MOTOGP: O que os pilotos controlam com os botões das motos?




Além de terem que ‘domar’ a sua moto a mais de 250km/h, os pilotos de MotoGP têm que se preocupar em controlar os diversos comandos das suas motos. Um guiadão conta não só com os controlos de aceleração, freios e direção como também com vários botões para as diversas funcionalidades de desempenho da moto.

Na Ducati Desmosedici GP17, segundo o blog Mundomoto, há um total de sete botões que os pilotos terão que usar em algum momento nas corridas. Começa logo na partida, em que o botão azul activa o launch control que limita as rotações quando a moto começa a levantar-se.

No caso da Desmosedici, o botão vermelho serve para gerir o mapeamento de potência com vista à optimização do consumo de combustível e do desgaste dos pneus. Cada construtor usa, naturalmente, as suas configurações – a Suzuki, por exemplo, tem dois conjuntos de botões para o controle da potência e do mapeamento da potência.

O trava-motor, com três opções, é controlado através do botão verde do guiadão da Desmosedici, que tem ainda a sigla EB (engine brake) ou, no caso da Yamaha, a sigla BRK. Permite ajustar o comportamento da moto consoante as suas condições (pneus e quantidade de combustível) e também as da corrida.

O botão amarelo da Ducati permite ajustar a mistura de combustível entre três níveis para controlar o consumo, como indica a sua sigla (FUE – fuel). Recorde-se que o tanque das motos só pode ter até 22 litros de capacidade. A velocidade máxima permitida na via das boxes é de 60km/h e no caso da GP17 o limitador de velocidade é acionado no botão branco.

LEIA MAIS:  Ducati descarta pressão por vitória no Catar após contratar Jorge Lorenzo

Por fim há o botão preto que desliga de imediato o motor em caso de necessidade. Para evitar que seja pressionado por engano está separado dos demais botões, ao alcance do polegar direito do piloto. Mais uma vez, a cor e posição do botão varia de construtor para construtor – na Suzuki, por exemplo, é vermelho e localiza-se no punho direito.