Mundial de Trial apresentado em Viana do Castelo TrialGP de Portugal 2025

Foto: Divulgação



Ocorreu ontem a apresentação oficial da etapa portuguesa do TRIALGP 2025 a realizar nos próximos dias 11, 12 e 13 de abril na cidade de Viana do Castelo.

O momento contou com a presença do Dr. Ricardo Rego – Vereador do Desporto do Município de Viana do Castelo, Daniel Costa – Presidente do Motoclube Foz do Lima, Manuel Vieira – Presidente da Comissão de Trial FMP, Nuno Feliz – Diretor de Prova, Mariana Afonso – piloto local e ainda Paulo Marques, figura incontornável do desporto motorizado em Portugal.

Destaque para a apresentação do vídeo oficial da prova e duas mensagens deixadas por Jorge Viegas – Presidente da FIM – Federação Internacional de Motociclismo e Manuel Marinheiro – Presidente da FMP – Federação Motociclismo de Portugal.

Foto: CMVC

O vereador do Desporto, Ricardo Rego, disse esperar que Viana do Castelo seja “uma das melhores etapas deste mundial de trial” e afirmou que um dos objetivos do município ao apoiar provas desta envergadura é que os atletas do concelho “possam conviver com os seus ídolos internacionais, o que certamente permitirá sedimentar a modalidade” na cidade.

Portugal marca assim pela 15ª vez presença no calendário do Campeonato do Mundo de Trial, e a cidade de Viana do Castelo recebe, pela primeira vez, esta emocionante competição, reforçando o compromisso do país na promoção de eventos motorizados de alto nível e consolidando a região como um destino de excelência para o desporto.

Esta será a segunda etapa do calendário 2025, que conta com um total de sete, sob a égide da FIM. A organização do evento estará a cargo do Motoclube Foz do Lima, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, uma escolha que evidencia a qualidade das infraestruturas locais e a beleza natural da região, fatores determinantes para a realização desta prova.

LEIA MAIS:  Toni Bou chega a quinta vitória consecutiva

A Prova

O evento reunirá a elite do Trial mundial, com cerca de 100 participantes de 16 nacionalidades, divididos entre cinco categorias em competição: TrialGP, TrialGP Women, Trial 2, Trial 2 Women e Trial 3.

Com um cenário de rara beleza, o paddock estará localizado na zona ribeirinha da cidade, junto ao icónico Navio Hospital Gil Eannes. A partir deste ponto, os pilotos partirão em direção ao deslumbrante Monte de Santa Luzia, onde enfrentarão um percurso desafiador composto por 12 zonas – das quais 3 com obstáculos artificiais espalhadas pela cidade, que terão de cumprir por duas vezes, tanto no sábado como domingo. Ainda na sexta-feira, terão lugar as habituais verificações e vistoria às zonas.

Participação Lusa no TrialGP

A vianense Mariana Afonso será a única participante portuguesa nesta prova. Apesar de esta modalidade não ser a sua prioridade – atualmente a jovem piloto está no enduro a lutar pelo título nacional, Mariana não quer perder uma oportunidade única de competir em “casa” e na modalidade que a viu “nascer”. 

Será para mim um enorme orgulho voltar à competição a nível mundial e poder competir em casa, num mundial que temos a certeza que será memorável comentou Mariana Afonso.

Com a proximidade da vizinha Espanha – um país com uma forte tradição nesta modalidade – e a incomparável beleza da cidade, estamos confiantes de que a prova contará com uma grande afluência de público, tanto de portugueses como de “nuestros hermanos”. A realização deste evento promete ser um momento marcante no calendário desportivo nacional e internacional, projetando Viana do Castelo e Portugal como referências no panorama do desporto motorizado.


FONTE: EVO-PRESS


LEIA MAIS:  Toni Bou determinado a vingar-se de Raga pela vitória em Andorra