A nova aposta no Hard Enduro chama-se Cody Webb




Conheça a trajetória do californiano que já está entre os grandes nomes do enduro extremo; ele foi o vice-campeão do Red Bull Minas Riders.

Primeiro norte-americano a faturar um pódio no Red Bull Hare Scramble, simplesmente a prova mais difícil do Hard Enduro, Cody Webb entrou para o mundo do motorcross em 2003 e logo já se tornou um piloto de destaque depois de vencer o NATC Motorcycle Trials (Campeonato Norte-Americano de Trilhas) na classe Expert, uma antes da Pro.

Em 2006, Webb venceu sua primeira trilha Pro no Tennessee e continuou lutando pelo título nos anos seguintes, vencendo o NATC indoor em 2007 e, por fim, o outdoor em 2010. Competiu de EnduroX e participou de três edições dos X Games, onde conseguiu embolsar algumas medalhas: prata em Los Angeles duas vezes, em 2012 e 2014, e em Foz do Iguaçu, em 2013; e bronze em Los Angeles e Barcelona em 2013.

Já deu para perceber que o cara é um fora de série, certo? O ano de 2014 também foi agitado na vida de Cody Webb.

Ele venceu o campeonato do AMA EnduroCross, derrubando Taddy Blazusiak logo na primeira etapa; deixou Graham Jarvis para trás duas vezes na corrida King of the Motos, que acontece na Califórnia, e correu pela primeira vez o Red Bull Hare Scramble, estreando nas competições de enduro extremo.

Embora tenha sido sua primeira vez neste grande desafio, logo de cara o californiano deixou claro que adaptação não seria um problema na nova modalidade.

Webb participou também do Super Enduro na Finlândia em 2015, conquistando sua primeira vitória em uma superdisputada Corrida 1, após uma largada lenta e superando estrelas como Alfredo Gómez e Taddy Blazusiak.

LEIA MAIS:  VÍDEO: Melhores momentos do holandês de motocross
Erzbergrodeo 2016: primeiro pódio norte-americano
Erzbergrodeo 2016: primeiro pódio norte-americano© Sebastian Marko/Red Bull Content Pool

No Red Bull Hare Scramble de 2016, enquanto a maioria dos pilotos já estava se preparando ou viajando para a Áustria (local onde acontece a corrida), Webb estava fazendo sua prova final da faculdade de Engenharia Mecânica.

Pelo visto, aquele “ditado” do mundo de competições que diz que ‘educação é importante, mas corrida é muito mais importante’, não se aplica a Cody Webb.

“A vida no futuro é um pouco mais importante do que correr de moto. Portanto foi muito importante para mim me formar na faculdade, pois não poderei correr de moto para sempre.” 

E foi nesta edição de 2016 que Cody Webb se tornou o primeiro norte-americano a subir no pódio do Red Bull Hare Scramble, com o segundo lugar na prova (também conhecida como Erzbergrodeo).

Motocross ou escalada?
Motocross ou escalada?© Yana Stancheva/Red Bull Content Pool

Cody Webb caminha para ser um dos pilotos off-road mais completos do mundo, com dois títulos de EnduroCross norte-americanos, vitórias em várias etapas de Super Enduro e um título do norte-americano de trilhas (NATC).

Com tudo isso, nomes como Graham Jarvis, Jonny Walker, Alfredo Gómez e Wade Young já estão ligados que Webb é um rival bastante forte e sabem do que ele é capaz. Para se ter (mais) uma ideia, Webb é considerado um dos especialistas no AMA EnduroCross e nos X Games.

Em 2017, foi a vez de se dedicar um pouco mais ao Hard Enduro Series, começando pelo Red Bull Minas Riders aqui no Brasil. E o californiano chegou com tudo! Webb marcou sua estreia vencendo a primeira especial no segundo dia de prova e terminando como vice-campeão, atrás apenas de Graham Jarvis.

LEIA MAIS:  1ª Copa KTM Sacramento de Enduro FIM será neste domingo

Isso porque a prova foi encerrada antes do previsto. Muita gente imaginava que nos dias finais, que não foram realizados, Webb poderia tornar a vida de Jarvis muito mais difícil. Mas o segundo lugar ficou de ótimo tamanho.

Por falar em tamanho, está aí um dos desafios de Webb. Ele é um gigante em cima da moto (e estamos falando literalmente, ok?). Mas compensa o que poderia ser uma dificuldade extra com a pilotagem extremamente precisa que possui.

“O Minas Riders foi insano! Uma experiência e tanto! Já corri provas bem difíceis, mas aquela foi outro nível. A gente passa mais de cinco horas em um terreno cruel. Você está no topo da montanha, em umas trilhas loucas e de repente você cai no meio da floresta com caminhos superestreitos onde mal dá pra passar. Vencer uma especial logo de cara foi incrível.” Cody Webb

Veja como é "fácil" pilotar na Montanha de Ferro
Veja como é “fácil” pilotar na Montanha de Ferro© Yana Stancheva/Red Bull Content Pool

Mais recentemente, Cody Webb voltou à “Montanha de Ferro” para a edição do Red Bull Hare Scramble 2017.

Dono do terceiro lugar no pódio, Webb deu trabalho para Alfredo Gómez e Graham Jarvis – primeiro e segundo colocados respectivamente.

Parece que o jogo do enduro extremo para motos definitivamente ganhou mais um astro.


FONTE: RED BULL