Mundial de Supermotocross não é reconhecido pela FIM




Após os americanos anunciarem um novo formato de competição a nível global, a FIM – FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE MOTOCICLISMO fez saber que a modalidade não será sancionada pela entidade. Rumores nos EUA diz que essa intenção de formalizar esta modalidade já vinha a mais de três anos, porém o AMA Supercross tinha a chancela da FIM com o status de campeonato mundial, e isso impedia a criação da modalidade.

Neste ano o organizador do AMA Supercross rompeu essa parceria com a FIM, e mês passado anunciou o novo campeonato.

A FIM fez o seguinte comunicado:

À luz dos desenvolvimentos recentemente anunciados no mercado, a Fédération Internationale de Motocyclisme (FIM), o órgão global do motociclismo, reafirma que o Campeonato Mundial de Supercross da FIM continua sendo a única série do campeonato mundial de supercross reconhecida e sancionada pela FIM. Embora os Campeonatos AMA Motocross e Supercross sejam campeonatos nacionais de sucesso em seus respectivos direitos, esses campeonatos domésticos não se combinam para marcar pontos para qualquer Campeonato Mundial oficial sancionado pela FIM, pois isso é totalmente contrário aos direitos exclusivos concedidos à SX Global como o exclusivo sancionado Promotor do Campeonato Mundial de Supercross da FIM. Nenhum outro campeonato mundial sancionado existe no esporte de supercross, e nenhum vencedor de qualquer outra competição será reconhecido como “campeão mundial” pela FIM.

A FIM selecionou a SX Global como seu único e exclusivo parceiro no campeonato mundial devido em grande parte à sua abordagem global inclusiva, sua profunda experiência no motociclismo e seu compromisso em criar uma experiência de supercross elevada para pilotos, equipes, fãs, marcas e parceiros de transmissão .

Reforçando a posição do órgão dirigente mundial, que é a única autoridade competente reconhecida no motociclismo pelo Comitê Olímpico Internacional, o presidente da FIM, Jorge Viegas, declarou:

  • ” SX Global é o detentor exclusivo dos direitos atuais do Campeonato Mundial de Supercross da FIM. Estou ansioso para participar da rodada de abertura do Campeonato Mundial de Supercross da FIM 2022 em outubro, que definitivamente marcará o início de uma temporada emocionante. “

O modelo da SX Global para o Campeonato Mundial de Supercross da FIM foi projetado para promover uma diversidade de pilotos, equipes e parceiros para atrair e aumentar os fãs em todo o mundo – sustentado por uma lista global de equipes e pilotos e uma abordagem inclusiva e baseada em parceria operacional e financeira. No total, mais de US$ 50 milhões foram designados especificamente para suporte de equipes e pilotos durante os primeiros cinco (5) anos do Campeonato Mundial de Supercross da FIM, garantindo um esforço bem capitalizado focado em unir todos os constituintes em busca de um campeonato global e culminando na coroação de um único e sancionado campeão mundial.

A rodada de abertura da temporada piloto do Campeonato Mundial de Supercross da FIM de 2022 está marcada para acontecer no sábado, 8 de outubro, no icônico Welsh National Stadium, o Principado Stadium em Cardiff, como preparação para um campeonato global completo em 2023.

Detalhes podem ser encontrados em https://wsxchampionship.com/

 

LEIA MAIS:  Paulo Alberto vence no português de supercross em Fafe