Mundial de 300: Team Brasil comemora grande performance em Barcelona




Humberto “Turquinho” Maier luta por pódios, lidera Corrida 1 e finaliza em P5 e P6. Enzo Valentim soma boas experiências para próxima temporada

A penúltima rodada do Campeonato Mundial de Supersport 300 foi de tirar o fôlego do time e da torcida brasileira!

Em plena casa espanhola, atual berço da motovelocidade mundial, o Circuito de Barcelona-Catalunha recebeu os pilotos mais rápidos do mundo para sétima rodada de oito previstas, campeonato que somará ao todo 16 provas na temporada 2022.

Com sol e pista quente durante todo o fim de semana em Montmeló, cidade sede do circuito, no sábado de Superpole, apenas dois segundos separaram o primeiro melhor tempo do dia ao 22° colocado, de 31 inscritos. Entre eles, os dois brasileiros: Humberto Maier, o Turquinho #12, 16 anos de idade, que disputa sua primeira temporada completa no circuito mundial e, Enzo Valentim #39, 18 anos, atual Campeão europeu de R3, substituto pela segunda vez nessa temporada de Ton Kawakami, que se recupera de lesão.

Superpole e corridas

Na Superpole, Turquinho garantiu o 16° melhor tempo para o grid de largada para as duas provas, e Valentim que sofreu queda antes de fechar a segunda volta da Superpole ficou apenas com o 31° tempo para o grid.

Ainda no sábado, quando os pilotos disputam a primeira corrida, Humberto Turquinho partiu muito bem para escalar o pelotão principal. Ao completar a primeira volta já era o 10° colocado; na segunda volta o quinto; e ao longo de uma performance incrível chegou a assumir a liderança ao abrir a última volta em primeiro. Entretanto, na reta oposta o brasileiro perdeu quatro posições para finalizar em quinto, ficando a menos de 0.5s do vencedor e conquistar sua melhor colocação na temporada.Partindo de último, Valentim fez sua prova de recuperação finalizando em 21°, ganhando seis colocações na última volta e excelentes experiências a bordo de sua nova Yamaha YZF-R3 do AD78 Team Brasil, na competição que é considerada a mais disputada com motos de produção em série do mundo.

LEIA MAIS:  Valentino Rossi: “A melhor forma de treinar é com uma moto”

Disputada no domingo, a Corrida 2 geralmente é a mais emocionante e difícil, quando todos os pilotos tendem a melhorar suas marcas em relação a Corrida 1 (sábado) e o grupo que briga pela liderança e vitória é ainda maior. Mais uma vez, Humberto Turquinho arrancou bem para a disputa das 12 voltas, mas desta vez, só conseguindo avançar para as primeiras colocações na sétima volta, quando assumiu o quinto posto e consequentemente avançou para segundo lugar na última volta. Mas como na primeira prova novamente perdeu algumas colocações no trecho final para finalizar em sexto. Muito próximo do pódio em seu ano de estreia, Turquinho já está entre os nomes mais falados nas transmissões oficiais de WorldSBK como um dos candidatos na disputa de título em 2023. O jovem talento M78, bicampeão 2019/2020 da Yamalube R3 bLU cRU Cup South America, competição disputada no Brasil, em 14 provas até então em sua estreia no mundial já somou pontos em oito, sendo nas últimas seis provas consecutivas, e segue para última rodada da temporada 2022 em Portugal no próximo mês em busca de seu primeiro pódio no mundial.

Valentim, no domingo tentou melhorar sua marca do dia anterior, mas com altos e baixos durante a corrida finalizou em 24°, e soma mais voltas e quilômetros nesta nova competição, que tem parâmetros específicos e requer aprendizados que geralmente os pilotos vão adquirindo ao longo das provas. O piloto já tem vaga garantida no Mundial em 2023, conquistada com o título europeu nesta temporada.

A próxima rodada está marcada para os dias 08 e 09 de outubro, na famosa “montanha-russa portuguesa”, o Autódromo Internacional de Algarve, Portimão, em Portugal.

LEIA MAIS:  Circuito dos Cristais é a pista mais longa da temporada do Moto1000GP

Nas redes sociais @missao_78 é possível acompanhar todas as novidades e notícias do Team Brasil.

Resultados – Barcelona-Catalunha:

Corrida 1Humberto Maier – 5°Enzo Valentim – 21°

Corrida 2Humberto Maier – 6°Enzo Valentim – 24°

Classificação WorldSSP 300:Humberto Maier – 14°Enzo Valentim – N/C

Estou realmente feliz pelo fim de semana, toda a constância e evolução, lutei com tudo que podia, lutamos pelo pódio nas duas corridas. Vamos seguir trabalhando para Portimão para chegarmos ainda mais fortes e fechar a temporada com pódio. – Humberto Turquinho

Não foram exatamente os resultados que pretendíamos, acabei sofrendo uma queda na Superpole o que prejudicou na evolução do fim de semana. MUdei o setup da moto para o domingo, me senti mais confortável, e no contexto foram excelentes experiências, especialmente para a temporada 2023. – Enzo Valentim

Sobre o M78

O Instituto Missão78 visa o desenvolvimento da nova geração de talentos do esporte a motor no Brasil, com apoio e investimento na revelação de jovens pilotos. Sem fins lucrativos, o Instituto traz no escopo um programa completo de treinamento, ações sociais, aperfeiçoamento e profissionalização dos atletas, e proporciona um novo cenário de projeção internacional, com formação inicial no Brasil. Faça parte conosco do M78!


FONTE: VGCOM – FOTO: VGCOM – M78 – LzPhotos Media