Nomes vencedores nas duas rodas são atração do Rally Barretos

Foto: Virginio Cruz/PhotoAction



Pilotos com experiência vitoriosa nas motos competem agora nos UTVs em busca de bons resultados na prova válida pelo Brasileiro de Rally Baja, entre os dias 07 e 09 de julho

Motos e UTVs são os veículos que vão encarar – de 07 a 09 de julho –, os cerca de 300 quilômetros do 13º Rally Barretos, válido pelas 12ª e 13ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Baja, supervisionado pela CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo. A prova será realizada em Barretos (SP), e a novidade é que após 12 edições, a concentração do evento (parque de apoio) tem novo local: no Recinto Paulo de Lima Correa.

E é cada vez mais comum ver no grid àqueles que decidiram saltar das duas para as quatro rodas, em busca de novos desafios. Nomes vitoriosos que chegam para rivalizar com pilotos mais experientes da modalidade, que mais cresce no fora-de-estrada em todo o mundo.

Aliás, o Baja é o formato que mais aproxima a pilotagem dos dois veículos. Como não há planilha (e sim a sinalizações posicionadas ao longo do percurso), normalmente não há navegador nos UTVs e a missão de acelerar e se orientar no roteiro está nas mãos de quem está ao volante ou no guidão. Cenário ao qual os motociclistas estão mais do que acostumados.

Dois desses nomes chamam a atenção na lista de inscritos para a prova organizada pela Rallymakers, que promete levantar poeira pelos caminhos da cidade paulista. Nas motos, o gaúcho Gregorio Caselani foi bicampeão brasileiro de Rally Cross-Country (2016 e 2018); além de vencer o Sertões de 2016. Agora, o piloto de Caxias do Sul, 36 anos, se aventura nos UTVs. Com um Polaris RZR, está inscrito na categoria UTV3 e se diz cada dia mais à vontade no novo ambiente.

Essa mudança está sendo bem bacana. É um mundo totalmente novo. Mas estou me adaptando a cada prova, é uma evolução. Toda volta consigo melhorar um detalhe aqui, outro ali, explica Caselani.

No caso do Rally Barretos, as participações nas duas rodas trazem uma grande ajuda.

Competi várias vezes nas motos e gosto muito do tipo de percurso, bastante rápido. A expectativa é dar mais um passo nesse meu aprendizado nos UTVs, conclui.

Para Jean Azevedo, a presença em Barretos terá um objetivo especial. ‘Convertido’ aos UTVs desde o começo da temporada, mas como piloto, o maior vencedor do motociclismo off-road brasileiro desta vez se senta no banco da direita (navegador), para auxiliar o filho Bruno, de 16 anos, que dá seus primeiros passos nas competições. Com tamanha bagagem nacional e internacional, ele traz uma experiência que favorece o desenvolvimento do mais jovem representante de uma dinastia dos ralis.

LEIA MAIS:  Gregório Caselani é campeão do Rally Caminhos da Neve

Há ainda o caso de um ‘indeciso’. O mineiro Francine Rossi é um dos destaques entre as motos – vem de vitória na geral do Rally Cuesta (realizado em maio). Em outras competições, a exemplo da UTV CUP, ele se aventura nos UTVs, também com bons resultados. Em Barretos, no entanto, a prioridade é sua categoria de origem, em que é forte candidato ao título (motos).

O Rally Barretos será disputado em um prólogo de 20 quilômetros no sábado (08) pela manhã e duas passagens pela especial de 130 quilômetros em direção ao distrito de Ibitu: uma no próprio sábado e outra no domingo (09). As inscrições seguem abertas e podem ser feitas no http://www.rallymakers.com.br/rally-barretos-2023/.

O 13º Rally Barretos tem apoio da Prefeitura Municipal de Barretos e da Secretaria Municipal da Cultura. Supervisão: CBM e FPM

Organização: Rallymakers


FONTE: LIBERDADE DE IDÉIAS