Nova e inédita categoria de Motocross levará jovens pilotos à Superfinale YZ125 bLU cRU, no MXGP/Motocross das Nações

Foto: Yamaha Racing Brasil



O campeão da temporada 2024 fará parte do time Yamaha bLU cRU em 2025

Seguindo a estratégia vitoriosa do campeonato latino-americano de motovelocidade, o Yamaha R-Series bLU cRU, que se originou com o Yamalube R3 bLU cRU Latin America e, agora, expande-se para o campeonato Yamaha R15 bLU cRU Latin America, a Yamaha e a M78 têm o prazer de anunciar o mais novo programa de formação de jovens pilotos do motocross em solo Brasileiro, o YZ125 bLU cRU Cup.

A nova categoria terá início em 2024 com chancela da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e da FIM Latin America (Federação Internacional de Motociclismo Latino Americana).

Assim como ocorre no campeonato R3 bLU cRU, os pilotos participantes terão apoio total, desde o fornecimento da motocicleta Yamaha YZ125 pronta para corrida, incluindo pneus, combustível e suporte mecânico, ao equipamento de segurança completo para o piloto e estrutura de box.

A YZ125 bLU cRU Cup terá gate em todas as etapas do Campeonato Brasileiro de Motocross 2024 e destina-se a jovens de 11 a 16 anos, e mulheres até 17 anos, do Brasil e demais países da América Latina.

Nesta faixa etária, a YZ125 é a moto indicada para a prática de motocross. Com seu consagrado motor dois-tempos (2T), é possível que os pilotos desenvolvam ainda mais as técnicas na transição das motos pequenas para as grandes, se preparando de forma adequada para o ingresso no universo das motos de quatro-tempos (4T), como a YZ250F que pilotarão na próxima categoria (MX2Jr) de suas carreiras. A YZ125 tem suspensões de alta performance, motor que exige técnicas de aceleração e frenagem mais dinâmicas, é uma moto leve para pilotos jovens em crescimento e também um moto que permite pilotagem com performance.

LEIA MAIS:  Grande expectativa para a final do Campeonato Paranaense de Motocross 2018

PRÉ-INSCRIÇÕES

As pré-inscrições estarão abertas no site www.yamaha-racing.com.br a partir de 1º de dezembro de 2023. Serão selecionados 15 jovens pilotos para formar este gate azul! O custo para cada piloto será de R$ 30 mil para a temporada completa.

PREMIAÇÕES

Como premiação, o líder da temporada 2024 disputará a Superfinale YZ125 bLU cRU no MXGP/Motocross das Nações 2024, desde que tenha idade de 13 a 16 anos, e o campeão fará parte do time Yamaha bLU cRU para disputar a temporada 2025 do Campeonato Brasileiro de Motocross na categoria MX2Jr. Caso o piloto campeão esteja fora do range de idade de 13 a 17 anos, e mulheres de 18 anos, exigido para fazer parte da MX2Jr, a premiação será a inscrição da temporada 2025 da YZ125 bLU cRU Cup.

“Aspas”

A Yamaha YZ125 bLU cRU Cup é uma iniciativa que representa a continuidade do trabalho da Yamaha Racing Brasil na formação de jovens talentos do esporte a motor no Brasil. O campeonato Yamalube R3 bLU cRU América Latina já é um grande sucesso na formação de pilotos do Brasil para o mundo, e em 2024, iniciaremos a categoria R15 bLU cRU para jovens de 9 a 15 anos com o modelo R15, que traz uma série de inovações como chassi ultra-leve e motor com refrigeração líquida, entregando um desempenho excepcional. Gostaríamos de replicar o sucesso do programa para o motocross também, afirma Helio Ninomiya, Diretor da Yamaha Motor do Brasil.

Esse tipo de ação vem ao encontro da proposta da CBM de revelar novos talentos para os Campeonatos dentro e fora do Brasil, assim como acontece no Brasileiro de Motovelocidade através das categorias R15 e R3. Esse tipo de fomento é fundamental para a evolução da modalidade, diz Gustavo Jacob, Presidente eleito da CBM (2024).

Para FIM Latin America, todos os programas de formação de pilotos da Yamaha são um êxito e, à parte, este programa de motocross é uma oportunidade importantíssima para a transição dos pilotos que vêm da categoria 85cc e para que tenham, no futuro, uma participação em MX2 mais sólida e segura, reforça Pedro Venturo, Presidente da FIM LATIN AMERICA.


FONTE: YAMAHA RACING BRASIL

LEIA MAIS:  Honda Racing encara maratona decisiva pelo Brasileiro de Motocross em Interlagos