Mundial de Motocross volta ao formato normal em 2022




O retorno do formato de corridas em dois dias volta em 2022

Depois de duas temporadas difíceis, o Campeonato Mundial MXGP pretende voltar ao “normal” em 2022; o promotor – Infront Motor Racing – anunciou recentemente planos para retornar ao formato tradicional quando o campeonato iniciar em Matterley Basin, Inglaterra em fevereiro próximo.

Organizado inicialmente em dois dias – com treinos e qualificação MX2 / MXGP no sábado, e baterias no domingo – o Campeonato Mundial MXGP teve que mostrar alguma flexibilidade para lidar com a pandemia Covid-19, e o formato teve que ser completamente revisado. Em 2020 e 2021, o sábado foi reservado para eventos do Campeonato Europeus e Campeonato Mundial Feminino, enquanto o domingo foi reservado para eventos do mundial.

As últimas baterias de qualificação no sábado foram disputadas no GP de Valkenswaard em março de 2020, com Arminas Jasikonis (MXGP) e Jago Geerts (MX2) vencendo neste último e conquistando o primeiro lugar no grid para as corridas de domingo. Com a chegada da pandemia na Europa e a introdução de inúmeras restrições, o formato das competições foi adaptado e os pilotos do Mundial rodavam apenas aos domingos, participando em 2 sessões de treinos (20 minutos de treinos livres + 25 minutos de treino cronometrado) antes das corridas.

A volta ao normal também vai permitir aos pilotos do Europeu e do Mundial Feminino competir em apenas uma rodada por dia, a primeira no sábado e a segunda no domingo. Essas categorias tiveram – durante duas temporadas – que disputar suas duas corridas no único dia no sábado.

Quando questionados sobre o formato, a maioria dos pilotos do Campeonato Mundial de MXGP indicou sua preferência pelo formato de um dia – menos baterias, menos fadiga e mais intensidade – mas outros, incluindo Tim Gajser, defenderam o formato original de dois dias, estipulando que um campeonato mundialmente famoso deve ser disputado em (pelo menos) dois dias. O promotor também concorda, e para o deleite de alguns, o formato de dois dias deve retornar já na próxima temporada, a menos que a Covid-19 se envolva novamente.

LEIA MAIS:  MUNDIAL DE MOTOCROSS: Jeffrey Herlings com o numeral 1