O mundial de motocross pode ter dois novos fabricantes se juntarem à lista oficial de equipes para a temporada de 2024 com a icônica marca italiana Ducati esperando se juntar ao campeonato mundial ao lado da fábrica britânica Triumph; nenhuma das quais esteve presente em um GP na era moderna.
A Ducati lançou sua nova moto off-road DesertX este ano e está trabalhando em um motor de 450cc para um projeto de motocross com o objetivo de testar um protótipo até o final de 2022. Uma possível aliança com vários fornecedores vem sendo feita a fim de ter componentes necessários para uma montagem competitiva completa.
A ambição da Ducati no mundial de motocross ainda está em fase de formação e a organização de sua estrutura de corrida está longe de ser definida: se será uma equipe de fábrica interna, uma colaboração com uma equipe já existente (no formato SBK) ou como a provisão de material e suporte técnico será feito.
Há rumores de que a Triumph está ainda mais avançada com seu programa MXGP e AMA SX/MX e está testando motos de corrida, embora não se espere que tenham presença oficial em uma série FIM ou AMA até 2024 ou até o final do calendário internacional de 2023.