Na madrugada do próximo sábado (25/02) começa a temporada 2017 do Mundial de Superbike, o principal campeonato de motos produzidas em série do planeta. Apesar de não termos representantes brasileiros disputando a categoria principal, a Superbike (com motos de 1.000 cc), esta competição é muito prestigiada em nosso país, por ser uma vitrine dos modelos que já estão (ou logo estarão) sendo comercializados nas concessionárias das marcas que disputam o certame e possuem revendas no Brasil.
O Mundial de Superbike não deve ser confundido com o Mundial de Motovelocidade, também conhecido como MotoGP. No Mundial de Superbike é obrigatório para o regulamento do campeonato que modelos utilizados nas provas sejam produzidos em série (a mesma moto que você consumidor encontra nas concessionárias), enquanto que no MotoGP as motos são necessariamente protótipos, motos que não são comercializadas e servem exclusivamente à esta competição.
Neste ano, a classe Superbike recebe 21 pilotos no grid, representando sete marcas diferentes (Kawasaki, Ducati, Honda, Yamaha, Aprilia, MV Agusta e BMW), divididos em 14 equipes, com a promessa de grandes disputas e pegas incríveis. Outra característica do Mundial de Superbike é que cada etapa é disputada em duas corridas (baterias), sendo uma no sábado (primeira bateria) e outra no domingo (segunda bateria).
A novidade desta temporada fica por conta do posicionamento dos pilotos no grid para a segunda corrida (domingo): A Superpole continuará a definir as posições do grid para a Corrida 1, bem como as posições do grid para a Corrida 2 dos corredores do 10º lugar ou inferior na Corrida 1. Já a formação do grid para a Corrida 2 será decidido após os resultados da corrida de sábado. Os resultados da Superpole continuarão a definir posições iniciais para os pilotos que terminaram na 10ª posição ou abaixo, porém as primeiras filas do grid serão agora determinadas pelos resultados da corrida 1.
Desse modo, as três filas da frente serão afetadas da seguinte maneira:
- Os três melhores pilotos voltam para a terceira fila e vêem a 1ª e 3ª posições invertidas.
- Os pilotos que terminarem em 4º, 5º e 6º serão promovidos para a primeira fila.
- Os pilotos que terminaram em 7º, 8º e 9º começarão na segunda fila.
Para mais informações, um vídeo fornecerá uma explicação mais simples: Acesse aqui
No Brasil, o canal por assinatura ESPN+ transmite a temporada 2017 do Campeonato Mundial de Superbike. As corridas realizadas ao longo do ano serão exibidas de acordo com os dias e horários na grade de programação abaixo:
Transmissão na TV do Campeonato Mundial de Superbike
Primeira Etapa – Austrália/Phillip Island
Canal: ESPN+
Dia 25/02/2017 (madrugada de sábado)
*Horário: 00:55h (horário de Brasília) – Primeira corrida da categoria Superbike (Ao Vivo)
Canal: ESPN+
Dia 26/02/2017 (madrugada de domingo)
*Horário: 00:55h (horário de Brasília) – Segunda corrida da categoria Superbike (Ao Vivo)
*Horários fornecidos pela grade de programação da emissora na internet.
FONTE: MCB