo do motor empurra 1,4 kg).

https://youtu.be/Cz9ZZcQB1dQ

No pacote tecnológico, destacam-se o acelerador eletrônico Throttle By Wire (TBW) e o controle de tração, ambos pela funcionalidade que oferecem, com quatro modos de pilotagem que possibilitam alterar o nível de potência, do freio-motor e da intervenção do controle de tração:

  • RAIN – a potência fica no nível mais baixo, o freio-motor em nível intermediário e o controle de tração em nível elevado;
  • STANDARD – a potência, o controle de tração e o freio-motor são parametrizados no nível intermediário;
  • SPORT – a potência é ajustada em nível pleno e tanto controle de tração quanto freio-motor estão no nível menos intrusivo;
  • USER – permite desligar o controle de torque ou determinar o nível de cada um dos parâmetros ao gosto do piloto.

O chassi da moto é do tipo monotrave, construído em liga de aço mais leve e tem dimensões compactas. A trave superior tem perfil quadrado e na região das pedaleiras do piloto se une a placas de alumínio, onde está fixado o eixo do monobraço da balança da suspensão traseira. Essa forma de construção do chassi determinam a inclinação da coluna de direção (rake) a 25 graus e do trail com 100 mm. Combinado com a distância entre eixos de 1.452 mm, o resultado é muita agilidade e equilíbrio, com a distribuição de peso na proporção de 49/51% entre a frente e a traseira.

LEIA MAIS:  Christian Craig fora da etapa de Arlington

A suspensão dianteira é totalmente regulável, do tipo SFF-BP (Separate Function front Fork – Big Piston) fabricada pela Showa, e abriga todas as funções de amortecimento de um lado e reserva o outro lado para molas. Essa arquitetura garante respostas mais uniformes, conforto e controle em todas as condições de pilotagem. Na traseira a balança monobraço está ligada a um conjunto mola-amortecedor Showa, totalmente regulável.

O sistema de freios é composto traz discos flutuantes de 310 mm na dianteira com cálipers radiais de quatro pistões. Na traseira há disco de 256 mm e cáliper de dois pistões e as rodas são de 17 polegadas. A Honda CB 1000R já está disponível nas concessionárias da marca pelo preço público sugerido de R$ 58.690,00, nas cores vermelho metálico e preto perolizado.


FONTE: MCB