Motorede e a Bajaj apresentam o documentário “De onde as motos nascem para onde elas vivem”

Foto: divulgação Bajaj



m dois episódios, Seku Mello, do Motorede, resume a experiência que ele e outros três influenciadores viveram durante 15 dias pilotando a Dominar 400, de Manaus a São Paulo

Para celebrar 1 ano do Dominar Rides mais desafiador já realizado no Brasil, a Motorede e a Bajaj apresentam o documentário “De onde as motos nascem para onde elas vivem”.

Em dois episódios, disponíveis no canal Motorede no Youtube, o influenciador especializado em motos, Seku Mello, narra as situações vividas por ele, Amanda Pagliari (@amanda.pagliari), Daniel D2 (@moto_riding) e Aldo Tizani (@aldotizzani) nas estradas que cruzam o Brasil. A convite da Bajaj, em maio de 2023, eles deixaram a linha de produção da marca, em Manaus (AM), pilotando a Dominar 400, com destino à cidade de São Paulo (SP).

Foto: divulgação Bajaj

A viagem percorreu o roteiro mais desafiador do País, tanto para pilotos quanto para motocicletas. Foram cerca de 4.400 km, cruzando 5 Estados, enfrentando os mais variados terrenos e condições climáticas. Um verdadeiro teste de resistência para todos.

A aventura foi parte das atividades do Dominar Rides, programa global da marca indiana, que promove passeios e viagens ao redor do mundo com os modelos da família Dominar. O objetivo é fortalecer o relacionamento com os clientes e estimular o prazer de pilotar.

Quando o Waldyr, Managing Director da Bajaj do Brasil, me ligou para fazer o convite eu topei na hora. Trazer uma Dominar 400 de onde ela é fabricada, lá no meio da floresta Amazônica, até São Paulo era uma experiência que eu queria muito viver, apesar dos desafios que eu sabia que enfrentaríamos, conta Seku Mello.

Foto: divulgação Bajaj

E os desafios realmente foram grandes. Entre os trechos mais difíceis da viagem, o grupo destaca a BR-319, mais conhecida como Rodovia Fantasma. A estrada, que cruza o Estado do Amazonas, é totalmente isolada e praticamente intransitável para muitos tipos veículos.

Ali, em vários momentos a gente empurrava a moto, mesmo acelerando. A gente acelerava e ela patinava. Ela estava dentro de lama, de argila, e não saia do lugar. Tínhamos que colocar o pé para não cair, não derrapar, mas não dava tração, batia na parede de lama, então empurrávamos e foi assim por várias horas, para percorrermos poucos metros. A Dominar 400 foi muito guerreira, aguentou o tranco sem nos deixar na mão em nenhum momento, relembra Seku.

Depois da BR-319, o grupo ainda atravessou os Estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul até entrar em São Paulo e se dirigir à capital paulista, onde foram recebidos por seus familiares e a diretoria da Bajaj em uma concessionária da marca.

Chega a emocionar lembrar o quanto foi difícil concluir estes 4.400 km com uma moto original, mas o quanto foi gratificante chegar aonde a gente precisava chegar. Queríamos muito concluir esta viagem não para dizer que concluímos, mas para satisfazer a nossa alma de motociclista e falar para nós mesmos que trouxemos uma moto de onde ela nasce para onde ela vive, conclui o influenciador.

Os dois episódios contando a história completa desse desafio estão disponíveis no canal Motorede no Youtube.

LEIA MAIS:  Kawasaki anuncia recall da Ninja ZX-10R e Ninja ZX-10R SE 2020
Foto: divulgação Bajaj

SOBRE O DOMINAR RIDES

Desde que iniciou suas operações no Brasil, a Bajaj tem se empenhado em promover experiências para seus clientes, estimulando o prazer de pilotar e contribuindo para a formação de uma comunidade de proprietários.

Em 2023, foram realizados 9 Dominar Rides no Brasil, reunindo cerca de 300 participantes, que se encontraram em uma das concessionárias Bajaj e, com o suporte de um time de profissionais de moto turismo, aproveitaram um dia agradável na estrada, conhecendo novas cidades e fazendo novos amigos.

Neste ano já foram realizados 6 passeios partindo de Florianópolis (SC), Jundiaí (SP), Rio de Janeiro (RJ), Santo André (SP) e São Paulo (SP) e estão programados outros 15 por várias regiões do Brasil. Além das opções de Bate & Volta (passeios com 1 dia de duração), estão sendo programadas também viagens de dois ou mais dias pelos principais roteiros turísticos do País. As inscrições para as atividades devem ser feitas no link a seguir: Dominar Rides.

CALENDÁRIO DE PRÓXIMOS PASSEIOS DOMINAR RIDES

DATA PARTIDA DESTINO
23/jun Bajaj Marello Santo André Joanópolis
29/jun Bajaj BH Estoril Tiradentes Bike Fest
14/jul Bajaj Rota B Jundiaí Piracicaba
21/jul Bajaj Carrera Brasília Capital Moto Week
18/ago Bajaj Autokraft Recreio Teresópolis
15/set Bajaj Marello Zona Leste Serra do Japi
06/out Bajaj Edisa Florianópolis São Bonifácio
20/out Bajaj Veg Água Branca Jaguariúna
10/nov Bajaj Rota B Jundiaí Guararema
24/nov Bajaj Carrera Brasília Pirinópolis – Museu das Motos
08/dez Bajaj Marello Santo André Serra Negra

SOBRE A DOMINAR 400

Desde que chegou às concessionárias Bajaj no Brasil, a Dominar 400 tem sido sucesso absoluto devido ao seu ótimo custo-benefício. Além do design moderno, o modelo se destaca como o mais completo de sua categoria, com itens como iluminação full-LED; protetores de mãos, de motor e de cárter; para-brisa; banco bipartido; bagageiro com suporte para baú; encosto para garupa; rodas de liga leve e freios ABS de canal duplo.

LEIA MAIS:  Honda reconhece seus melhores profissionais de Pós-Venda no Best Quality 16ª Edição

Tais equipamentos, aliados ao motor monocilíndrico, arrefecido a líquido, com 373,3 cm3 de cilindrada, que rende 40 cv de potência máxima a 8.800 rpm e 3,56 kgf.m de torque máximo a 6.500 rpm, tornam a Dominar 400 uma opção versátil, tanto para o dia a dia nas cidades, quanto para encarar longas viagens, inclusive com garupa.

No Brasil já foram comercializadas cerca de 4.516 unidades da Dominar 400, representando 66% do volume total da marca no País.

SOBRE A BAJAJ DO BRASIL

Enquanto em outros países da América do Sul a Bajaj opera por meio de importadores e distribuidores, no Brasil a marca estreou com uma subsidiária própria. A decisão estratégica está fundamentada no grande potencial do mercado brasileiro.

Nós apostamos alto no Brasil. E nós, da Bajaj, quando entramos em um país, é para nunca mais deixá-lo. Nosso compromisso com o cliente é indiscutível, afirmou Rakesh Sharma, Executive Director da Bajaj Auto Limited, em visita ao Brasil na ocasião do evento de lançamento oficial da marca no País, em dezembro de 2022.

Em agosto de 2023, a Bajaj Auto Limited anunciou a estruturação de sua primeira fábrica de motocicletas no Brasil. Localizada na cidade de Manaus (AM), a planta, que será a primeira unidade produtiva da Bajaj fora da Índia, terá capacidade para produzir 20 mil motocicletas por ano e iniciará operações em junho de 2024.

Atualmente, os 3 modelos Bajaj disponíveis no mercado brasileiro, a Dominar 160, a Dominar 200 e a Dominar 400, são montados no Polo Industrial de Manaus (AM), fruto de uma parceria estratégica com a Dafra.

Desde o início das vendas no mercado brasileiro, já foram comercializadas mais de 6.800 unidades dos modelos Bajaj e a meta para 2024 é triplicar o volume.

LEIA MAIS:  Honda XR – A moto que marcou gerações

Até o fim de 2024, a marca planeja também ao menos triplicar a sua rede de concessionárias (em comparação com o ano passado). Hoje são 17 endereços, localizados em Campinas (SP); Jundiaí (SP); Santo André (SP); São Paulo (SP), onde a marca tem 3 lojas; Sorocaba (SP); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Taguatinga (DF); Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Salvador (BA), Belém (PA), Recife (PE) e Caruaru (PE).

Já estão no cronograma dos próximos meses a abertura de novas lojas em Maceió (AL), Manaus (AM), Marabá (PA) e também outras unidades na cidade de São Paulo.

Sobre a Bajaj Auto Limited

Com mais de 40 empresas em seu portfólio e 36 mil funcionários, a Bajaj Auto Limited é uma companhia global. A marca, de origem indiana é a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo, com faturamento declarado de US$ 4,13 bilhões no último ano fiscal. Na Índia, suas fábricas, espalhadas em diversas regiões do País, alcançam a capacidade produtiva de cerca de 7 milhões de unidades por ano.

A marca é líder de vendas em cerca de 17 dos 79 mercados para os quais as motocicletas Bajaj são exportadas e possui longo histórico na produção de scooters e motocicletas de baixa/média cilindrada.

A Bajaj Auto Limited possui na Índia um moderno Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, com mais de 1.500 engenheiros dedicados ao desenvolvimento de novos produtos da marca, o que a coloca na lista internacional da Forbes como uma das 100 companhias mais inovadoras do planeta.

O padrão de qualidade global da Bajaj permite à marca estabelecer parcerias com outros grandes fabricantes mundiais. É o caso da austríaca KTM, com a qual estabeleceu seu primeiro acordo para desenvolvimento de motos de menor cilindrada em 2007, da sueca Husqvarna e da inglesa Triumph.

Além de motos, a Bajaj também é muito forte no segmento de veículos de três rodas, conhecidos mundialmente como “tuk-tuks”. No mercado indiano, a fabricante oferece também um pequeno automóvel, o Qute, bastante utilizado por taxistas no mercado exterior.

Para saber mais sobre a Bajaj, acesse:
Site: www.bajaj.com.br
Instagram: @bajajdobrasil


FONTE: ASSESSORIA